DESCONCERTO
Há meses referimos aqui o anúncio da candidatura de Isaltino Morais à presidência da Câmara de Oeiras, nas eleições autárquicas que se realizam este ano. Com a liberdade de exercício que a ligeira estrutura de um movimento e a independência do candidato permitem, foi uma hábil jogada de antecipação e de séria afirmação de um propósito ganhador. Colheu de surpresa as máquinas partidárias concorrentes. Mais pesadas e sujeitas a complexas conciliações de interesses, ainda não definiram um plano de acção. Paira o silêncio ou a perturbação.
Até agora o único partido que reagiu foi o PSD. A secção de Oeiras escolheu o seu cabeça de lista, por unanimidade, em assembleia realizada em 27 de Novembro. A opção recaiu sobre Pedro Simões – o único edil do partido, na actual vereação, com pelouro distribuído. Nesta situação isolada, integra a equipa liderada por Isaltino e, decerto, merecerá a sua confiança. Aos olhos do eleitor, será um pretendente subalterno e fraco em confronto com um líder forte, com quem terá eventualmente compromissos. Neste contexto, não será uma candidatura auspiciosa, capaz de derrotar nas urnas o actual presidente.
A nível superior, nada está decidido, na medida em que a secção de Algés ainda não desencadeou o processo. Embora acompanhasse a iniciativa de Oeiras, entendeu não lhe seguir os passos e aguardar melhor oportunidade – ou clarificação – para decidir.
Assim, a escolha do PSD não se encontra ainda definida. Mesmo que Algés acorde no mesmo candidato, o que nos parece improvável (a acontecer irá constituir mais um pomo de divisão na já fragmentada estrutura concelhia), ainda há que aguardar a aprovação da direcção nacional.
Nas fileiras locais do PSD parece grassar algum desconcerto.
O Oeiras Local agradece ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol a cedência do artigo assim como à revista municipal Oeiras Actual o uso da foto.
4 comentários:
Interessante vai ser saber quem é o candidato do PS!
.
Ora... É o Isaltino ! 'Tá-se mesmo a ver... :)
O Emanuel Martins vai candidatar-se pelo PSD... Hahaha...
E o povão quer é que o Carnaval chegue depressa para desempoeirar as máscaras de palhaço.
Afinal, estas tricas servem a QUEM !?
Já está é tudo cozinhado há muito tempo, na obscuridade dos gabinetes, dos almoços e jantares, dos telefonemas, do passa-palavra e etecéteras. Só não vê quem usa palas.
.
Aliás isto precisa mesmo de negociatas e candidatos fraquinhos, porque a avaliar pelo mandato helvético, um qualquer candidato lhe pode ganhar.
É melhor aguardar. Pode ser que o PSD feche definitivamente para obras!
Enviar um comentário