domingo, 10 de fevereiro de 2008

O HOMEM LIGHT

"...hedonismo-consumismo-permissividade-relativismo", são bandeiras do homem das nossas sociedades ocidentais. Este é o homem light que não se compromete com ideais a não ser com o materialismo que pode fornecer bem-estar, mas que "o converte num homem superficial, indiferente, permissivo, gerando nele um grande vazio moral".
Para este homem, a"verdade" é feita por encomenda, o que implica que cada um tenha sua verdade, e me reporta à realidade nacional, saturada de egoísmos. Noticiários monocórdicos e arrastados, tragédias mastigadas. Governos e oposições numa descarada política do interesse próprio, esquecendo na oposição o que dirão enquanto governo, autistas para o verdadeiro interesse a defender, o público.

Quando o livro de Enrique Rojas me caiu nas mãos, olhei-o de imediato com um pensamento preconceituoso. Era claro que não iria perder tempo com ele. Tinha esquecido o velho ditado "nunca digas nunca" ou "nunca digas desta água não beberei". Agora que iniciei a sua leitura, reconheço-lhe alguma superficialidade e tiques de conservadorismo, mas também muitos estímulos à reflexão.
Com os agradecimentos ao autor: http://assimetria.blogspot.com/

2 comentários:

mim disse...

Obrigada aos visitantes do meu blog e, é claro, especialmente a quem me transcreve neste O.L.
Ouvirmo-nos uns aos outros, além de interessante, acrescenta- nos sempre alguma coisa. Estou grata e honrada.

Fernando Lopes disse...

Eu creio, caros visitantes, que a blogosfera será tanto mais eficaz (nos planos de partilha de ideias, defesa de valores, divulgação de eventos, da cultura em geral, etc.)quanto for capaz de trocar e partilhar experiências e saberes, sendo atractiva e pedagógica, naturalmente.A isto eu chamaria trabalhar em rede...trazendo para a praça global o contributo de cada cidadão do mundo. Contudo parece-me que este é um caminho não isento de perigos (refiro-me aqueles que objectivamente ou subjectivamente preferem um mundo de terrorismo, qualquer que ele seja, ou de interesses obscuros).
Grato pela participação de d´assis e creia que a honra é toda nossa, estou seguro.