quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Nem tudo o que parece é!

.

Nesta semana, não sei se repararam, publiquei intencionalmente uma série de posts. Coisas da nossa terra, dirão alguns, pois é um blog temático dedicado a Oeiras, dirão outros. Alguns até se atreverão a dizer que é um blog do PSD.

Mas nada disso me motivou. Para que fique claro, não sou apoiante de Isaltino nem tão pouco do PSD.

O objectivo era ver mais para além do que o post dizia, problematizar o nosso quotidiano, percebendo que, mesmo nas coisas mais simples, a complexidade é uma constante. E nem tudo o que parece é.

Posto isto, o que eu me apetece dizer-vos é que o poder não é uma aptidão inata, pessoal, nem uma qualidade de um grupo. O poder apenas existe no âmbito de uma relação social ou dito de outra forma, o poder é uma relação social estruturada em termos de dominação/submissão.
Mas duvidam?

O poder de Isaltino Morais exerce-se dominando uma possível oposição, seja ela qual for, e "partilhando alegremente contributos". Lembrem-se que este ganhou as eleições e, a oposição ao seu exercício e programa (e estes dois vectores eram fundamentais para a distinção de águas) passou-se em bloco para o seu lado, salvo raras e honrosas excepções.

Donde, Isaltino Morais dominou/subjugou a oposição, e esta com motivações que não sabemos muito bem identificar,"embarcou". Quiçá, também eles queriam partilhar o poder esquecendo-se que não foi para isso que foram eleitos, mas sim para utilizar os seus conhecimentos individuais, culturais, económicos e sociais, para desmontar este tipo de dominação. Desmontar apostando na transparência e na alternativa.

Reparem, como é que pode dizer numa visita a uma entidade privada - Centro Paroquial de Miraflores - que a CMO dará meio milhão de euros para financiar inclusive a casa do pároco? Que critérios está a utilizar? A que população se destina? Como pode dispor dos impostos de todos nós, a seu belo prazer? Que tipo de alternativas se podem pôr para atingir os mesmos objectivos? Porquê a Igreja e não uma outra qualquer entidade? E porque a oposição está tão silenciosa?

Porque estamos a falar da Igreja e esta tem uma influência muito grande.

E aqui a segunda distinção: o poder não pode confundir-se com influência, dado que essa é a capacidade que se tem de modificar o comportamento de quem exerce o poder através da persuasão. É isso que a Igreja fez e faz. Usou a sua influência e condicionou o comportamento do PCMO. Que dá em troca? (não é preciso eu dizer ... já lá chegaram!)

Com este exemplo pequeno eu só quero dizer que, quem exerce o poder tem sempre uma atitude subjacente em relação ao mesmo: defender o próprio poder que exerce e assim mantê-lo "ad eternum" (no caso de Isaltino "ad nauseum").

Agora, porque é que o PSD e PS estão esfrangalhados e este senhor domina o concelho de Oeiras...? Pois será outro post . Uma coisa de cada vez.

6 comentários:

Anónimo disse...

Quando se desmontar o processo de tomada e manutenção do poder autárquico no nosso país muitos cairão...até lá...é o que se vê.
Prebendas, empresas municipais, contrapartidas privadas (abertamente negociadas, até)vão fazendo pela vida de muitos.
Parabéns pelo post.

Anónimo disse...

Aos assessores do Isaltino na CMO que puseram na prateleira a Teresa Zambujo e dominam o PSD Oeiras, atrás do cabeça de lista.

Rats (Pearl Jam)

they don't eat, don't sleep
they don't feed, they don't seethe
bare their gums when they moan and squeak
lick the dirt off a larger one's feet
they don't push, don't crowd
congregate until they're much too loud
fuck to procreate till they are dead
drink the blood of their so called best friend
they don't scurry when something bigger comes their way
don't pack themselves together and run as one
don't shit where they're not supposed to
don't take what's not theirs, they don't compare
they don't scam, don't fight
don't oppress an equals given rights
starve the poor so they can be well fed
line their holes with the dead ones bread
they don't scurry when something bigger comes their way
don't pack themselves together and run as one
don't shit where they're not supposed to
don't take what's not theirs, they don't compare...
they don't scurry when something bigger comes their way
don't pack themselves together and run as one
don't shit where they're not supposed to
don't take what's not theirs, they don't compare...
rats...they don't compare
rats...they don't compare
ben, the two of us need look no more
ben, the two of us need look no more

Jorge Pinheiro disse...

Tertúlia Virtual dia 15. Tema: Brasil.

Isabel Magalhães disse...

Tiazoca;

GRANDE post! ;)

Fico à espera do outro.

Isabel Magalhães disse...

JP;

Obrigada.

Jorge Pinheiro disse...

De nada.