sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

PORTO DE RECREIO DE OEIRAS

Milagre ou coincidência, hoje passei pelo Porto de Recreio de Oeiras (Marina, pronto) e dei de caras com as costas de uma Nossa Senhora (da Conceição, creio) naturalmente virada para o mar dos pescadores (podem ver as traineiras mais em baixo). Não sou especialista, mas parece-me uma imagem interessante, neo qualquer coisa, sob um pedestal...tudo bem.
Mas agora reparem no enquadramento da Santa. Um candeeiro mesmo ao lado...para alumiar, certamente, e um caixote de electricidade (suponho). O que pensam disto os visitantes do OL?
Será que aqueles recursos da modernidade já lá estavam quando foi colocada a imagem? Era inevitável. É apenas má vontade minha?


A imagem a solo
...

A imagem acompanhada
...

A imagem triste
...
As traineiras

23 comentários:

Unknown disse...

.

Caro Fernando,

Não garanto - teria que ir investigar as datas e a história - mas tenho a ideia que a santa foi uma oferta dum grupo de emigrantes, colocada e inaugurada muito após a construção e inauguração do Porto de Recreio (e não marina).

Já agora, a distinção entre porto e marina tem a ver com infraestruturas desta última tipologia, que ali estão ausentes, ao que sei.

Abraço,

.

Fernando Lopes disse...

De facto a designação é porto de recreio, talvez erradamente algumas pessoas chamam-lhe marina. Confesso que a questão técnica não me preocupa...talvez porque não tenho barco para colocar num ou noutro sítio.
Quanto à imagem da Santa, ou melhor, quanto ao seu enquadramento. Se calhar é esquisitisse minha. Estará bem ou mal? Terão os equipamentos eléctricos sido colocados depois ou antes de colocada a imagem.

Fernando Lopes disse...

Ocorre-me que em setúbal, também virada para o mar, junto ao jardim ribeirinho, podemos encontrar uma imagem semelhante. Não sei se com os atavios desta.

Anónimo disse...

Curioso! Também estive hoje no porto de recreio a almoçar, e reparei nesta situação.
Ao fim de semana é tanta gente, que nem nos apercebemos destes "pormenores".......
Mas o enquadramento é sem dúvida curioso... e já agora, no edificio de apoio da CMO, bem podiam ter à venda umas lembranças diferentes da cerâmica.......os estrangeiros, que foi o caso de hoje, agradeciam....

Isabel Magalhães disse...

O enquadramento ficou infeliz, sem dúvida, mas o que me choca verdadeiramente é o pedestal; parece uma manilha das obras.

(E que me desculpe o autor, se passar por aqui...!)

Unknown disse...

.

;)

Não sei o que é pior... se a coluna se a própria imagem...
Vão lá e vejam-na de perto...

Acho é que com a profusão de muçulmanos a viver no concelho de Oeiras e que votaram IOMAF, em sua homenagem, se devia colocar ali também uma Ka'bah.

.

Isabel Magalhães disse...

J;

Nunca reparei na imagem 'ao vivo', assim, não sei a que te referes concretamente.
Ao trabalho de escultura? Terá a Santa um ar pouco 'santo'? As feições ficaram 'toscas'?
Tenho um Santo António da Rosa Ramalho, assumidamente artesanal, - de que muito gosto - e não me choca.

Isabel Magalhães disse...

A pequena dimensão da imagem fica francamente mal em cima de tão alto e estreito pedestal.
Só me lembra as 'andas' dos desfiles...

Fernando Lopes disse...

Permito-me discordar.

Pessoalmente não estou contra a colocação de uma estátua, daquela ou de outra, por ali. Quanto à coluna penso que ela se inspirará nas imagens dos "estilitas" dos primeiros séculos do cristianismo. Quanto à imagem, não sei quem é o autor, que até poderá ter sido um simples canteiro do Norte.
Na minha humilde opinião, o candeeiro e o PT não deveriam estar ali...ou a imagem poderia estar colocada numa pracinha ali ao lado...ou nas próprias pedras em frente ( desculpem a má comparação, mas a sereia de Copenhague está em cima de pedras ao que julgo ver em imagens).
Dirão alguns...arquitectos e "engineros" já temos muitos!!!

Isabel Magalhães disse...

Fernando;

Boa ideia, "numa pracinha ali ao lado..." porque assim, encavalitada numa coluna, tenha ela a inspiração que tiver, fica mesmo mal, encostada ao muro e tendo por companhia o candeeiro e a tal caixa metálica.

