quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O HOMEM, LOBO DO HOMEM

...
Postagem gentilmente cedida por : http://assimetria.blogspot.com/
...
Reconforta constatar a assunção de culpas por parte do governo australiano perante a sofrida comunidade nativa. O que me perturba é a superficialidade da tomada de consciência dos nossos erros, enquanto humanos. Cordeiros hoje, amanhã lobos de novo. Este bater no peito, tão típico do arrependimento cristão, esvai-se nos mesmos ao virar da esquina. Analise-se a homofagia que campeia nos quatro campos do Mundo. Mas é sempre bom respirarmos as pausas.
Para quem não leu as obras antropológicas que tratam dos povos ditos primitivos, encontra na web muitos sítios informativos da história da Austrália e das atrocidades que os colonizadores europeus (britânicos essencialmente) inflingiram aos aborígenes.

8 comentários:

mim disse...

Sensibiliza-me, igualmente,que as minhas cogitações encontrem eco no F.Lopes e que as publicite. Por vezes, fico desiludida com a natureza humana, mas ainda há muitos outras acções que ressuscitam as velhas esperanças na humanidade.
P.S.- no texto transcrito, onde se lê "nos quatro campos", deverá ler-se "nos quatro cantos".

Isabel Magalhães disse...

A mim sensibiliza-me que nestes tempos cada vez mais conturbados ainda haja actos e situações que me fazem recuperar a confiança na humanidade. Apesar de esses actos serem apenas uma gota de água no oceano da injustiça.

Fernando Lopes disse...

O meu obrigado, mais uma vez, pela prestimosa colaboração de D´Assis.

Anónimo disse...

Um gesto de extrema Nobreza e sensibilidade humana, o do governo australiano.

Se bem pergunto, será que Isaltino Morais, fará o mesmo, pedir desculpas pelos crimes que tem cometido, contra o povo oeirense (o nativo claro).

mim disse...

Actos, gestos que não deviam ser a excepção, sim a regra.

Unknown disse...

.

A lição que um dia aprendi com os 'primitivos' aborígenes, citada numa obra cujo título não recordo, durante a minha adolescência, está resumida numa frase dita por esses 'primitivos':

"HERDÁMOS A TERRA DOS NOSSOS FILHOS !"

Foi a mais sublime, profunda, importante e útil lição de ECOLOGIA que até hoje alguém me deu !! Olha se não fossem 'primitivos'...

.

Unknown disse...

.

Recebi duma amiga um alerta com uma rectificação - que me parece correcta - sobre a citação dos 'primitivos' aborígenes que aqui deixei, mais acima.

A minha memória falha, infelizmente muito e cada vez mais, e por isso não levo a mal, até agradeço, que me corrijam.

Como tal, disse-lhe para fazer aqui a rectificação. Seria a coisa óbvia.
Mas não sei porquê - deve ser coisa de mulheres... - ela recusou-se a fazê-la !

Só me resta então agradecer à minha tímida amiga o alerta e deixar aqui eu próprio a citação na fórmula correcta:

"'NÃO HERDÁMOS A TERRA DOS NOSSOS PAIS; PEDIMO-LA EMPRESTADA AOS NOSSOS FILHOS.'"br/>
.

Anónimo disse...

« - deve ser coisa de mulheres... »

A «tímida amiga» não achou correcto vir aqui fazer uma emenda pública. Apenas isso! :)))

Toma lá bejes.