terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Love him or leave him!


O PM deu uma entrevista na SIC. Desenganaram-se aqueles que esperavam uma oportunidade para perceberem quais seriam as medidas no concreto do Governo para combater a recessão. (Custou-lhe até admitir mas, perante evidências, lá disse, timidamente, que tudo apontava para que Portugal entrasse em recessão).

A única novidade aparentou ser a informação de que o Partido Socialista desejava ter maioria absoluta nas eleições de 2009, porque quase tudo o resto se resumiu, no meu ponto de vista, a chavões, frases feitas e inventários de três para quatro anos de governo cheios de reformas "brilhantes".

Mas, será que numa entrevista se esperava que fosse dito algo de relevante para todos nós? Recordo que Portugal não tem tradição neste tipo de diálogo entre jornalistas e entrevistados, nem este PM o faria se assim fosse. A menos que fosse obrigado por todos nós, e por jornalistas convictos que informar não é negociar perguntas prévias mas sim obrigar a respostas claras e objectivas.
Este PM sabe muitíssimo bem que em Portugal ainda subsiste olhar-se para um político e aliar a liderança a características individuais que apresentam ou melhor dizendo, representam. Olham-se com os atributos "imaginados/projectados" apenas nas aparências. Somos a favor/contra, defendemos/atacamos, quase sempre de forma irracional. Muitas vezes basta só a pertença ao partido para... Este comportamento revela uma dimensão afectiva e que se estende ao poder.

Vive-se essa pertença como um acto de amor, embora seja ilusório, porém revela essa dimensão afectiva. Cada membro apoiante está convencido que é amado pelo líder, essa figura idealizada, com o qual se identificam e sentem até que ele possuiu características semelhantes às suas.

Desta ilusão vive o sr. Sousa e todos os outros políticos. Dela depende também o voto e consequentemente a manutenção no poder e a sobrevivência política. Não interessa tanto o que defende e como, isto é, a forma e o conteúdo do exercício da governação.
Entrevistas são tão somente momentos de aglutinação tanto quanto o são os contactos com o aparelho partidário ou com a população.

As entrevistas individuais permitem a transmissão alargada de um conjunto de argumentos com aparentes soluções, de forma a reforçar a motivação daqueles que já acreditavam na bondade das mesmas para a resolução dos velhos problemas. Os contactos com a população através dos beijinhos, promessas e a aparente compreensão do problema individual, reforçam essa identificação ao líder e a dimensão afectiva da liderança e do poder.
Mas, nem os problemas socais e estruturais da sociedade são resolvidos individualmente nem os velhos problemas estão efectivamente sanados.
Tudo isto porque aquele líder que se apresenta como o mais simpático é também, o que faz troca de benefícios, promove a troca de favores sendo considerado por todos como o que dispõe de mais influência. Ao deter o poder tem como inerência o direito de se servir do aparelho de Estado. Como tal ele tece assim um jogo de forças, de mil pequenos controlos, materializados nas nomeações, subsídios, favorecimentos, apoios e tantos etc que poderemos identificar. Mas, não é de certeza aquele que se encontra melhor preparado para o exercício da função.
O sr. José Sócrates sabe muito bem tudo isto e sabe, muito bem, manipular, controlar e aproveitar as oportunidades que cria. Mais, até sabe que na oposição ninguém domina tão bem quanto ele estas minudências comunicacionais.
Estamos em recessão... pois estamos...! Queriam equacionar soluções?
Esperem até à próxima campanha eleitoral. O Nirvana será prometido em bandeja de prata. Não é isso que fazem desde há 30 anos a esta parte?

18 comentários:

Anónimo disse...

Começou como Primeiro Ministro e terminou como secretário geral de um partido em plena campanha eleitoral.

Paula Teixeira da Cruz

Anónimo disse...

O homem levava a lição bem estudada, foi hábil a fugir a perguntas inconvenientes e mostrou a lata do costume. Se enganou muita gente veremos no dia de pôr o papelinho.

