quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O correio dos leitores

Li no Oeiras Local sobre as passadeiras e a sua não segurança. Já abordei este assunto (sem êxito). Junto umas palavras que foram publicadas pelo jornal Público em 11-12-2003 ilustrada com uma foto e mais tarde em 22.11.2005 no Jornal de Oeiras actualizada com a minha intervenção junto da Junta de Freguesia.

Se servir para alguma coisa, disponha como lhe aprouver.


Publicado em 11/12/2003 pelo Jornal Público

PASSADEIRAS PARA PEÕES

Existem passadeiras para peões sinalizadas de várias maneiras: riscas brancas largas chamadas de “zebras”, que dão prioridade ao peão; semáforos e no asfalto duas riscas brancas delimitando o espaço que dará segurança ao peão durante o sinal verde. Mas existem também zebras junto a semáforos que muitos peões pensam que lhe dá prioridade e arriscam-se a levar com um carro que tem para ele informação de poder avançar (semáforo verde) e ainda há dois riscos brancos no asfalto sem semáforo para peões.

Em que ficamos? De quem é a responsabilidade de mandar pintar as passadeiras para peões? Porque não existem apenas dois critérios: zebras e semáforos sem uns misturados uns com os outros?

E ainda existem passadeiras colocadas em curvas que peão e automobilista não se vêem, não dando um mínimo de segurança nem a peões nem a condutores. Lanço um apelo a quem manda nestas coisas: Parar, reflectir e actuar já, para bem da segurança de todos.

Maria Clotilde Moreira
Algés

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Publicado no Jornal de Oeiras em 22/11/2005

PASSADEIRAS PARA PEÕES

Existem passadeiras para peões sinalizadas de várias maneiras: riscas brancas largas chamadas de “zebras”, que dão prioridade ao peão; semáforos e no asfalto duas riscas brancas delimitando o espaço que dará segurança ao peão durante o sinal verde. Mas existem também “zebras” junto a semáforos que muitos peões pensam que lhe dá prioridade e arriscam-se a levar com um carro o qual dispõe de verde, portanto de informação que pode avançar e ainda há dois riscos brancos no asfalto sem semáforo para peões.

Em que ficamos? De quem é a responsabilidade de mandar pintar as passadeiras para peões? Porque não existem apenas dois critérios: zebras e semáforos sem uns misturados uns com os outros?

E ainda existem passadeiras colocadas em curvas que peão e automobilista não se vêem, não dando um mínimo de segurança nem a peões nem a condutores.

Aqui em Algés já coloquei o assunto à Junta de Freguesia que me informou que só tem autorização para avivar as já existentes, não podendo alterar a sua colocação. E assim continuamos com deficiente colocação e sinalização no asfalto e falta de novas passadeiras noutros locais.

Lanço um apelo ao Município de Oeiras e a quem tem autoridade para decidir nestas coisas: Parar - Reflectir - e Actuar já e correctamente, para bem da segurança de todos.
Maria Clotilde Moreira

Sem comentários: