sexta-feira, 3 de julho de 2009

PSD quer reviravolta na Educação


Legislativas: Programa eleitoral

Manuela Ferreira Leite anunciou ontem, pela primeira vez, alguns dos compromissos que vão constar do programa eleitoral do PSD, em relação a um tema que é sensível ao actual Governo: a Educação.



Mudar os estatutos do aluno e da carreira docente, o sistema de avaliação dos professores e aliviar a carga burocrática a que estão sujeitos são algumas das promessas da líder social-democrata, caso vença as legislativas.

"Não poderemos deixar de contemplar a alteração destes quatro aspectos que estão a paralisar o sistema, estão a torná-lo inviável, desmotivador da acção dos professores", referiu Manuela Ferreira Leite, a meio de uma reunião sobre Educação no âmbito do Fórum Portugal da Verdade, promovido pelo PSD.

Contactado pelo CM, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, reagiu com cautela às palavras da líder laranja. "O PS também prometeu mudar e deu no que deu", sustentou. Para o responsável, a disponibilidade para a mudança, por si só, é positiva, mas há que conhecer em concreto as medidas que o PSD tem na manga. "Estamos em tempo de eleições e há que clarificar os contornos das mudanças que se anunciam", defendeu.

Para já, Mário Nogueira apenas respira de alívio com a certeza de que a próxima legislatura representa o fim de uma maioria absoluta que se revelou "extremamente negativa" para a Educação.

2 comentários:

AFS disse...

Também gostava de poder respirar de alívio. Mas quando a alternativa é uma ex-ministra da educação que não deixou saudades e que agora promete mudar tudo (não prometem todos sempre? Aliás, na Educação tudo muda quando muda o Governo, há sempre uma nova reforma pronta, o que por si só já é um foco de instabilidade)...

Enfim, a ver vamos; concordando que tem de haver mudanças - desfazer tudo o que de mal se fez nestes quatro penosos anos -, não tenho grande confiança que venha daí algo de efectivamente positivo... Espero estar enganado.

MMM disse...

dá que pensar!
qualquer alteração é melhor do que esta a que estamos sujeitos com imensas tarefas burocráticas