terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A CARTUXA “Valiis Misericordiae” DE LAVEIRAS (LISBOA)

Igreja da Cartuxa
D. Simôa Godinha, filha de um dos primeiros colonos de S. Tomé e Príncipe, casada com o fidalgo D. Luis de Almeida, morre em Lisboa em 1594, deixando a Santa Casa da Misericórdia como sua principal herdeira. Entre outros bens, deixa uma quinta em Laveiras para a fundação de um convento. A partir do início do século XVII a Ordem cartusiana, passaria a dispôr de uma segunda casa em Portugal (a primeira seria em Évora), agora em Laveiras.
...
A Igreja da Cartuxa foi inicialmente construída no vale da Ribeira de Barcarena para os frades de São Bruno e dedicada a Nossa Senhora da Conceição e a São Bruno. Só em 1736 surgiu a actual Cartuxa, num local mais ermo que o anterior, numa imitação livre da Igreja da Cartuxa de Évora, cuja traça se assemelha à de Santa Cecília de Trastevere, em Roma.
...
"Com a extinção no século XIX das ordens religiosas pelo regime liberal, a Ordem da Cartuxa fechou os dois mosteiros que detinha em Portugal. Em 1833 os monges da Cartuxa de Lisboa puseram-se em fuga, abandonando a clausura e seguindo a pé pelo país em busca de porto seguro. Já a Cartuxa de Évora fechou no ano seguinte, em 1834, após o fecho compulsivo e a expulsão dos monges da congregação.Em 1960 sete monges cartuxos regressaram a Évora, para reocuparem o antigo mosteiro da Ordem, voltando a viver ali em regime de clausura e oração. Porém a Cartuxa de Lisboa, sita em Laveiras, Paço de Arcos, nunca foi reocupada, permanecendo em ruínas."

Poderá obter mais informações sobre a Ordem dos Frades Cartuxos em Portugal:
Artigo em AVoz de Paço de Arcos, n.º 178 Fevereiro de 2008

Sequeira (Domingos António de).
n. 10 de Março de 1768. f. 7 de Março de 1837.



Domingos Sequeira esteve no Convento da Cartuxa de Laveiras desde o fim do século XVIII até ao ano de 1802, pintando uns quadros todos alusivos ao estado que desejava tomar, representando episódios da vida de S. Bruno."

6 comentários:

mim disse...

Aqui estou, de novo, a congratular-me pelo tema. Gostei de ler as explanações biográficas relativas ao pintor, ao mesmo tempo que apreendi mais uma relação património- personalidades.

Isabel Magalhães disse...

Confesso que já não sabia 'assim tanto' sobre Domingos Sequeira e achei extremamente útil e interessante a leitura do link recomendado.

(Para mim o tema é sempre aliciante.) :)

Obrigada.

Anónimo disse...

Amigo F. Lopes;

Confesso que nunca visitei a Igreja da Cartuxa. Sabe se está aberta aos visitantes e o horário?

Anónimo disse...

Amigo Lopes;

Desculpe lá a distração. Acabei de ler que está em ruínas. Assim sendo vou tentar ver o que sobra.

Fernando Lopes disse...

Caro O Lopes

Lamento não ter publicado senão umas chamadas para alguns links de interesse.

Esta Igreja da Cartuxa (assim é designada aqui em Caxias) não está em ruínas. Realizam-se lá missas e sessões musicais. O convento penso que estará em mau estado (funcionou lá o Instituto de Reeducação de Caxias).
Penso que apenas a Igreja estará visitável.
Poderei tentar saber quando tal será possível, para além dos dias te de culto.
Já agora seria interessante junto da Espaço e Memória saber se não poderiam organizar uma visita guiada (talvez c o Dr José Meco)

Unknown disse...

.

Caro Fernando,

Apesar de ser associado da ESPAÇO E MEMÓRIA não posso, é claro, falar em nome dos projectos da associação.

Mas qualquer pessoa pode legitimamente fazer sugestões à associação, enviando-lhes uma mensagem para o endereço de contacto da sede: Rua Professor Mota Pinto, Loja 10, Bairro do Pombal - 2780-275 OEIRAS.

Lamentavelmente o site ainda não tem contactos disponíveis para telefone/fax e mail. É uma coisa a resolver.
Seja como for um postalinho de correio nem é muito caro.

Outra possibilidade é esperar por actividades da associação e durante elas contactar directamente um dos elementos da Direcção.
Por exemplo, os drs. José Meco, Jorge Miranda, Joaquim Boiça ou Luís Silva.


.