domingo, 11 de novembro de 2007

O correio dos leitores


Caros amigos do Oeiras Local

A pretexto dos espaços ainda ocupados por hortas no nosso Concelho remeto algumas fotografias que fiz recentemente.

A recolha foi feita num Domingo de manhã, apesar da data. Assim se explica o trânsito numa via normalmente tão concorrida .

As imagens começam junto às novas instalações dos Bombeiros de Paço de Arcos e acabam junto da ponte que atravessa a ribeira perto de Paço de Arcos, de onde se pode divisar o cultivo de hortas em socalcos.

Trata-se de hortas...mas não só, pelo que sugiro uma reflexão.

À vossa consideração,

Fernando Lopes











8 comentários:

Unknown disse...

.

Bom post.
Uma excelente contribuição do Fernando Lopes.

PARABÉNS !

.

Provedor de Oeiras disse...

Boa noite a todos,

Quando o espaço público é negligenciado e deixado ao abandono não é de surpreender que surjam neles situações caricatas. Pessoalmente não tenho absolutamente nada contra as “hortinhas” mas parece-me a mim que aquele não será o sitio mais adequado. Trata-se de uma área de domínio público que deveria ser tratada paisagísticamente para que toda aquela zona se torne mais aprazível a todos os que lá vivem. Mas para mim caricato mesmo são as hortas que existem em muitos dos taludes do IC19, mais precisamente na zona da Amadora.

Atentamente,

O Provedor de Oeiras

Anónimo disse...

o que é que isto interessa?

Isabel Magalhães disse...

Caro Fernando Lopes;

Obrigada por mais este contributo que publiquei com o maior empenho.

Saudações.
IM

Anónimo disse...

Caro leitor Fernando Lopes;

Gostei muito do seu contributo.

Lamento é que haja uns quantos que sem contribuirem com algo de válido aqui venham deixar a pobreza que lhes habita as tristes cabeças.

Contamos consigo.

Anónimo disse...

Sou leitor "de vez em quando", no entanto já verifiquei que há por aí um 'grupo' apostado em criticar o que de bom se faz por cá.
Essas tristes almas não terão mais o que fazer?

Rui Freitas disse...

Caro "provedor de oeiras",
As hortas ao longo da Ribeira de Porto Salvo (e não de Paço de Arcos, como refere o autor - confirmar, aqui: http://www.cm-oeiras.pt/default.aspx?Conteudo=Conteudo/Conteudo.ascx&idObj=164&idCls=55&Menu=mn_55,mn_55_results,mn_5) já existem há larguíssimos anos. O que me choca, são as "hortas imobiliárias" que agora se "plantaram" nesse local.

Anónimo disse...

Caro amigo (permita) Rui Freitas

Tem razão. O mapa da Freguesia de paço de Arcos fala de Ribeira de Porto Salvo. Como convém, até porque a foz do Rio ou Ribeira de Paço de Arcos - termos usuais até ao Séc. XX - (Cartografia de Oeiras, Quatro Séculos de Representação do Território do Séc. XVI ao Século XX), Coordenação de Joaquim Boiça, Edição da CMO de 2003)acabou "encanada".
No tempo em que a urbe estava contida (na malha urbana), mesmo que simples lugar ou povoação, ela dava o nome à Ribeira que por ali passava. É assim que em determinadas cartas se fala de Ribeira de Laveiras ou Barcarena; do Rio de Oeiras ou Ribeira da Laje, da Ribeira da Cruz Quebrada ou do Jamor.
Quanto à questão de fundo...não podia estar mais de acordo consigo.

Fernando Lopes