sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Paço de Arcos recebe Passeio Marítimo

A Freguesia de Paço de Arcos ficou hoje (28-02-2008) mais rica, com o lançamento (já em obra) da primeira pedra da 2.ª fase do Passeio Marítimo de Oeiras, o que lhe permitirá ligar a Praia Nova à Piscina Oceânica, fruindo mais directamente da sua convivência com o Tejo e o mar.
A cerimónia contou com a preença do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, da governadora civil de Lisboa, Dalila Teixeira, dos presidentes da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, João Serra, dos vereadores Paulo Vistas, Madalena Castro, Emanuel Martins e Carlos Oliveira, e ainda de outros autarcas das freguesias vizinhas, Técnicos da Edilidade e entidades paço-arcuenses.
Na oportunidade - e pela voz de Isaltino Morais - ficámos a saber que se mantém o projecto de construção de uma piscina na zona das Fontaínhas (onde decorreru a cerimónia) e que o mesmo tudo fará para que, quando da 3.ª fase, surjam duas frentes de obra: uma entre Paço de Arcos e Algés e outra, simultânea, entra Algés e Paço de Arcos, o que deve ter agradado certamente a Alda Lima, presidente da Junta de Algés e igualmente presente.
Por definir, continua a forma como será feito o "atravessamento" do espaço ocupado pela Direcção de Faróis.



(clicar nas fotos, para as ampliar)

14 comentários:

Anónimo disse...

Há um pormenor: a falta de parqueamento no acesso à Praia Nova de P.Arcos. Eu lembro-me quando ela começou a funcionar e da banheira Sra. Juliana etc. Mas no verão e principalmente fins de samana aquela zona por baixo do acesso à Marginal é um horror e um perigo. Onde andará a imaginação, a tão apergoada resolução dos problemas deste Concelho que nestes anos ainda não se encontrou como resolver este grave problema? Irão dizer: uma cerimónia tão concorrida e de tão elevado significado e lá vem esta com "trocos".

Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Esses 'trocos', são uns trocos de grande importância porque o local é como diz um horror e um perigo.

A obra é uma mais valia para o concelho. O artigo do Rui Freitas uma mais valia para o blog.

[]

I.

Fernando Lopes disse...

Permito-me elogiar e interrogar.

Elogiar a iniciativa de aproximar o rio das pessoas através de um passeio marítimo. Parece-me que os gestores do Concelho não fazem mais que a sua obrigação ao corporizarem a decisão do melhoramento, mas mesmo assim a cortesia é devida.

Uma vez que o amigo Rui Freitas esteve no local poderá dizer-nos se aquele aterro que se vê à direita de quem sobe a rampa será o local do passeio marítimo (parece demarcado por uma fita? Assim sendo, é visível um aterro ainda maior que aparenta cobrir um conjunto rochoso aprazível (de formação geológica antiga, ao que julgo). Seria este último aterro inevitável? É temporário?
E em relação ao núcleo junto ao Forte de S. João das Maias (prainha e ponte de acesso a uma ilhota rochosa)?
Será que o Passeio Marítimo passa pela frente (junto ao mar) ou por detrás do Forte?

Por fim. Poderá dizer-nos onde pode ser consultado o projecto do Passeio Marítimo?

Grato

FL

Fernando Lopes disse...

PS (ao comentário anterior):

Sem querer justificar, gostaria de explicar o porquê a minha apreensão.
É que ao fazerem o Passeio junto do Inatel passaram simplesmente por cima (cimentaram)de uma obra de engenharia do séc XVIII (única até então) por que foi a primeira experiência mundial de abertura de um canal para fazer a ligação à Ribeira da Lage, recorrendo a explosivos submersos. O assunto estava documentado pelo que não poderiam dizer que não sabiam. Bastava um trabalho de engenharia que deixasse à vista a parte referida. Mas não.

Gostaria de esperar que neste caso (Paço de Arcos) haja um maior cuidado na preservação do que é natural e edificado (património de todos).

FL - adepto de uma crítica não destrutiva

Isabel Magalhães disse...

FL;

Bom comentário o seu, bem fundamentado.

Gostei! :)


I.

Fernando Lopes disse...

Esperemos que o nosso co-colaborador possa esclarecer-nos.

Rui Freitas disse...

