segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A minha consciência era verde…


… veio um burro e comeu-a (pronto não tenho consciência). Porém, as consciências dos políticos e altos governantes têm tido outras cores, pelo que continuam a existir e, portanto, estes são responsáveis por tudo o que fazem.

Assim, quando fazem disparates é interessante registar que, ao serem identificados e denunciados por abuso de poder, corrupção, favorecimentos de si próprios ou de amigos, quando são condenados por leis ou posições contra os trabalhadores ou outras atitudes deploráveis para com a sociedade, começam sempre por dizer que estão de consciência tranquila, que na sua consciência nada lhes pesa, ou que sempre actuaram de acordo com clareza e lisura da sua consciência… Entretanto, põem toda uma máquina a limpar e a “esclarecer” os abusos e as negligências… e tudo se vai esfumando e se acaba por esquecer.

Felizmente, ainda para muitos responsáveis, todas as decisões e atitudes lhes pesa na consciência porque se responsabilizam, realmente, por aquilo que fazem e são estes que nos levam a acreditar que talvez um dia todos os nossos políticos e altos governantes tenham, na verdade, uma consciência.
Maria Clotilde Moreira / Algés

Publicado no Jornal Público em 6 de Setembro de 2007

10 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Este seu artigo continua actual. Parece que alguma espécie humana não aprende...

ososilva disse...

Cara Senhora;
As leis que vão sendo criadas por eles e aprovadas por eles só propiciam mais corrupção, mais compadrio, mais encher da conta bancária deles e dos amigos deles.
Veja também o caso das leis aprovadas recentemente que deixam os juízes de pés e mãos amarrados sem poderem prender os criminosos. Deram prioridade às medidas economicistas em detrimento da segurança dos cidadãos. E depois informam-nos, com pompa e circunstância que a criminalidade aumentou em 2008. Pudera!

Anónimo disse...

É como este blog, fecha-se em copas para os seus mentores não ouvirem o que não gostam; as verdades. E os leitores que têm opinião diferente não a podem expressar livremente. É muito triste o que fizeram a este blog.

meninaidalina disse...

Consciência tranquila é sem dúvida o lema manipulatório de muitos dos políticos.

Agora o problema é que a falta de ética e princípios "alastrou infectando-os" e impede-lhes terem vergonha na cara.

Anónimo disse...

Infelizmente José Socrates tinha que estragar o seu bom trabalho e logo na recta final do mandato. Promover o casamento entre os virados é atentar contra os valores que servem de base à sociedade em que vivemos e nomeadamente à sanidade mental das crianças, que comesam a achar normal aquilo que não é.

Anónimo disse...

A senhora doutora Clotilde Moreira à presidência, ela é que sabe, é a voz da consciência.

Isabel Magalhães disse...

Felizmente ainda há quem tenha consciência, como a nossa Amiga Clotilde Moreira, ao contrário de uns quantos que só debitam banalidades.

meninaidalina disse...

Isabel:
As barbaridades que alguns comentadores aqui debitam são reveladoras das suas insignificantes pessoinhas. Louvo o vossa paciência.

Um está todo aborrecido porque o Sócrates vai promover e cito " o casamento entre virados " . Cá para mim este anónimo é que está virado e com uma sanidade mental muito duvidosa. O outro, reconhece que ter consciência é um aborrecimento.

É inútil argumentar com gentinha desta . O melhor é mesmo a indiferença.

Como costumam dizer com muita graça, deixaram de tomar os remédios.

Só vos digo que um psiquiatra no pedaço, ganhava imenso dinheiro com estes anónimos, embora se visse obrigado a interditá-los e quiçá, em fases agudas da demência a interná-los compulsivamente .

Isabel Magalhães disse...

Anunciação;

Uns não tomam os remédios; outros não completaram a primária - daí os erros de ortografia; outros não tomaram chá em criança; outros sofrem de psicopatias persecutórias.

Nós, vamos 'maneirando'; por vezes devolvemos a patada, outras vezes deixamos que os tais 'comentadores' resvalem na couraça do nosso desprezo.

Olhe, quando se nos esgotar a paciência reservamos o blog só a convidados. E depois vão queixar-se ao Provedor da Comunicação. ;)

Tiazoca de Oeiras disse...

Subscrevo Clotilde.