quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Quem sois, Senhora!?

.
QUEM SOIS, AFINAL, SENHORA!?

Há dúvidas inegavelmente recorrentes. Ainda bem que as há. Significa que algumas pessoas conservam aquela dose de interesse e vontade de conhecer tão necessária ao progresso do saber e da Humanidade.
Enquanto isso e direi mesmo que por isso Renatus Cartesius das trevas da sua tumba exclama inebriado de felicidade Cogito, ergo sum!

A dúvida, não-metódica, mas cíclica, que originou esta prosa está num comentário feito ontem às 11h12, num post com o título "Porto de Recreio de Oeiras", publicado por Fernando Lopes, em 08-02-2008, 19h46. Esta já antiga peça pode ser encontrada AQUI.

Passemos então à dúvida nesse post colocada pelo anónimo comentador (ou anónima comentadora).
Questiona-se se a imagem da santa colocada no Porto de Recreio de Oeiras é a da N.ª Sra. da Conceição, se da N.ª Sra. do Carmo, se da N.ª Sra. do Cabo (esta também já por aí apareceu algures...)

Ora bem, após aturadas pesquisas no nosso poeirento arquivo, se é que um arquivo virtual feito de zeros e uns também se enche de pó, após extenuante pesquisa dizíamos, apenas para confirmar aquilo que já sabíamos, mas no intuito de fornecer elementos documentais aos nossos leitores que corroborassem a nossa informação, encontrámos uma antiga notícia de 21-07-2006 que haveramos extraído da Internet, que confirma o que já de seguida afirmamos:

É a N.ª SRA. DO CARMO !!

Do documento que o confirma, citamos "Uma imagem da Santa padroeira dos marinheiros e protectora dos náufragos, Nossa Senhora do Carmo, vai ser colocada no Porto de Recreio de Oeiras, em pórtico construído no pontão Sul, numa cerimónia que terá lugar no dia 21 de Julho, às 19H30 (...)"

O resto da notícia pode ser lido AQUI.


FOTOGRAFIA: 15 ABR 2007, 23h15
.

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

J;

Nunca é demais esclarecer, embora eu não perceba a dúvida do tal 'anónimo' porque o Sr Padre Nuno é bem explícito na explicação que nos deu.

Unknown disse...

.

I.,

Claro que está tudo na explicação que o pde. Nuno (*) deu.

Julgo que o problema se deva a gravosas dificuldades de interpretação de algumas pessoas, que não conseguem 'entrar' num texto, extrair dele o essencial, reflectir, e tirar conclusões.

Acho que muitas só funcionam num esquema mental lógico de 1+1=2, branco vs. preto, bom vs. mau, etc. E temos que lhes fornecer o resultado final do cálculo, senão ficam eternamente a moer...

(*) Que não tive ainda o prazer de conhecer pessoalmente, mas ao que me dizem é uma excelente pessoa que cumpre bem e dignamente o seu papel de 'pastor das almas'. Aparte: assim que soube da minha mãe, foi imediatamente lá a casa reconfortá-la (na verdade, primeiro que eu); meteu Avé-Maria e Benção pelo meio e tudo. :)

.

Anónimo disse...

Olá José António e Isabel

Nunca pensei que umas fotos tiradas "às três pancadas" por mim, que procuravam realçar a respeitabilidade de uma imagem e, principalmente,o enquadramento que, a ver ver, continua errado...mesmo que o Sr. P. Nuno diga o contrário. Numa coisa todos tem razão - é N.S.do Carmo. Já agora, e tal não foi referido, o seu principal atributo é o escapulário, pendente de pano, (culto de S. Simão Stock do sec XIII) que seguro enquanto ampara o Menino. Para ser observada a foto tem que ser tirada de frente o que o José António tentou fazer. A coroa, ao contrário do que diz o Sr. Padre e a Isabel repete, não tem nada a ver com D. João IV (culto de N.S. da Conceição)mas sim com a releza da Mãe de Deus de remota atribuição. Aliás é possível observar iconografia medieval de N.S. do Carmo já coroada.
Continuo a achar que ou a Santa era deslocada ou o PT, ou lá o que é, e o candeeiro deviam ser afastados.

FL

Unknown disse...

.
Caro Amigo Fernando Lopes,

Em primeiro, bem aparecido! Ultimamente não temos tido muitas oportunidades de conversar.

Excelente intervenção a sua. Esses esclarecimentos são muito úteis e podem contribuir bastante para dissipar as dúvidas de muitos leitores, se bem que eu ache que sempre haverá um ou outro, vá-se lá perceber porquê, que vai insistir em ficar na dúvida... nem que seja para contrariar... :)

Quanto ao enquadramento, por uma questão de datas (Porto e Imagem) presumo que os mencionados elementos já lá estariam quando a Santa ali foi colocada e, quiçá, não tenha havido qualquer vontade ou possibilidade técnica (pouco onerosa) para, p.ex., deslocar aqueles elementos para uma outra posição. Ou mesmo edificar um elemento arquitectónico para enquadrar a escultura, como existe em tantos monumentos.

Refiro-me, eu que não sou arquitecto nem tenho pretensões a sê-lo ou a parecê-lo, a p.ex. uma parede curva por trás, que poderia ser feita da forma mais interessante e engenhosa com os modernos materiais de construção.

A sugestão que alguém abordou, de ficar implantada sobre as rochas poderia ser bem interessante. Teria apenas o inconveniente de ficar inacessível a muita gente, que não poderia andar a fazer 'escalada' para se aproximar e apreciar a imagem de perto, a menos que fosse também construído um passadiço que contornasse o monumento, mas tudo isto já seria muito oneroso. Sonhar é fácil...

Estas questões estéticas têm, naturalmente, imensa subjectividade e remetem para o gosto pessoal de cada um.
A mim não me repugna nada a localização e posição. Concordo que aqueles elementos da iluminação do Porto 'estragam' um bocado o retrato mas, enfim, talvez um destes dias alguém encontre uma solução.

Post scriptum: Amigo Fernando, já que nos demonstrou tanta sapiência a propósito deste assunto, não se arranja aí um pouco de tempo para produzir uma peça e desenvolver os conhecimentos que expôs no seu comentário, uma peça para publicar aqui no blog? Que tal? Julgo que todos agradeceríamos.

Abraço

.