sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Construção da Área Canina do Jardim das Tílias


Decorrem há várias semanas obras de reconversão do espaço denominado Jardim das Tílias na freguesia de Linda-a-Velha. Este jardim é um espaço criado pela CMO há cerca de nove anos e que dotou a freguesia de uma área de lazer com relva, bancos e uma zona cercada com parque infantil.

À época este local estava ocupado por mato, lixo, entulho, hortas, animais errantes, principalmente gatos, e os consequentes restos de alimentos que algumas 'almas caridosas' ali deixavam em vez de os depositarem no contentor público já que muitos deles nem para animais vadios serviam.

Para os que não conhecem a zona, é uma área compreendida entre o gradeamento nascente da mata do Jamor, - muito próxima da carreira de tiro - e a avenida D. Pedro V.



Sobre a obra em curso pouco se sabe além do custo, prazo previsto, - já ultrapassado - o adjudicatário e os autores, pois entendeu a CMO não disponibilizar no local, aos fregueses da vila de Linda-a-Velha, uma foto do projecto.

Entre os que são a favor e os que são contra e os que não têm opinião, deixo algumas considerações sobre a localização do WC. Entendo eu, enquanto dona de cães - registados - mas não utilizadores do espaço em causa, que este tipo de serviço prestado pela CMO tem que ser localizado onde as pessoas levam os cães e este é, sem dúvida, um espaço com larga afluência canina em que muitos usam os relvados sem estarem munidos dos respectivos sacos.


Até 2005 havia no local dois dispensadores com sacos, um a sul, na entrada pela avenida D. Pedro V, e outro a poente próximo da Rua Bernardo Santareno. Com o vandalismo decorrente em que os sacos eram usados com terra e serviam de 'arma de arremesso' a horas em que os que trabalham já dormem, deixou a CMO de fazer o habitual abastecimento. Posteriormente até os dispensadores desapareceram.

O que se questiona, - sem saber o local exacto do WC canino - é se a aparente proximidade com o parque infantil não poderia ter sido evitada. Há, um pouco mais a poente, um outro espaço relvado, mais afastado dos prédios e da zona de baloiços, que talvez pudesse ter sido considerado.


Foto parcial da zona de jardim já existente, agora alargada com mais terra como se pode ver em primeiro plano.


Em plano de fundo, à direita, as couves da 'horta num jardim público', [aqui] o que comprova não se tratar de um espaço ao abandono. A título de confidência não me sinto minimamente incomodada com o facto; lamento apenas que não estejam mais cuidadas.



Parque Infantil - zona cercada com escorregas, baloiços e balancés.


Por último, também não consta que os moradores destes apartamentos tenham sido consultados por quem de direito quanto à localização de um futuro WC canino.




2 comentários:

Anónimo disse...

Pasme-se! Custo previsto:

26.385,56 euros.

Pergunta:

Não haveria uma outra obra mais premente nessa freguesia?

Espero que a sra magalhães publique fotos aquando da conclusão da obra supra.

Melhores cumprimentos.

Um leitor.

Isabel Magalhães disse...

Caro Leitor;

"Não haveria uma outra obra mais premente nessa freguesia?"

Certamente que sim. Parques de estacionamento para os moradores, por exemplo, porque nesta zona a grande maioria dos prédios não têm estacionamento nem garagens.

Há, até, muito próximo deste jardim, um terreno de boa área, vedada, com um pré-fabricado que foi em tempos uma escola primária entretanto desactivada. Nesse pré-fabricado, funcionou / funciona (?) uma central de táxis mas daria um excelente estacionamento para umas oitenta viaturas.