segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ano 4706 no calendário lunar chinês

Pequim festejou com mais de 750 mil caixas de fogo-de-artifício o início do Ano do Boi (Búfalo ou Touro). No calendário lunar chinês, este é o ano 4706. Os indicadores económicos mostram que poderá ser tudo menos um ano tranquilo. Depois da reviravolta provocada em 2008 pelo Ano do Rato, que é predestinado a mudanças profundas, "o Ano do Boi é encarado como um ano com muito trabalho mas pouco dinheiro". O ano do zodíaco chinês, que irá terminar a 13 de Fevereiro de 2010, deve ser entendido como um ano destinado a semear aquilo que "só mais tarde se poderá colher, pois sem cultivar os objectivos nunca se irá obter frutos".
O início do ano lunar representa no Oriente a celebração de uma festa semelhante ao Natal no Ocidente. "Há troca de presentes, de comida e dinheiro e o Ano do Boi prevê-se que seja um ano de vacas magras.
Celebrar a chegada de um novo ano no calendário chinês representa festa em família. A tradição leva a que na mesa esteja um prato de peixe, por representar dinheiro e riqueza. Os mais novos oferecem prendas aos mais velhos e estes retribuem com dinheiro num envelope vermelho.

3 comentários:

Pedro Nunes disse...

Numa pesquisa no Google sobre Jaime Isidoro vou encontrar este blogue fantástico sobre Oeiras.
Um abraço,
Pedro Nunes

Isabel Magalhães disse...

Caro Escultor Manuel Pereira da Silva;

Grata pela sua visita e pela gentileza das suas palavras.

Eu sou admiradora incondicional da pintura de Jaime Isidoro e não podia deixar de fazer referência à triste notícia da sua morte, uma verdadeira perda para todos nós.

Não só aqui mas tb no meu outro blog 'à rédea solta' dediquei alguns posts à divulgação do trabalho de Jaime Isidoro.

Outro abraço

Isabel Magalhães

Isabel Magalhães disse...

Caro Pedro Nunes;

Acabei de verificar que não foi o escultor Manuel Pereira da Silva quem aqui deixou um comentário.

As minhas sinceras desculpas.

Abraço

Isabel Magalhães