quinta-feira, 8 de novembro de 2007

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA EXTRAORDINÁRIA


Mobilidade e Acessibilidades em Linda-a-Velha

Pela primeira vez na freguesia de Linda-a-Velha, teve lugar uma assembleia de freguesia extraordinária com o tema das acessibilidades e mobilidade como ordem de trabalhos.
Pela primeira vez também, houve a possibilidade de ter a presença de mais de meia centena de munícipes que decidiram participar de forma activa na referida reunião, que se realizou na passada 3ª. Feira, dia 6.11, pelas 21.00 horas no Auditório Lourdes Norberto, no Edifício Pirâmide.
O desenvolvimento dos trabalhos, começou com o período antes da ordem do dia, onde diversos membros da Assembleia, focaram em especial a implementação do estacionamento tarifado na zona envolvente ao Largo da Lagoa e Av. Carolina Michaelis. Em resposta, foi possível ao presidente da Assembleia, Joaquim dos Reis Marques, esclarecer os presentes dos termos legais em que foi aprovada tal deliberação e sua publicação em diário da república.
Neste contexto, o presidente José Barroco e, o tesoureiro Luís Boto, membro do executivo eleito pelo PS, tiveram oportunidade de esclarecer e divulgar qual a posição da Junta de Freguesia quanto a esta matéria: a gratuitidade do dístico aos residentes, a revisão da tarifação dada a reduzida rotatividade do estacionamento no local e a necessidade de implementação de zonas definidas para cargas e descargas, bem como, para estacionamento temporário, nomeadamente para melhor servir os comerciantes e respectivos clientes locais.
De seguida o Executivo realizou a apresentação de um pequeno vídeo abrangente da realidade local.
De realçar as temáticas desenvolvidas e apresentadas pelos diversos munícipes: a criação de uma nova acessibilidade à A5 e a Queijas e Carnaxide, na zona poente da freguesia, – proposta já realizada pela Liga dos Amigos de Linda-a-Velha – a necessidade de acompanhamento da urbanização do Alto do Almarjão, vulgarmente conhecido como zona da antiga Pedreira dos Húngaros e Alto dos Marinheiros, - apresentada pela munícipe Carmen Silva – e quanto ao estudo de mobilidade municipal, foi possível contar com a participação da Dra. Daniela Carvalho.
Dentro desta temática, importa realçar as intervenções realizadas no que respeita à deficiente rede e serviço de transportes, que agrava tanto mais a utilização do veículo privado como meio por excelência de deslocação.Como conclusão, importa referir que a adesão da população é sinónimo do seu interesse pelas questões locais e que estão lançadas as bases para uma discussão séria e construtiva sobre a eventual e por demais oportuna revisão do Plano Director Municipal, no que respeita nomeadamente à freguesia de Linda-a-Velha.



Executivo da JF Linda-a-Velha

[Foto Isabel Magalhães]

3 comentários:

Edmundo Afonso disse...

A/C Administração:

Tenho seguido com bastante interesse o Oeiras Local e todo o trabalho desenvolvido pela equipa que nele participa. Parabéns e continuem.
Relativamente ao post apresentado,
enquanto cidadão e municípe de Oeiras considero que, infelizmente, a questão das acessibilidades no concelho e toda a problemática urbanística são muitas vezes esquecidas no próprio planeamento urbano, área onde me insiro em termos profissionais e que considero fundamental para o bem estar de todos.
Hoje, a cidade, realidade dinâmica e onde todos nós habitamos é muitas vezes mal tratada e acções como a apresentada deverão ser "pontualmente" continuadas.
Obrigado.

Edmundo Afonso

Isabel Magalhães disse...

Caro leitor Edmundo Afonso;

Obrigada, em meu nome e no dos que me acompanham neste projecto denominado 'Oeiras Local', pelas suas palavras de apreço e incentivo.

Na freguesia onde sou eleitora, - Linda-a-Velha - a acção está em marcha e espera-se que outras freguesias a sigam.

Saudações.
IM

Anónimo disse...

Como eleitor da citada freguesia não podia faltar à assembleia extraordinária e quero deixar aqui um dado que me parece importante pois foram 84 as pessoas presentes.
Quantas freguesias se podem «gabar» de uma assembleia com mais de oito dezenas de presenças?

Viva Linda-a-Velha!