quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

V CICLO DE ESTUDOS OEIRENSES - DA VIAGEM

Voltámos ao V Ciclo de Estudos Oeirenses – DA VIAGEM, agora com uma comunicação da Dr.ª Isilda Maria Ramos Leitão, subordinada ao tema: - O “Outro” e o Diferente – da Carta de Pêro Vaz de Caminha.

Disse-nos a conferencista que pretendia tecer algumas considerações sobre o "outro" e sobre o outro e a globalização, tomando como ponto de partida a Carta de Pêro Vaz de Caminha, num vaivém entre o passado e o presente, entre o achamento do Brasil (…)e a Nova Ordem a que chamamos globalização.

A célebre carta, certidão do nascimento do Brasil actual, estaria esquecida por quatrocentos anos, recebendo a sua primeira edição impressa já em pleno século XIX. Infelizmente temos, a partir dela, apenas a perspectiva da visão europeia do outro, visto que os relatos escritos dos nativos brasileiros nunca chegaram até nós.

Ficámos a saber, por exemplo, que não eram só os europeus que procuravam um “novo-mundo”, também os ameríndios (Tupis-Guaranis) procuravam uma “Terra Sem Mal”. Falou-se de Bartolomeu de Las Casas e do Padre António Vieira, defensores dos Índios, em épocas diferentes. Falou-se de Ferreira de Castro e de José Rodrigues Miguéis, escritores que viveram e relataram a viagem e o quotidiano dos emigrantes nos novos mundos.
Imagem em cima: Adoração dos Magos, óleo s/ carvalho, c. 1501-1506, oficina de Vasco Fernandes, Museu de Grão Vasco, Viseu. De notar a substituição do tradicional Mago negro, Baltazar, por um índio «brasileiro».

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

A avaliar pela síntese a sessão deve ter sido interessantíssima.

Obrigada pela partilha.

I.