Cem fotografias, inéditas em Espanha, retratando a ditadura de Salazar, a Revolução dos cravos, a paisagem e os costumes de Portugal, vão ser mostradas numa exposição em Valladolid sobre meio século da vida e da história do país, escreve a Lusa.
A comissária da exposição, Andrea Holzhen, informou terem sido seleccionadas 1000 imagens da agência de notícias Magnum, captadas por catorze fotógrafos de diferentes nacionalidades desde a década de 50 do século passado até à actualidade.
Esta retrospectiva de Portugal, intitulada «Espelho meu: Portugal visto pelos fotógrafos de Magnum», reflecte «a vida de Portugal ao longo dos últimos 50 anos» e é a primeira vez que se apresenta em Espanha.
As imagens de fotógrafos dos anos 50, como Henri Cartier-Bresson ou Inge Morath, representam «a obra pioneira» dos fotojornalistas que permitiam «às pessoas de outros países descobrirem como era o mundo», explicou.
As imagens da década de 60 patentes na mostra são assinadas pelos fotógrafos Thomas Hoepker e Bruno Barbery.
...
6 comentários:
É positiva a presença de um Grande Senhor no Oeiras Local.
António de Oliveira Salazar merece de todod as mais respeitosas reverências. Um Senhor Portugal e certamente também um Senhor Oeiras.
António Manuel eebnto, um cidadão ao serviço da comunidade
Só me faltava esta...saberá este senhor que no tempo do dito só se podia elogiar...quero dizer...não tinha oportunidade de dizer bacoradas como o faz aqui.
Não há pachorra!!!
Caro anónimo;
[1/Mar/2008 1:12:00]
Valha-nos a coerência da criatura que tanto elogia o DITADOR António Salazar como a ministra da educação uma tal 'Maria João Rodrigues', sic, outra DITADORA.
Nota:
De registar também o facto de que a tal 'personagem' nem percebeu o motivo de se divulgar aqui a exposição; para que os povos não esqueçam os 40 anos de DITADURA do Estado Novo em Portugal.
.
I.,
Sabes se esta expo já cá esteve ou se há previsões de poder ser exposta cá ?
É que temos, obviamente, 'milhões' de fotografias do nosso país por cá, feitas por fotógrafos nacionais.
Mas estamos a falar da Magnum e de grandes fotógrafos estrangeiros.
O Portugal REAL visto pelo olhar desencantado das objectivas descomprometidas.
.
J;
Estive a reler o texto e apenas diz que
"é a primeira vez que se apresenta em Espanha."
Andei a fazer uma pequena busca rápida e tb não encontrei nada. Com mais tempo talvez encontre qq informação adicional.
[]
I.
Enviar um comentário