Anónimo disse...

Grande entrevista. Sócrates é um bom Primeiro Ministro.

José Moura

Anónimo disse...

Ouvi por ai dizer que a tal de Tiazoca de Oeiras é afinal um homem... será?

James Bond (007)

Anónimo disse...

James Bond : Sempre te foi dificil aceitar a inteligência da M e que ela é a tua chefe.

meninaidalina disse...

Pois cá a mim não me interessa nada se a tiazoca é um homem ou uma mulher, e comentários subtis a dar para o machismo tb não vou muito à bola.

Agora, vamos à substância do artigo , isso sim mais importante : Desmontar assim o sr. Sousa e uma entrevista merece o meu aplauso .
Eu também concordo consigo que jornalistas convictos deviam saber que informar não é negociar perguntas prévias mas sim obrigar a respostas claras e objectivas.

O facto do Ricardo Costa estar mais agressivo, e diga-se em abono da verdade mais aguerrido até, não melhorou a prestação do PM em muitos casos favoreceu até porque lhe permitiu a vitimização .
Olhe , não sei se repararam tem um anónimo que "Love Him" ....

Isabel Magalhães disse...

Parece que o desgoverno do sr sousa ainda tem uns clientes satisfeitos... embora, como se sabe, o 'bom gosto', - a par com umas outras 'insignificâncias' - não seja democraticamente distribuído.

Os milhares de portugueses que vivem no e abaixo do limiar da pobreza, mais a larga maioria da classe média - que até suporta esta coisa com os impostos que paga - não estão, certamente, de acordo com o anónimo.

A propósito, não nos quer dizer quanto auferiu no ano de 2008 e quanto vai declarar? E as 'benesses' pelo 'tacho'?

A menos que seja 'Banqueiro Falido Nacionalizado'. lol

Isabel Magalhães disse...

'Ian Fleming';

Gostei do 'troco'; gosto de gente inteligente. eheheheh!

Isabel Magalhães disse...

Anunciação;


A competência das MULHERES deixa muitos 'machos' com o 'ego' pequenino. lol

Clotilde Moreira disse...

Tenho de confessar que não ouvi a entrevista. Sei de umas coisas pela TSF e Antena 1 e pelos comentários que foram feitos nas TVs. Gosto mais do CSI. Mas agradeço muito estas informações e chamadas de atenção. É assim que com pouco trabalho da minha parte vou absorvendo o que se passa. Quando chegar às eleições é só promessas e os tótós do costume lá vão dar-lhe o voto dizendo: pode vir um pior!
Um grande obrigado pelo v/ trabalho seja a Tiazoca homem ou mulher.

Clotilde

Anónimo disse...

Ai é um homem é, e eu já sem quem é... Foi-me denunciado por outro agente, infiltrado na CMO. Em breve serão revelados novos dados sobre o "Tiazoca".

James Bond (007)

Anónimo disse...

Deixem Sócrates em paz.
Claro que este parlatório só tem a ver que o Homem continua e continuará a dar cartas. A dor de cotovelo é tramada.
Por acaso sabem onde anda a D Manuela Ferreira Leite ?
Será que está numa de reciclagem?
Num estágio de aperfeiçoamento politico-partidário?

Anónimo disse...

Querem ver que a Tiazoca é um TIAZOCO ?

Anónimo disse...

O silêncio do visado é comprometedor e denuncia-o.

Tiazoca de Oeiras disse...

LOL... LOL.. Morro de curiosidade! LOL..

Anónimo disse...

Há travestis por todo o lado, porquê da sua não existência nos Blogs ?
Afinal qual é o interesse?
Cada qual é livre de escolher o que mais lhe aprás e escolher o menu que mais gosta....

Anónimo disse...

.

«aprás»???!!! LOL

Este não era assíduo nas aulas de Português.

Isabel Magalhães disse...

Há quem mude de ideias como muda de camisa. Ainda há pouco tempo afirmavam, - peremptoriamente - que a 'Tiazoca' era eu! eheheheh!