quinta-feira, 7 de maio de 2009

PONTOS DE VISTA por JORGE MIRANDA

.





“COUTADAS” – ATÉ QUANDO?


No concelho de Oeiras existem algumas “coutadas” que, gozando de privilégios especiais, escapam à jurisdição do poder local. Funcionam, segundo regras próprias, com autonomia majestática. As suas decisões são soberanas e não estão subordinadas ao escrutínio dos órgãos de gestão local. São “ilhas” dentro do município.

Competindo à câmara organizar e gerir o território, torna-se difícil a conciliação de interesses, de maneira a conseguir um todo harmónico e coerente.

Uma dessas “coutadas” é a Administração do Porto de Lisboa.

Logo no princípio do ano, se a memória não nos engana, esta entidade divulgou a intenção de fazer construir, na zona ribeirinha de Algés, o edifício da sua nova sede. Decerto, um imóvel de grandes dimensões. Mais uma barreira ao acesso e ao desfrute do Tejo, a conspurcar a paisagem. Os órgãos autárquicos manifestaram-se contra a iniciativa e uma petição de oposição chegou a circular, sem que saibamos qual o resultado destas diligências.

Agora o mesmo organismo tem em curso o processo de concessão de um espaço vizinho, com cerca de três mil metros quadrados, para uma empresa instalar um heliporto comercial.

Pelas suas condições morfológicas e paisagísticas, o terrapleno de Algés não encontra a sua vocação em qualquer destes dois projectos. O espaço adequa-se especialmente a actividades de lazer, culturais e desportivas. Tudo o que se fizer fora desta utilização será um atentado urbanístico, destituído de bom senso e sem ter em consideração a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Já é tempo de dizer “Basta!” aos “abutres” predadores e de acabar com as “coutadas”!



Jorge Miranda

jorge.o.miranda@gmail.com

P.S. – Em http://www.petitiononline.com/heliport/petition.html circula uma petição de oposição à instalação do heliporto na zona ribeirinha de Algés.
O Oeiras Local agradece ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol a cedência do artigo, e ao Boletim Municipal Oeiras Actual o uso da foto.

5 comentários:

Francisco da Silva disse...

Obrigada pela divulgação da petição, visto ser algo que interessa a tod@s nós Oeirenses e demais que usufruem daquilo que o nosso Concelho tem de melhor.

Isabel Magalhães disse...

'Chico';

Já estava divulgada há vários dias. ;)

Isabel Magalhães disse...

Amigo Jorge Miranda;

Sobre a construção da sede da APL veja p.f. em

http://oeiraslocal.blogspot.com/2009/03/governo-adia-indefinidamente-construcao.html

Abraço

IM

Jorge Pinheiro disse...

INTEIRAMENTE DE ACORDO. NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. JÁ AGORA PONHAM LÁ O AEROPORTO!

Clotilde Moreira disse...

Atenção: não era a CMO que também queria lá fazer o World Trade Center? Quem travou isso naquela altura?
Clotilde