segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Amigo dos McCann denuncia lóbi poderoso da família

Este é um assunto ao qual tenho reservado a maior cautela e a que dediquei apenas dois 'posts'. Um, aquando do desaparecimento da criança a 3 de Maio, - data que não esqueço porque nesse dia e por volta da mesma hora nascia o meu primeiro neto - e, recentemente, para criticar os insultos feitos ao nosso embaixador por um pretenso jornalista de tabloide, um tal de Pars... qualquer coisa.

À data do desaparecimento ninguém ficou indiferente e tudo o que é blog, na imensa comunidade virtual chamada blogosfera, publicou a foto da criança - até cheguei a fazê-lo no blog do Japão "Topics from 192 countries" onde presto informação/divulgação turística sobre Portugal como colaboradora convidada. [Deve ser essa a razão do "Oeiras Local" ter visitantes de todo o mundo.]

Mas esta, eu não podia deixar escapar. Por isso aqui fica com os devidos créditos ao "Diário de Notícias" online.



"Não é que tenha medo dos McCann, mas todo este lóbi económico e político que rodeia o casal atemoriza verdadeiramente qualquer pessoa." As declarações são do advogado inglês de um dos amigos dos pais de Madeleine, para justificar o silêncio do seu cliente.

Presente na noite do desaparecimento da criança, é uma das sete pessoas que passavam férias com a família McCann no Ocean Club e que jantava com Kate e Gerry no restaurante do aldeamento turístico. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, o seu advogado afirma: "O meu cliente vê-se obrigado a guardar silêncio, é o que pode fazer para ajudar a investigação. E não estou a falar do sigilo a que obriga a lei portuguesa, mas das estranhas circunstâncias que rodeiam o caso."

O advogado, que assumiu o caso em Setembro, adianta que o seu cliente até agora não teve oportunidade para "dizer o que pensa sobre tudo isto" e que a polícia só o questionou sobre o facto de os McCann terem deixado os filhos sozinhos enquanto jantavam. Por isso, terá mesmo pedido à polícia portuguesa para ser ouvido novamente e "corrigir alguns detalhes e discrepâncias" que surgiram nas declarações feitas pelas nove pessoas presentes no restaurante naquela noite.

Mas a mesma fonte esclarece também: "O meu cliente deseja trazer à luz toda a verdade, não pretende acusar nem culpar ninguém, porque esse é o trabalho da polícia. E não lhe interessa quem poderá sair prejudicado.

"Assumindo uma posição crítica em relação ao desenvolvimento do caso, que afirma estar longe de ser "um caso de polícia normal", o advogado inglês chega mesmo a culpar o Governo britânico. "Entendo que o nosso governo tenha a obrigação legal de ajudar os McCann. O que não posso compreender é que eles receberam apoios que vão muito mais além do que seria normal. Essas intervenções foram prejudiciais ao meu cliente e à averiguação da verdade", disse.

6 comentários:

antonio manuel bento disse...

Tenho muita pena da menina Medi assim como de toda a sua família. Julgo que as acusações que são feitas aos pais são infundadas e só são feitas porque a nossa policia, ao invés de investigar, prefere andar por ai a passar multas aos carros e é vê-los ai aos pares na rua só a conversarem quando deviam era combater os criminosos e impor a autoridade, porque esses, os delinquentes, não são perseguidos e em vez disso andam soltos e perpetuam crimes que atentam os cidadãos e as suas familias.
Sou da opinião que a menina Medi foi raptada já que se assim não fosse o seu corpo já teria sido encontrado, uma vez que de outra forma os seus pais teriam que ter planeado tudo na perfeição o que lógicamente em tão pouco tempo seria impossivel. Depois com tanta imprensa em volta deles seria estranho conseguirem encontrar um local adequado para a ocultação do corpo da menina.
Já por duas vezes estive na Praia da Luz em solidariedade para com a família, acto que julgo nobre e seguido por muitos outros cidadãos. É muito complicado a meu ver alguém esconder um corpo naquela zona pois as ruas são estreitas e os espaços verdes que apesar de existirem não facilitam o enterro da menina. Também em volta julgo que as distâncias não facilitariam uma ocultação tão perfeita do corpo. Já ao invés a hipótese de rapto da menina parece-me mais provável, visto que com a janela virada para a rua e no piso térreo seria fácil ao raptor/criminoso, raptar a menina.
Este caso incomoda-me bastante, não só pela menina, mas também pelos pais que estão a ser vilmente acusados de uma coisa que não fizeram. Os pais da menina pagam em mão a incompetência da policia portuguesa mas também inglesa. É revoltante que os pais tenham pois que custear as buscas da menina Medi recorrendo a detectives privados - que já andam no encalço da menina com pistas promissoras - quando o dinheiro dos impostos dos contribuintes deve ser gasto em situações como esta, na busca de uma menina que sabe só Deus onde está.
Em solidariedade para com a família Macane e desejando o rápido regresso da sua menina Madi, aqui estou eu, António Manuel Bento honesto cidadão para transmitir os votos de confiança e coragem.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Unknown disse...

.

I.,

Amigos, amigos... Negócios à parte !!

.

Anónimo disse...

A senhora Isabel tem a mania que é jornalista.

Isabel Magalhães disse...

.

E o 'ilustre' anónimo no conforto cobardolas do seu anonimato tem a mania de quê?

Desampare...!

Rui Freitas disse...

Até tenho "Medi" de comentar este "brilhante" comentário do "sr-dr... blá, blá, blá"...
É que, até hoje, não fui multado pela Polícia Judiciária e ele parece que já...
Para "memória futura", ainda não me desloquei à Praia da Luz, donde não posso corroborar a "certeza" do "Sô Bento", no que concerne ao "enterro" da menina.
Senhor António Manuel Bento; quero pedir-lhe uma coisa - com toda a frontalidade: CALE-SE!
Vocelência não sabe o que se passou nessa fatídica noite... Eu também não: por isso, CALO-ME!
Vocelência arroga-se o direito e o desplante de dizer mal da POLÍCIA JUDICIÁRIA portuguesa, quando sabe (ou devia saber) que os "bobbys" ingleses, com a sua habitual arrogância, querem fazer-nos crer que a nossa PJ é incompetente?
E que fizeram esses "bobbys" neste dois casos que me atrevo a citar:
ASSASSINATO da Princesa Diana de Gales?
ASSASSINATO de um cidadão brasileiro que apenas pretendia fugir a um interrogatório e foi ABATIDO como terrorista?
CALE-SE, "Sô Bento"... DE UMA VEZ POR TODAS!

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rui Freitas;

CLAP! CLAP! CLAP!


[[]]
I.