Antigo Asilo de Stº. António, ex-Escola do Ensino Primário (por onde andei), por fim Centro de Terceira Idade (que minha mãe frequentou) á espera que lhe dêem um empurrão, para cair ou para o fazer renascer*. Antiga casa (talvez de veraneio) citada pelo Dr. Jose Meco a propósito do friso de azulejos.
Nota: nas Grandes Opções do Plano da J. F. de Caxias para 2007 fala-se da recuperação do edifício. Será? Para quando?
24 comentários:
.
A ver vamos.
.
Amigo fernando Lopes;
Não conheço o edifício. Aqui tão perto e conheço mal Caxias. Tenho que corrigir essa lacuna.
Isabel Magalhães,
A propósito do seu oportuno comentário, seria excelente, um dia, no verão, darmos todos um passeio, cívico e cultural, em conjunto, por todo o nosso concelho de Oeiras, para nos inteirarmos, das realidades, dispares, que todos, cada um na sua dimensão, uns forçados a viver, outros a desfrutar, dentro do mesmo município de bem-estar para uns, de pobreza, de diferentes formas de exclusão, de falta de urbanidade, para outros ou demais. Quando todos nascemos e residimos no mesmo território, no mesmo país e sociedade desejadamente plural.
Aqui fica o convite.
Mariano Gonçalves
Caro Mariano Gonçalves;
A sua pertinente ideia é um caso a considerar, no entanto, parece-me que um dia para ver o concelho é manifestamente pouco. Eu gostaria de sugerir, - e perdoar-me-á mas é a minha formação em Turismo - que se fossem fazendo visitas às várias freguesias, guiadas por alguém com conhecimento das mesmas, alguém das respectivas juntas, por exemplo, ou alguém que as juntas achassem por bem convidar. Também me parece, - e isto dentro do âmbito da minha experiência profissional - que uma visita de mais de 4 horas será excessiva.
Já agora, porquê esperar pelo verão se a primavera é bem mais agradável para andar a pé? :)
Saudações s-d.
Isabel Magalhães
O Presidente da J. Fregusia de Caxias é perito em obras com utilidade, bem feitas e baratinhas. lolololol
O grau de execução das opções do plano da Junta de Freguesia de Caxias deste executivo, tem andado muito próximo dos 0%. Se julgo que não falo verdade é só lerem meus caros os documentos anteriores desde 2005. Mas vamos acreditar em mais uma.......
Caro anónimo
Fico satisfeito por perceber que conhece Caxias, ao que presumo.
Contudo deixe-me dizer-lhe que as pequenas obras podem ser bem importantes para quem delas precisa.
O edificio em causa e propriedade de uma organização social sediada em Lisboa. A sua aquisição, se houver vontade, passa naturalmente pela Cámara, que deve ter outras prioridades...até porque segundo dizem por aqui, a freguesia de Caxias fica sempre para trás por que terá poucos eleitores.
.
A ideia de um passeio - enquadrado por guia - é excelente como sugestão, p.ex., para a Associação Cultural de Oeiras Espaço e Memória.
Pergunto: Não haverá por lá por Caxias uma associação ou algo similar que possa programar uma coisa assim ? Com encontro na estação CP para facilitar a ida de todos.
.
Isabel Magalhães,
Obrigado pela chamada de atenção. Um dia, claro que é, uma força de expressão.
Evidentemente, que um conhecimento aprofundado das nossas realidades sociais, patrimoniais, ambientais, urbanas e habitacionais, entre outras, nos levarão longas semanas a apreciar, a percorrer e a inteirarmos dos assuntos.
Acho que é uma forma interessada, de se apurar da verdade, como somos de facto governados, uma maneira inteligente e objectiva de passarmos conhecimentos, uns aos outros, acerca de matérias que tem a ver, muito justamente, com a Nossa qualidade de vida e com o futuro dos nossos descendentes.
Com apreço,
Mariano Gonçalves
Caro Amigo Mariano Gonçalves;
'Um dia, claro que é, uma força de expressão.'
Claro! Não ligue, eu, por morma, faço 'milhentas' coisas ao mesmo tempo e depois acontecem lapsos... :)
Fica a questão, estarão as juntas de freguesia do concelho, - Oeiras e São Julião da Barra já o fazem em colaboração com a ESPAÇO E MEMÓRIA - interessadas e disponíveis para tal? Há freguesias do concelho que os habitantes conhecem pouco e mal, por vezes só de passagem.
Já que a sugestão foi sua quererá dar seguimento? Espero que sim! E já sabe que este espaço está sempre aberto à divulgação do Concelho de Oeiras.
Saudações s-d
Desculpem-me meter a «ferroada» mas para mim «um dia» é sempre sinónimo de «sine die».
.
E cá para o je é como diz o povo: "Dia de São Nunca à tarde..." Eheh...
