sábado, 13 de dezembro de 2008

"Crisis? What crisis?"

Da caixa de comentários (aqui)


Oeiras disse...

Ou como diriam os Supertramp:

"Crisis? What crisis?"

A palavra "crise" já é em si mesma um "fait divers" usado por toda a gente para se desculpar das dificuldades que ainda não têm mas acham que virão a ter.

São os particulares a dizer que não investem e não compram nada porque "a crise vem aí", são os governos a inventar mais impostos para "fazer face à crise que vem aí"... é extraordinário.

Começo a acreditar naquele livro "O Segredo": só quando tivermos pensamentos positivos nos começarão a acontecer coisas boas.

Já agora, alguém me explica porque é que empresas que continuam a ter centenas de milhões de euros de lucro (embora menos lucro que nos anos anteriores) dizem que têm que despedir trabalhadores? Eu percebi mal ou essas empresas continuam a dar lucros das arábias? Os seus accionistas não poderiam ficar um ano sem ganhar tantos milhões e manter os postos de trabalho de quem lhos dá a ganhar?

4 comentários:

Clotilde Moreira disse...

As empresas que têm lucros e os seus accionistas não sabem - nunca ninguém as obrigou a saber - que têm uma função social: se têm lucros foi com o esforço de todos. Os ricos a abrir um negócio e os trabalhadores a trabalharem e quanto mais trabalhadores tiverem ordenado ao fim do mês mais poderão comprar os produtos que as empresas colocam no mercado.
Clotilde

Anónimo disse...

Arrisco já uma opinião: Ora, o objectivo é ganhar dinheiro é por isso que se chama exploração da mão de obra .

E isso da responsabilidade social das empresas não passa de um band-aid para enganar incautos .

Lembrem-se ensinaram os operários a ler porque precisavam senão ainda hoje era tudo analfabeto. O Sousa precisa de mão de obra a saber lidar com computadores, dá-lhes Magalhães . Mas não convém sair dos carris ... devem manter sempre a dignidade da subserviência. (dizem eles)

Isabel Magalhães disse...

Um número considerável de empresários desconhece a 'Histórial Social do Trabalho'.

José Leite disse...

a pergunta é pertinente! que responda quem souber!