Caro Fernando Lopes,
"Aquele aterro que se vê à direita de quem sobe a rampa", presumo que, numa primeira fase, será um parque de estacionamento (respondendo, assim, à amiga Clotilde... Mas não tenho a certeza.
Após a cerimónia, foram mostradas as maquetas das intervenções seguintes mas, confesso: era tanta a lama, que cheguei atrasado e já não consegui entrar no "contentor" onde as mesmas estavam exposta e foram explicadas, razão pela qual não posso - em boa verdade - acrescentar mais nada. Penso que ainda se irão manter no local por mais alguns dias, pelo que tentarei averiguar.
De qualquer modo, convém ão esquecer que, para esse local, estava prevista a construção de um Hotel de Charme (?), há muito propagandeado por Isaltino Morais, com a tal "piscina tropical" que voltou a ser prometida!
Será? Não sei! Mas espero que seja realidade.
Mas isto é a opinião de alguém que AMA Paço de Arcos!

Anónimo disse...

Essa do Hotel é velha de 1944. Diziam então que por causa das "instalações" militares que têm uma saída enterrada e que se vê do comboío não podia ser feita.
Mas hoje tudo está ultrapassado. Como a Marginal tem pouco movimento
é natural que que se atravanque aquela zona porque esta gente não percebe que também é bom que haja área sem nada, nada, nada... sítios para se olhar e respirar.
Clotilde

Fernando Lopes disse...

Caro Rui Freitas

POde-me esclarecer onde fica o espaço da DG de Faróis?

Rui Freitas disse...

Naturalmente que sim, Caro Fernando Lopes,
Fica exactamente no término desta 2.ª fase, ou seja, no fim da Praia Nova de Paço de Arcos, antes do Centro Náutico do Clube Desportivo da nossa terra.
Há muitos anos que ouço dizer que a dita Direcção de Faróis, ou não responde à CMO ou dificulta o "atravessamento" pelas suas instalações... O que é, no mínimo, caricato!

PdA disse...

Bom dia!

Após alguma pesquisa, consegui encontrar este site com informação sobre o passeio marítimo. Há muito que queria saber o pouco mais sobre o projecto.

A ideia de poder fazer longos passeios ao fim do dia agrada-me muito e penso ser uma óptima ideia. Por outro lado, a construção do passeio torna a paisagem menos natural. Gosto particularmente de ver o mar agitado no Inverno a bater contra os rochedos que ainda se vão vendo. Nesse sentido, gostaria de perguntar se alguém sabe qual o plano para a zona do forte da Giribita, ainda rodeado por belas rochas negras e por um pequeno areal cheio de charme na maré vazia, entre o forte e o Chafariz Velho de Paço de Arcos. O passeio marítimo irá passar por aí na terceira fase? Irá rodear o forte, pelo lado mar, ou passar entre o forte e a estrada?

Bons passeios!

Sancho de Vilaverde Correia.

Rui Freitas disse...

Caro Sancho de Vilaverde,
Quem não aprecia longos e revigorantes passeios à beira Tejo/mar, num fim de tarde?
Pela minha parte, é esse mesmo mar de Inverno, agitado e imponente que me seduz.
Agora, deixo-lhe uma pergunta:
O que prefere... o mar que bate na rocha e galga-a até à Marginal, ou a possibilidade dos tais passeios? Decida-se. Por mim, prefiro a segunda hipótese!
Agora, a resposta à sua pergunta:
Ainda não se sabe como o Passeio "atravessará" a Direcção de Faróis e já questiona o plano para a zona do Forte da Giribita?
Se acaso alguém lhe pode responder, é o presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
O e-mail é este; pergunte-lhe: isaltino.morais@cm-oeiras.pt

ALTO DO LAGOAL E VALE DA TERRUGEM disse...

Um bocado requentada...mas ainda não me oriento com o gmail. Porém, não posso deixar de replicar ao Rui e aduzir algumas notas que eventualmente poderão ainda ser lidas pelo visitante Sancho.

Discordo da ideia de que não há alternativas...se calhar são é mais dispendiosas. Até já falámos sobre isto.

Caro visitante (na expectativa que ainda o apanhe)deixe-me dizer-lhe que comungo da sua preocupação. Moro na Freguesia de Caxias e, ainda que o Fortaleza de N. S. de Porto Salvo (Giribita)pertença, julgo a paço de Arcos, já tive ocasião de aqui postar imagens e manifestar a minha preocupação (
http://oeiraslocal.blogspot.com/2007/12/fortaleza-de-n-s-de-porto-salvo-hoje.html). Contudo, parece-me que qundo chegar a vez da Giribita não fará sentido contornar a fortificação porque já existe uma rampa que passa pela frente. Contudo nunca se sabe. Há que estar atento. Quanto a projectos...se os há, devem ainda estar na mente do actual Presidente da CMO.
Presumo que é uma pessoa preocupada e com interesse pelo Património. Contacte-nos para o E.mail do Blog caso queira trocar mais impressões connosco.

Fernando Lopes

Isabel Magalhães disse...

Fernando;

Claro que sim, o e-mail é para uso de quem precisar e entender mas porque não, também, aqui a caixinha de comentários para que todos possam participar? :)