terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Unidade Residencial da Outurela


Tem sido notícia o Centro de Dia / Unidade Residencial Assistida da Outurela. Este edifício de linhas modernas tem no seu piso 0 o Centro de Dia, o 1º piso está preparado para residência de cidadãos dependentes e nos pisos superiores os apartamentos estão destinados para aluguer a idosos não dependentes. Visitei este edifício em 14 de Novembro quando do Seminário "A Casa e a Habitação".

Por dentro encontramos uma construção arejada de 4 pisos, servida por elevador e por escadas amplas. A ligação dos vários apartamentos é feita por corredores tipo “varandas”.

Porém, embora bonito à primeira vista, certos aspectos pareceram-me desconfortáveis e que, penso, a utilização pode vir a confirmar e a corrigir noutras edificações que dizem estar em projecto. A sala do Centro de Dia está voltada a Norte – naquele dia havia sol mas ali não entrava, e aquela arquitectura arejada tornava fria aquela tarde.

Como será em dias de frio verdadeiro que se estão a aproximar? Haverá algum sistema de aquecimento? A cozinha pareceu-me que devia estar a Norte e está encosta ao lado Sul. E os caixotes de separação de lixo estavam na parte da frente do edifício. E nos dias de ventanias chuvosas de Inverno, a intempérie fará concerto barulhento nas paredes de vidraça.

Faço sinceros votos que rapidamente esta Unidade esteja em pleno e feliz funcionamento.

7 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;


Orientação solar

Tenho muita curiosidade em saber quem assinou o projecto.

Não sou arquitecta mas sei, desde os primórdios da adolescência, que os quartos devem ser orientados a nascente, as salas a sul ou poente e que o norte é de evitar devendo ser reservado a áreas de serviço, cozinhas, sanitários, arrecadações.
Creio mesmo que este assunto fará parte de uma qualquer cadeira do 1º ano do curso de Arquitectura.

A ligação dos vários apartamentos é feita por corredores tipo “varandas”

Mas são corredores exteriores?! É estranho, no mínimo... Se calhar trata-de de uma 'pré-instalação' para caixilharia de alumínio ou pvc. ;)

Clotilde Moreira disse...

Isabel,
Os corredores tipo "varandas" são interiores e formam um pequeno patamar em frente da entrada dos apartamentos (2 de cada lado). Este projecto recebeu um prémio, mas achei por dentro "muito arejado".
Gostava de saber no Centro de Dia como têm passado com este frio.
Clotilde

Tiazoca de Oeiras disse...

Clotilde , se mal pergunto : Por acaso nessa visita guiada viu as casas de banho eram adapatadas a pessoas dependentes, e até a cadeiras de rodas. É que essa das escadarias sem rampas matou-me . Mais, reparou se havia áreas de ginásio ou Fisioterapia, entre outras .

É que segundo percebi , é um edifício para pessoas dependentes ou semi- dependentes para AVD ( Actividades de Vida Diária) e como não referiu nada .
É mera curiosidade.

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Grata pelo esclarecimento.

Isabel Magalhães disse...

'Tiazoca';

Percebo a sua curiosidade.

Os sanitários para pessoas deficientes no Porto de Recreio de Oeiras têm um degrau e qualquer pessoa deficiente em cadeira de rodas dependerá da ajuda de terceiros.

O J.A.Baptista tem fotos do local. Talvez ele queira partilhá-las connosco.

Clotilde Moreira disse...

Tiazoca e Isabel,

O 1º andar para pessoas com deficiência tem em conta a movimentação de cadeira de rodas; têm as casas de banho adaptadas bem - tanto quanto eu percebo. As casas de banho nos andares para os "idosos" tb - quanto a mim - são boas. É duche. Têm elevadores além das escadas. Não vi ginásios... Perto há as piscinas que terão hidroginástica e que são um complexo muito atractivo.

NO andar 0 onde funciona o Centro de Dia, a sala é amplavel embora - para mim fria que dá para um relvado que à hora da visita já era sombra.

Clotilde

Tiazoca de Oeiras disse...

Obrigada Clotilde.