segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A NATUREZA DÁ...A NATUREZA LEVA

Reparem bem na sucessão de imagems e nas datas. A acção da Natureza joga-se na Estrada que vai de Paço de Arcos para Porto Salvo, ao longo da Ribeira de Porto Salvo, no dia imediato à cheia recente e hoje (alguns dias depois)


Novo Quartel de Bombeiros de Paço de Arcos, recentemente inaugurado com a presença de membros do Governo...e o córrego (Ribeira de Porto Salvo) a curta distância (parece que a legislação determina que as edificações não podem estar a menos de 20 metros de distância). Como se trata de um Quartel de Bombeiros espera-se que não haja ali inundações (como aconteceu há algum tempo no Quartel de Bombeiros de Pombal).

Fui alertado por um vizinho que no Domingo, ao circular a pé por este local, verificou o aluimento visivel nas fotos em cima, que põe em perigo o passeio, o banco e a própria estrada. Na mesma altura foi avisada a Polícia Municipal. Pois hoje de manhã nada havia no local que protegesse os transeuntes e prevenisse uma eventual decorrocada ainda maior.


Agora observem, em cima, a sequência da Ribeira até ao Mega empreendimento (Pimenta e Rendeiro) que está a nascer e já foi alvo de notícias nos jornais e na rádio.
E por fim, para que não julguem que estou a falar de uma ribeira de caca (as primeiras imagem podem iludir) vejam o que ela é capaz de fazer quando está mal disposta. Forma um leito de cheia, cavado na rocha, neste local, observado da ponte, já muito próxima do do encanamento que a faz passar por debaixo de Paço de Arcos. Depois queixamo-nos...

PS: Será que não andará por aí algum visitante da CMO que acautelasse aquela "pequena" coisa do aluimento da margem da Ribeira.

9 comentários:

Anónimo disse...

Se esse presidente de câmara metesse menos dinheiro dos contribuintes para uso próprio, e o usasse para limpar as sarjetas, certamente não teria havido tanta inundação no concelho de Oeiras!

Eu não moro nem trabalho em Oeiras, mas vou lá com alguma frequência, serei o único a reparar na jarvardice que está aquele concelho? É lixo por todos os lados!!! E não digam que são as pessoas que são porcas, porque conheço ruas dentro desse concelho que nem a porcaria de um balde do lixo têm... o cidadão não tem outro remédio, ou anda 1 km até ao caixote do lixo mais perto, ou deita o lixo no chão!

Se não acreditam, dêem um passeio das palmeiras até à estação de Oeiras, ou na zona de Nova Oeiras, na de Santo Amaro, no Alto da Barra, entre tantas outras... e depois vejam quantos caixotes conseguiram encontrar… E isso apenas em Oeiras, se forem ver as restantes freguesias dessa estrumeira a que isaltino chama de "Oeiras mais á frente" vêem ainda pior...

Fernando Lopes disse...

Como este é um Blog livre as pessoas podem expressar as suas opiniões...ainda que o façam anonimamente.
A mim parece-me que não é apenas um problema de lixo (particularmente aquele que fazemos nós). É um problema de ordenamento do território. Ainda há pouco a SIC passou uma peça que falava do efeito nocivo da construção junto das linhas de água e da incúria dos construtores, falta de fiscalização, e laxismo da aplicação da lei ou ausência dela.
Enquanto o paradigma de desenvolvimento não mudar...tamos tramados..e vamos remendando.

Anónimo disse...

Eu sou da CMO e vou fazer chegar esse assunto a quem de direito.

Isabel Magalhães disse...

Ao contrário do anónimo [25/Fev/2008 23:58:00] eu vivo no concelho de Oeiras, mais concretamente em Linda-a-Velha, e não vejo a estrumeira a que se refere.
Há, sim, casos pontuais de ruas menos limpas, - recentemente esse facto foi largamente divulgado aqui no blog, com fotos, durante um período de nova coordenação nas recolhas - muito desse lixo é abusivamente deposto pelos moradores apesar dos letreiros nas ilhas ecológicas.
O que me diz de um chapéu de chuva na ilha dos vidros? E de um monitor de computador e uma ventoinha e um 'abat-jour', cadeiras, mobiliário vário deixados no passeio ao pé desses eco-pontos? Há algum presidente de cãmara que tenha a ver com o assunto? O problema está na falta de civismo das populações.
Os contentores do lixo da minha rua têm um letreiro a informar que o lixo só deve ser depositado, s.e.&.o. depois das 21h e eu vejo pessoas, a toda a hora, que lá depositam lixo e deixam o contentor aberto e, depois vem o vento, vem a miudagem, vêm os que infelizmente têm que 'andar aos caixotes' e espalham tudo. Perto, a uns 20m metros há ilhas ecológicas onde o lixo pode ser depositado a qq hora mas para 'nós' o que é que interessa o letreiro com o horário? Isso é bom para os outros. Há presidente de câmara que aguente? Não há!
Eu não habito num bairro de barracas e já vi uma panela de sopa de feijão voar pela janela do prédio ao lado.
Tb já vi um vizinho monido de um compressor de grandes dimensões a lavar os estores nas varandas do primeiro andar. Imagina como ficou a parede do prédio e as janelas do morador do andar de baixo? Pois... 'nós' somos assim!
Mas, se calhar a minha freguesia não serve de exemplo porque até ganhou o prémio ECOFREGUESIA.

Anónimo disse...

Isabel postei uma coisa semelhante,há uns dias, mas referente a Algés. É igual em todo o lado!

Anónimo disse...

Cara Isabel Magalhães,

Eu como tenho familiares a viver em Oeiras, e por isso me deslocar a esse concelho com frequência, deixo o convite à sr.ª se deslocar, no dia que quiser e há hora que bem entender, numa rua que talvez conheça, ou se não conheçer é das mais faceis de conseguir encontrar - falo daquela rua muito grande que segue ao lado do caminho de comboios, que vai entre carcavelos e oeiras, que inclusive vai até á estação de oeiras. sabe qual é essa rua?

Ora, passe por ai e se entender, faça-se acompanhar de uma máquina fotográfica, e diga-me quantos caixotes do lixo ve nessa rua, isto claro, falando da parte da rua que pertence ao concelho de oeiras! E de quem é a culpa? Dos cidadãos julgo que não... Eu pelo menos vivo no concelho de sintra, e cá são os serviços camararios que põe os caixotes na rua para os municipes usarem...

Se quiser posso-lhe indicar pelo menos mais umas 20 ruas em identicas situações, com sacos do lixo no passeio, pois não há caixotes há vista...

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer... Só para dar um exemplo, no outro dia fui ás palmeiras a pé com esses meus familiares que vivem em oeiras, e vim desde as palmeiras com um papel na mão até á estação de oeiras, e sabe porque? porque nas ruas em que passei não encontrei um unico caixote até aquele que está junto à esquadra da psp da estação de oeiras... É claro que outros não tão dispostos a isso, e o lixo vai para no meio do chão... e quem os pode censurar, se não há caixotes?

Isabel Magalhães disse...

Fátima;

Não vi... vou procurar.



Aproveito para deixar uma correcção: o horário para depositar lixo nos contentores de superfície é 'das 19:00 às 21:00'.

Anónimo disse...

As construções que estão em cima do leito da ribeira em questão são mesmo graves. Um dia pode ser tarde para reparar estas asneiras. Se a Ribeira se "revoltar" a baixa de P.Arcos onde é os antigos cacetes será riscada do mapa.
Penso eu de que...
Clotilde