quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O correio dos leitores



Caros Amigos do Oeiras Local

A propósito das imagens relativas ao Vale da Ribeira de Paço de Arcos, e porque na vida não há só couves e hortas (eu gostaria que as ditas tivessem sido uma metáfora e um pretexto para reflectirmos sobre a realidade do nosso Concelho), estou a enviar uma foto que fiz de uma Strelitzia reginae que decidiu desabrochar ontem, num vaso do meu jardim, nesta Primavera Outonal.

Gostaria de dedicar a imagem, se acharem curial, a um certo visitante anónimo do Oeiras Local, com a seguinte referência:


"...são flores senhor..."

Fernando Lopes




Nota:

Segundo se sabe, o nome botânico foi escolhido em homenagem à rainha Charlotte Sophia, duquesa de Mecklenburg Strelitz e esposa do rei George III, da Inglaterra.

Originária da África do Sul, é popularmente conhecida como estrelícia, rainha-do-paraíso, bico-de-tucano, flor-do-paraíso, flor-da-rainha, ave-do-paraíso ou bananeirinha-do-jardim.

Para os curiosos seguem dois sítios interessantes

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A20strelitzia.htm

http://www.plantzafrica.com/plantqrs/strelitziareginae.htm


7 comentários:

Unknown disse...

.

Um gesto deveras simpático, caro Fernando.

Abraço,

.

Isabel Magalhães disse...

Nota informativa aos leitores do O.L.

De momento estamos impossibilitados de publicar comentários e novos artigos porque o BLOGGER alterou todas as contas para contas Google.

No entanto, na nova conta, não constam os blogs registados em meu nome. Da anomalia já avisei os serviços técnicos Blogger e aguardo a resolução do assunto.

Saudações.

Isabel Magalhães

JMTeles da Silva disse...

Cara Isabel, magalhanífica senhora

Permita-me que discorde do epíteto atribuído à estação em curso. Ele é mais Outono Primaveril, se me permite.
Bebi, ávido, a água que brotou do seio dessa pérola de cultura relativa à Duquesa de Mecklenburg-Strelitz.
Saciado, assim me subscrevo e em simultâneo osculo vossas níveas e hábeis mãos.
JM
PS: ireis perdoar-me mas hoje não consegui tragar a minha dose diária de Lítio. Temo uma pequena crise, ai de mim!

Anónimo disse...

Primaveril ou primaveral. Tem razão. No português corrente é como diz. Mas se pensarmos bem, mesmo sem o novo acordo ortográfico, os tempos estão mudados (o nosso Outono corresponde à Primavera do Hemisfério autral) e como a estrelícia tem a sua Primo Vera (nascimento) no Outono, é originária da África do Sul, ...para mim pode ser outonal

Fernando Lopes

Isabel Magalhães disse...

Viva J Teles!

'Outono Primaveril' parece-me bem... afinal é mais a estação em curso e pode ser que o autor do texto por aqui passe e diga de sua justiça. :)

Crises? Credo. Cruzes!

[]
I.

Isabel Magalhães disse...

Caros Leitores;

Parece-me que a situação do Blogger está resolvida e que os comentários pendentes têm estado a entrar.

Saudações.

Isabel Magalhães

Unknown disse...

.

Prima Vera ?

Ou Tono ?

O que interessa é que não seja o princípio do fim, digo eu que gosto de dizer coisas, o que, a julgar pelo cu-verno socretino que temos, The End bem pode ser tristemente confirmado e isto tudo pode bem ser o fim do mundo...

AI DEUS NOS VALHA ! que este cu-verno é que não nos vai valer de nada pela certa !

.