quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

EXPOSIÇÃO NO BRASIL

LUSA - A MATRIZ PORTUGUESA



- 751.876 visitantes entre 11 de Outubro e 10 de Fevereiro de 2008


Marcello Dantas o Director do projecto da exposição LUSA - A MATRIZ PORTUGUESA, informa que a mesma alcançou a impressionante marca de 751.876 visitantes entre 11 de Outubro de 2007 e 10 de Fevereiro de 2008, sendo a exposição mais visitada da história do Centro Cultural Banco do Brasil. Do Rio de Janeiro, segue agora para Brasília, onde será inaugurada em 26 deste mês, prevendo-se que esteja presente no acto ao Presidente da República, Prof. Cavaco Silva.
Imagem: Torques Paradela (Tesouro Nacional), MNA, ourivesaria, ouro, 15cm x 0,9cm (largura do aro) e 2,3cm (diâmetro terminais). Pré-históriaJaneiro
(in: Museu Nacional de Arqueologia Edifício dos Jerónimos - Praça do Império, 1400-206 LisboaTel. 21 3620000Fax. 21 3620016E-mail. info@mnarqueologia-ipmuseus.pt)

Do que trata a exposição:

"Cerca de 40 tesouros nacionais de Portugal, entre eles um guerreiro em granito e um colar de ouro celtas. Um total de 165 peças de 43 instituições portugueses estarão expostas no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, até 10 de Fevereiro de 2008, para assinalar o início das comemorações dos duzentos anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

Organizada pelo CCBB, a produção desta exposição está a cargo de especialistas brasileiros e tem a curadoria a cargo de responsáveis por museus portugueses e outras entidades públicas e privadas como a Biblioteca Nacional, a Torre do Tombo e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta mostra é a terceira parte de uma trilogia sobre formação étnica, criada pelo CCBB, dirigida ao público brasileiro, que foi iniciada com «Arte da África», continuada com «Antes - Histórias da Pré-História» e que prossegue agora com o elemento português na formação da cultura brasileira.
«Lusa - a matriz portuguesa» constitui uma imersão nas origens de Portugal, desde a pré-História até 1500, abordando os povos antigos, o domínio romano, a presença cristã, judaica e árabe, o prériodo de formação das fronteiras do país, até ao apogeu da era dos descobrimentos marítimos."
Imagem: Cratera. Peça de cerâmica ática de figuras vermelhas, em forma de sino, proveniente da Necrópole do Olival do Senhor dos Mártires (Alcácer do Sal), MNA, cerâmica, 2a Idade do Ferro (400ac-375ac), 33,5cm x 35,5cm. Pré-história

Para ver mais algums dos tesouros representativos da memória, identidade e cultura nacional, em exposição no Brasil, deve entrar no Blog em baixo.

Sem comentários: