quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Capela de Santo Amaro

Erguido pela irmandade da Conceição a partir de 1601, este pequeno templo sempre foi frequentado pela realeza; já o rei Dom Manuel I (séculos XV/XVI), que tinha muita fé em Santo Amaro, era frequentador da ermida anteriormente aqui existente. Reconstruída no século XVIII, a capela actual apresenta uma única nave, com pinturas que descrevem a vida da Virgem, e uma capela-mor cujas imagens remetem para a morte e assunção da Virgem, com estuques em estilo rococó, da autoria do artista italiano João Grossi.
Esta capela é também conhecida pelos nomes de Igreja da Misericórdia de Oeiras e Capela de Nossa Senhora da Conceição e Santo Amaro.



Horário: segunda a sexta-feira, das 14 às 17.30 horas.
Morada: Largo Luís Pereira da Moita - 2780 Oeiras

http://viajar.clix.pt/tesouros

6 comentários:

Fernando Lopes disse...

Parabens.

Esta capela foi (e é)muito importante para o culto popular e oficial em Oeiras.
Muito interessante no seu interior. Recomenda-se a todos uma visista. Então se for guiada pelo Dr. José Meco, grande conhecedor, melhor ainda.

Anónimo disse...

Bom dia!
Há muito tempo que a tento ver por dentro, mas o horário não deixa que quem trabalhe a visite e é pena.
Poderiam abrir um dia que fosse por mês ao fim de semana. Tenho lido algumas coisas sobre a Capela e sinto uma curiusidade enorme em a visitar.
É bom divulgar e conhecer o nosso património.

Isabel Magalhães disse...

Em Abril de 2007, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a CMO promoveu e organizou uma visita guiada pelo Dr. José meco ao centro histórico da vila de Oeiras na qual não poderia deixar de estar incluída esta importante capela. Em boa hora me inscrevi e participei. De notar que o número de participantes excedeu as expectativas.

Fernando Lopes disse...

Não sei se a Fátima já é sócia da Associação Espaço e Memória. Com a CMO e através de outras iniciativas têm feito visitas a esta capela. É até possível que ja haja alguma coisa agendada- Vou ver se sei alguma coisa.

Anónimo disse...

Obrigada Fernando. Não sou sócia de facto, nem conhecia a Associação.
Se souber de alguma coisa, mande-me por favor informação. Só está disponível no site a programação de 2007
Um abraço
FC
www.simecqcultura.blogspot.com

Unknown disse...

.

Esta capela faz parte indelével e incontornável das minhas memórias 'fotográficas' de moço em Oeiras.

Ela está situada no caminho que fazíamos para ir da Estação do caminho-de-ferro de Sto. Amaro de Oeiras para a vila de Oeiras e vice-versa - claro... :)
Percurso este que num certo período fazia com os amigos quase todos os dias. Já agora... frequentemente para irmos à Tendinha, uma excelente cervejaria, ou ao restaurante Barrote, ambos próximos do centro da vila.

Ela (capela) era uma referência visual importante na medida em que o caminho até ela é sempre a subir e a partir dela é a descer, pois ela está sensivelmente no ponto mais alto da colina.
Assim ela constituía, e constitui, um marco no esforço físico do percurso.

Curiosamente, em todos estes anos, não me recordo de lá ter entrado alguma vez.
Tenho imensas fotografias dela, mas apenas vistas exteriores.


Para a Fátima:

Todos os anos publicito aqui no Oeiras Local as actividades da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras, informação que, na qualidade de associado, recebo atempadamente.
Basta que nos visite regularmente, que certamente assim que eu receber o próximo programa o colocarei aqui para informação dos interessados.

.