segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dia Mundial da Sida


"Portugal está entre os quatro países europeus onde a taxa de novas infecções por HIV quase duplicou entre 2000 e 2007, segundo um relatório da EU e da ONU". in JN

Esconde-se o problema, reduz-se a zero a prevenção e o combate à Infecção, porém anuncia-se com pompa e circunstância que os testes serão gratuitos no SNS.

Srª. ministra essa medida já existia em Portugal, havendo até Centros de rastreio anónimo espalhados pelo país, pelo que não disse nada de novo.

Agora, o que se desejava era que VEXA anunciasse humildemente, que todos somos poucos para combater a Infecção por VIH, e como tal, devia financiar um programa de prevenção, transversal a todos os ministérios e envolvendo a sociedade civil. ( bastava para isso transferir as verbas gastas pelo seu governo em propaganda). Mas, o Governo de que faz parte, não sabe o que é prevenção, e só reconhece mesmo a propaganda governamental, esquecendo-se que essa, não educa as pessoas a não ter comportamentos de riscos.

É aterrador perceber que Portugal está entre os quatro países europeus com mais novos casos de infecção devido à falta de acções de prevenção.

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

'Tiazoca';

Muito bom o seu artigo. Para ler e reflectir...

Saúde - Há pouco mais de uma semana o sr Primeiro Ministro disse ao país que os portugueses mostram estar satisfeitos com a nova política de saúde.

Poucos dias depois a sic transmitia um programa sobre o elevadíssimo número de cidadãos que não têm médico de família.

Na minha vila, com pouco mais de 20.000 cidadãos eleitores mais de 8.000 não têm médico de família.

Os telejornais fazem assíduas reportagens sobre as listas de espera para cirurgias, horas de espera para atendimento nas Urgências dos Hospitais públicos.

Também é do conhecimento geral que os utentes do SNS que procuram unidades privadas que têm acordos com o estado não têm o mesmo tratamento que os doentes de sistemas privados.

De que país falaria o sr Primeiro Ministro?

meninaidalina disse...

Ora, o sr. Sousa há muito que vive num Paìs imaginado que só existe na sua cabeça. No caso da Infecção VIH, pois em bom rigor os diferentes governos nada fazem, nada sabem, nada ouvem. Prevenção nem é bom falar .

Mas, é uma excelente ideia o dinheiro gasto em propaganda pelo governo ser aplicado de forma útil e para bem do cidadão em geral.

Esta política da avestruz pode hipotecar o futuro das próximas gerações.
É triste, que em Portugal as formas de transmissão estejam ainda hoje, tão mal divulgadas e que os comportamentos de risco sejam uma constante .