quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PONTOS DE VISTA por Jorge Miranda







COMO É POSSÍVEL?


A comunicação social noticiou que a temida e actuante ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) caiu sobre um dos mais propalados complexos empresariais oeirenses – o Lagoas Park –, no dia 16 deste mês. Em resultado, os seus seis restaurantes foram encerrados, por não possuírem o devido alvará de utilização.
Lemos ainda que alguns destes alvarás encontram-se pedidos desde 2003, sem que a Câmara de Oeiras os tenha ainda despachado.
Esta constatação afecta a imagem de eficiência da autarquia. E, se não existem tropeços legais impeditivos que nos escapam, configura uma situação de negligência. Se tal suceder, é grave, porque implica uma perda de confiança na câmara.
Aparentemente, não faz sentido que um complexo que é apresentado como modelo, no quadro do desenvolvimento que Oeiras atravessa, possa acolher, durante anos, uma generalizada ilegalidade, com a eventual complacência ou descuido da autarquia.
À guisa de comentário a esta questão, já ouvimos perguntar se os numerosos escritórios das grandes empresas aqui instaladas também possuem as devidas licenças de utilização. E também auscultámos alguns queixumes do pequeno comércio, manifestando-se contra a aparente desigualdade de tratamento: para estes a implacável exigência do cumprimento da lei; para os “grandes”, uma permissiva tolerância.
Na salvaguarda da transparência de processos e da boa prática democrática, seria necessário esclarecer os munícipes sobre este incidente.

Jorge Miranda
jorge.o.miranda@gmail.com


Com os devidos agradecimentos ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol pela cedência do artigo assim como à revista municipal oeiras actual pelo uso da foto.

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Situação complexa esta e muito estranha. Alvarás pedidos há quase seis anos...?! Restaurantes que laboram sem a devida autorização? Hummm...! Tem que haver mais qualquer coisa, quiçá os tais 'tropeços legais impeditivos'. É que não acredito mesmo que seja só 'negligência' da CMO.

Tiazoca de Oeiras disse...

Como é possível?
Ora ! Esta sensação que em Portugal tudo é possível não me larga... LOL

Anónimo disse...

E por onde tem andado a polícia municipal nos últimos tempos? Será nas campanhas de angariação de fundos?