A pequena sereia de Copenhaga está, realmente, sobre pedras, mas, apesar de pequena, é bastante maior do que me parece a santa em questão.

Fernando Lopes disse...

Olá Isabel

Eu bem gostaria que a CMO visitasse o OL e dissesse de sua justiça, porque certamente devem ter uma explicação. Se calhar ainda lhes vou perguntar...o munícipe tem esse direito. Enfim ...polémicas.

Anónimo disse...

é só lixo

Al Cardoso disse...

Nao creio que seja Nossa Senhora da Conceicao, essa santa tem um menino Jesus ao colo, e aquela nao!!!

Tambem nao gosto do pedestal!

Um abraco monarquico dalgodrense.

Anónimo disse...

Exijo um BUDA no mesmo local!

Fernando Lopes disse...

Há anónimos que se dão ao trabalho de responder (com uma palavra). Acho que não deviam maçar-se tanto.

HT disse...

Caro Fernando,

Concordo plenamente com tudo o que disse acerca da referida estatua e o seu enquadramento.

Agora em relaçao ás traineiras, consegue identificar alguma?? eu pessoalmente nao.. mas enfim..

Melhores Cumprimentos

HT

Westwood disse...

Olá! Sou o pe. Nuno, o novo pároco de São Julião da Barra, onde se encontra o Porto de Recreios de Oeiras.

A imagem referida é de Nossa Senhora do Carmo e está coroada para lembrar que Nossa Senhora é Rainha de Portugal desde o reinado de D. João IV.

A 8 de Dezembro do ano de 1640, oito dias apenas após a acção dos conjurados, que pôs fim à ocupação filipina e restaurou a independência de Portugal, D. João Duque de Bragança, no santuário da Imaculada Conceição de Vila Viçosa - onde se situa o Paço dos Duques de Bragança - foi oficialmente coroado como legítimo rei de Portugal. Num acto de fé e simultaneamente agradecimento pelo êxito da acção do dia 1 de Dezembro, D. João IV, colocou a coroa na imagem de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a raínha de Portugal.
Desde então, não mais os reis de Portugal usaram coroa.

A imagem está muito bem colocada, virada para o mar, lembrando esta invocação tão antiga dos pescadores que aclamam a Virgem Maria como "Estrela do Mar"

Isabel Magalhães disse...

Senhor Padre Nuno;

Muito grata pela sua visita e pela gentileza das suas informações.

Como este é um post antigo vou frazer um post novo para os que possam estar interessados, -e que são certamente muitos - porque, Graças a Deus, há ainda quem se interesse pelas coisas do nosso concelho.

Bem Haja.

Mais uma vez grata pela sua colaboração.

Anónimo disse...

Tudo bem senhor Pe Nuno...mas a questão levantada ia no sentido de dar maior dignidade à imagem dando-lhe um melhor enquadramento. Grato pela correcção relativamente à identificação...até porque se aproxima o dia de N. S. da Conceição (12 de Dezembro)

Anónimo disse...

Onde está 12 de Dezembro deve estar 08 de Dezembro

Anónimo disse...

Sr. Padre Nuno, fiquei sem saber se a imagm é de Nossa Senhora do Carmo ou da Conceição. Pode esclarecer-me ? Obrigada.

Unknown disse...

.

Estes posts antigos ainda dão que falar... :)

Apesar da 'anónima' questão ter sido colocada directamente ao sr. pde. Nuno, tomo a liberdade de adiantar desde já uma resposta.

A imagem é efectivamente da N.ª S.ª DO CARMO, padroeira dos marinheiros e protectora dos náufragos.

Espicaçado por esta 'eterna' e recorrente dúvida de alguns visitantes deste blog, pesquisei o meu arquivo e detectei uma notícia, recolhida na Internet, sobre a colocação e inauguração desta imagem, notícia esta datada de 21-07-2006.

Se possível, vou compôr uma peça com ela para colocar aqui no blog.

.

Isabel Magalhães disse...

Não percebo a dúvida do anónimo [13 de Janeiro de 2009 11:12]

O Sr Padre Nuno foi bem explícito:

"A imagem referida é de Nossa Senhora do Carmo e está coroada para lembrar que Nossa Senhora é Rainha de Portugal desde o reinado de D. João IV."

O parágrafo seguinte explica porque os Reis de Portugal deixaram de usar coroa e desde quando.