terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Presidência Aberta! Bolsa Aberta!

.

Correio de Oeiras n.º13

O sr. Isaltino está a fazer uma presidência aberta. Foi logo visitar a freguesia de Algés e Linda-a-Velha com duas obras: O Centro Paroquial de Miraflores e as obras na Damião Góis.

Das obras na Damião Góis estamos conversados, e embora se afirme a "pés juntos", que dia 13 ou 14 estão prontas, eu desconfio muito. Já agora, como presidência aberta poderia ter informado o custo das mesmas, que a Tiazoca continua curiosa porém, nem uma palavrinha para a imprensa.

Fiquei a saber que o Centro Paroquial de Miraflores, edifício de três andares, se destina a uma Igreja, apartamento para o pároco (realojamento divino e canónico), salas polivalentes (para a catequese e escuteiros) e como é habitual nestas estruturas, um Centro de Dia para idosos.

Mas, neste caso perguntaram o valor da obra. Segundo o Jornal, o edifício anda à volta do milhão de euros.

Desengane-se, se pensa que a história fica por aqui. Nesta matéria de dinheiros públicos existe sempre uma confusão subjacente, e nunca os jornalistas perguntam o que devem perguntar, com o objectivo de esclarecer o cidadão.

Diz o artigo que o pároco arranjou 160 mil euros, nas minhas contas só falta a módica quantia de cerca 840 mil euros, quantia perfeitamente aceitável para a Igreja Católica que sempre foi rica.

Porém, acrescentam que Isaltino dará metade da quantia.

Mas de qual quantia é que a CMO entra com metade ? Dos 160 mil euros ou do milhão de euros?

Querem ver que eu estou aqui cheia de curiosidade e o donativo é a título particular do sr. Isaltino Morais. Sim, porque a mim mete-me muita confusão como é que o Presidente da CMO consegue assim, sem mais nem menos, dispor dos dinheiros públicos.

Mas isso não interessa nada... Isaltino está em movimento numa presidência aberta... e espera que lhe retribuam a atenção a seu tempo e com os devidos agradecimentos.

12 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Tiazoca
As obras da Damião estão quase prontas e segundo disseram NÃO VAI HAVER INAUGURAÇÃO!!!!!?????
Reparei há bocado que as "ilhas" para descer do eléctrico ficam um bocadinho afastadas. Foi pena não medirem melhor para facilitar sair com carrinhos.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

'Tiazoca';

Então, metade de um milhão é meio milhão, não será? ;)

O problema é que os cálculos para obras neste 'rectângulo à beira mar mal plantado' deixam sempre muito a desejar. Veja lá o mais recente exemplo vindo a público, a Casa da Música do Porto, cujo projecto orçou em mais 280% do que o previsto...

Quanto à parte suportada pela Igreja não tenho qualquer dúvida, a população vai mobilizar-se e contribuir como contribuiu para a Igreja e Centro de Dia de Linda-a-Velha.

meninaidalina disse...

Tudo isto é triste, tudo isto é fado...

Anónimo disse...

Isabel,
Quando visitei a Casa da Música fiquei muito admirada da inclinação das escadas de acesso: quando vamos a descer é um susto. Se elas tivessem a inclinação devida/harmoniosa/segura iriam acabar na estrada...
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Fale baixo, sff. Se a ouvem ainda vão mudar a escadaria e gastam mais uns euritos.

Tiazoca de Oeiras disse...

I
Claro que é meio milhão a promessa que Isaltino Morais faz de financiamento da CMO ao Centro Paroquial de Miraflores.

Cá para mim saia mais barato fazer a CMO o Centro de Dia de Idosos, que juntaria até outras valências, e fazia um outsourcing à privada para gestão do mesmo . LOL .
Clotilde daquilo que eu sei, terminar as obras significa também terminar aquelas minudências nos passeios e afins . Talvez por isso não haja inauguração... ou quem sabe nesse dia é a folga do fotógrafo. LOL

Anónimo disse...

Tiazoca,
Má. O fotógrafo nunca descansa. Veja os meios de comunicação que andam por aí: é só fotos personalizzzzzzzadas.
Clotilde

Tiazoca de Oeiras disse...

Clotilde ...Atão agora maltrata-me ? Magoei.
Pronto, como não quero "pecar" em época tão cheia de boa-vontade, vou reformular: O fotógrafo nunca folga porque é mais um recibo verde. ( LOL)

Anónimo disse...

A Sra Dona Tiazoca diz que é autarca reformada mas cá para mim está no activo e deve ser da cmo pois até sabe dos trabalhadores que estão a recibo verde há anos.

Anónimo disse...

Tiazoca
Mil perdões! Não quero magoar!
Clotilde

Tiazoca de Oeiras disse...

Clotilde: Claro que não! Eu percebi. Estava só a brincar.
Ocas Ocas de beijocas

Tiazoca de Oeiras disse...

Anónimo : Seja a Tiozaoca ex-autarca ou ex de autarca, o facto é que recibos verdes na administração local ou central é uma constante, isto para não falar dos vencimentos de € 500 que lhes pagam.