terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Ministério da (Des)Educação



Educação
PCP acusa Governo de cegueira e surdez, saída de ministra "seria inútil" (Lusa)

O PCP acusou hoje o Governo de ser "teimoso, cego e surdo" às reivindicações "justas" dos professores e admitiu que a demissão da ministra da Educação "seria inútil" prevendo que José Sócrates manteria a "mesma política".

(...) O líder comunista critica a ministra Maria João Rodrigues e a sua "visão economicista" no ensino, que acusa de ter conseguido essa "coisa espantosa" de "agredir, com uma agressividade inaceitável, a comunidade da educação com medidas avulsas como a avaliação dos professores".

A proposta governamental de avaliação dos professores, que tem estado na origem dos protestos dos docentes e na marcha de protesto de dia 06 de Março, "é um convite para os professores passarem os alunos de ano para ano para continuarem a ter boas notas", considerou. (...) »»»

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Como não sou do PCP sustento que a ministra deve ser imediatamente demitida.

Não sou professora, nunca fui professora, - desculpa Pai, não te fiz a vontade...! - mas prezo-me de saber ler e interpretar e, não vejo, sobretudo, nas justas críticas e reclamações dos PROFESSORES, qualquer tentiva de recusa da avaliação do seu trabalho. Vejo sim uma reivindicação de que essa avaliação seja feita de forma justa.

Avaliar o professor em função dos resultados dos alunos, - considerando que muitos não estudam por opção - seria o mesmo que avaliar o médico em função dos doentes que vão à consulta mas não tomam os medicamentos nem seguem as indicações dadas pelos clínicos. Mesmo que isso seja apenas um pârametro entre vários outros.