Mas que é uma boa ideia um passeio por Caxias, lá isso é.
Já agora, também um em Paço de Arcos.
.
Obrigado, Amigo Zé, por lembrar Paço de Arcos. Se quiserem, posso "fazer a ponte" com o actual presidente e, se ele ou alguém do Executivo estiver disposto, combinamos uma data.
Desculpem a falta de comentários, mas embora "vá passando por cá", o adiantado da hora só apota para a cama...
Caros Amigos, Companheiros, Leitores;
Acabo de receber um e-mail do meu amigo José Pedro Barroco, Presidente da JF em que informa podermos, desde já, inserir Linda-a-Velha no projecto e apresenta uma sugestão bem engraçada:
"Podíamos fazer o passeio e terminarmos com o " lanchinho " na Fundação com um dos Srs. Historiadores a tirar dúvidas"
Para já temos 3 freguesias aderentes à ideia da visita.
É um bom começo. :)
Saudações.
Viva, Rui;
Claro que contamos consigo para 'fazer a ponte' em Paço de Arcos. Mais do que isso gostariamos (falo em meu nome, claro, e espero não estar a tropelar nunhum protocolo) de contar com os seus conhecimentos na visita. :)
Abraço
I.
errata: leia-se 'atropelar'.
Desculpem.
Isabel,
Quais são as freguesias?
Serão estas:
-Linda-a-Velha,
-Caxias,
-Paço de Arcos,
-Barcarena,
Cumprimentos,
Mariano Gonçalves
M. Gonçalves;
De Caxias não há ainda 'feed back'...
As 3 freguesias (confirmadas) a que me refiro são: Barcarena, Linda-a-Velha e Paço de Arcos.
As outras não foram por mim avisadas. Enviei um e-mail para a JF de Algés mas veio devolvido por uma qq avaria do servidor.
Saudações s-d.
Isabel Magalhães
Amiga Isabel e caros visitantes
Óptimo por não perder tempo. Ao que julgo são precisas várias coisas para organizar visistas.
Definir a temática da visita e encontrar localmente alguém conhecedor e/ou recorrer ao apoio de conhecedores na área do património.
Depois ganhar apoios locais (institucionais) Junta de Freguesia e/ou Câmara.
Por fim divulgar...divulgar...
Em relação a Caxias disponibilizo-me para colaborar (não sendo especialista de nada. Aliás tenho a indicação do Presidente da Junta de que iria falar com o seu colega de S.Julião e Oeiras no sentido de fazer algo semelhante ao desenvolvido pela Espaço e Memória em Oeiras. Mas...
Mas desde já proponho-me falar amahã com alguem desta Associação que deverá estar na palestra DA VIAGEM a decorrer na Bib de Oeiras.
Voltarei a falar sobre este assunto.
Vamos pra frente....
Fernando Lopes;
Fiz um comentário ao seu post, o Mariano Gonçalves aproveitou para lançar uma ideia, ideia essa que eu 'dividi' por freguesias. A organização fica por conta das Juntas de Freguesia, - que resolvam aderir - e de quem elas entenderem convidar para o efeito.
A minha parte, além de dar conhecimento às outras JF, o que aliás tenho estado a fazer, termina aí. Eu tenho muitas telas para pintar e cães para passear! :)))
Abraço
I.
Bem me queria parecer!
Combinado, Isabel,
Amanhã (hoje)vou contactar a Junta de Freguesia de Paço de Arcos.
Como acho que não deve ser uma "visita política", solicitarei também a disponibilidade de um grande conhecedor, que é o Prof. Rogério Gonçalves, autor de vários livros sobre a Freguesia.
O melhor, seria uma visita de cima para baixo; ou seja, começando acima da linha férrea e terminando com o tal lanchinho no restaurante La Coccinella, no Jardim de Paço de Arcos.
De acordo?
Rui Freitas;
Vinha exactamente deixar aqui um pequeno comentário mas vejo que já teve esse cuidado.
Também eu entendo que não deve ser uma 'visita política' mas sim uma visita no âmbito do Património Monumental e Artístico.
Pelo menos a minha ideia foi sempre essa desde o início.
Quanto a Paço de Arcos, de acordo. :)
Esta ideia de conhecermos as Freguesias é excelente.
Em Carnaxide um Sr. Coimbra que é da uma associação que não sei bem o nome mas que tem lá um edificio muito antigo e bonito organizou o ano passado um passeio a pé pela manhã desde essa associação até Linda a Pastora para vermos a casa do Cesário Verde e depois comemos pão de ló, foram ditos versos de Cesário Verde e de outros poetas. Foi uma bela manhã. Também vieram a pé até ao Parque Anjos em Algés: falou-se de Policarpo Anjos e depois vimos a exposição no Palácio Anjos. Foi uma maneira de se conhecer terras da nossa Terra.
Clotilde
Enviar um comentário