quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cruz Quebrada-Dafundo


O prédio urbano que foi inaugurado a 5 de Outubro pelo presidente Carlos Jaime, - eleito nas listas PSD em 2005 mas cedo assumido como apoiante do movimento IOMAF - para ser a nova Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo estava totalmente degradado e foi avaliado em 900.000 € (um valor irreal) para a Câmara Municipal de Oeiras o adquirir. Quase 1 milhão de euros, com tanta gente a passar dificuldades na freguesia.

Este investimento descabido é feito quando é do conhecimento público que a actual Junta de Freguesia tem somente 7 anos de existência e funciona num piso térreo.

Como moeda de troca para a realização desta negociata, o feliz vendedor recebeu 2 terrenos no Alto de Sta. Catarina, num total de 3166 m2 de área, com a possibilidade de construir moradias, das que valem milhares.

Se somarmos a isto o custo de toda a remodelação e obra do edifício obteremos uma bela quantia… tudo com dinheiro público.




Certifique-se da veracidade do que está aqui escrito sobre a nova sede da JFCQD, consultando as actas da assembleia municipal de Oeiras que estão na internet, site do PS Oeiras (acta de 28/07/2008, pág. 84 a 94).

11 comentários:

TONE disse...

Haja orçamento para gastar...

Isabel Magalhães disse...

Há umas freguesias que são mais freguesias do que outras.

O presidente da JF de Linda-a-Velha contou na apresentação da recandidatura 2009 no Palácio dos Aciprestes que o edifício da JF tem um degrau logo na entrada que impede o acesso a pessoas com deficiência e que a seguir ao corta vento em vidro há mais 2 ou 3 degraus que não permitem sequer a entrada a pessoas em cadeira de rodas. Que tem que vir à rua sempre que o atendimento é solicitado por pessoas com deficiência. Que uma colaboradora do Banco de Voluntariado que se desloca em cadeira de rodas não pode entrar na junta.

O edifício da JF de LaV é a antiga casa do Fiscal do Mercado, uma casa de habitação com r/c e dois pisos que, se não estou em erro, data dos anos 30.

TONE disse...

I.,

sei bem de que edifício se trata. Convém sempre ter "um amigo na Câmara", para que certas barreiras sejam ultrapassadas...

Falando na Cruz Quebrada, sabia das inaugurações que decorreram esta semana na freguesia?
* foi (tal como a foto ilustra), inaugurado o edifício da nova Junta de Freguesia, na passada 2ª feira de manhã;
* foi inaugurada a Farmácia do Dafundo, na 3ª feira à tarde.
A ver vamos se não haverá nenhum candeeiro a ser inaugurado até Domingo!

Só temos (os fregueses) a ganhar com estes feitos, mas não queria deixar passar incólume o sentido de oportunidade em inaugurar nestas datas! É que convém fazer campanha até 6ª feira até às 23h59... Andou a equipa de remodelações a trabalhar até às 7h30 para o edifício poder ser inaugurado, ainda que incompleto e com cablagens à mostra.

"Eles pensam que somos parvos!"; "Porque é que estão a inaugurar isto agora?"; "Estiveram a dormir e lembraram-se de fazer algo agora para todos podermos contemplar a sua obra?" - frases de uma senhora dafundense que passava na rua, em frente ao novo edifício da Junta, no dia da inauguração e com quem pude falar.

Sei que o candidato do PS, o Paulo Amaral, se manifestou publicamente a favor da necessidade de mais uma farmácia na freguesia. Lembrou-se o executivo da Junta, a 15 dias das eleições, que a farmácia era realmente necessária?

Eles têm que esgotar os últimos cartuchos, não vá o tiro sair pela culatra e vá a "equipa IOMAF", candidata à freguesia, perdê-la.

Anónimo disse...

É esta a quadrilha do Ali BáBá que, ao que parece, continuará a governar Oeiras. Claro está, isto do voto e da democracia é para o povão pensar que se governa mas quem se governa são os mesmos de sempre.
Não são poucos os teóricos da filosofia política a falarem-nos das virtudes dos votos e das adições dos mesmos para escolher os nossos dignos governantes. Continuemos a acreditar nestas patranhas, continuemos pois os Ali BáBás deste país estão nas suas sete quintas: Razão tinha o Barbas: " Democracia não é para povo subdesenvolvido!"

Anónimo disse...

E tanta gente numa inauguração destas? Sabem como se faz?
Enviam-se convites "pessoalizados" do Presidente da CMO a muitos funcionários, principalmente chefias, cuja manutenção no lugar está dependente do assentimento a tudo o que vem do dito Presidente. A maior parte das vezes não é necessária nenhuma pressão para garantir as presenças necessárias mas, quando as circuntâncias o exigem, lá estarão os esbirros do costume, 2 ou 3 dias antes, de uma forma "subtil mas bem visível", a perguntar "pessoalmente" com semblante sinistro quem estará presente ou não... A asfixia democrática também é isto e a Câmara de Oeiras não é excepção.

Isabel Magalhães disse...

TONE;

Segundo o site oficial a nova JF da CQD nem em Dezembro estará pronta. Quando se lê 'preve-se que' já sabemos que a data será posterior.

A actual JF da sua terra tem apenas sete anos. Um novo edifício não seria, certamente, uma das prioridades para a população.

Prioritários seriam os idosos do Bairro Clemente que vivem em casas completamente degradadas e sem casa de banho. Mas, parece que a política de realojamento da CMO apenas contemplou a população das barracas erradicadas.

TONE disse...

I.,

prioridades, há muitas!
Não só nesta, como noutras freguesias vizinhas.

Exemplificando, um problema é, como diz, a segmentação que se faz na distribuição de habições sociais... convém que sejam distribuídas aos apoiantes directos d'A MÁFIA e não exactamente a quem é carenciado. Isto é focar um tópico do que toca à acção social.
Se espreitássemos para outros dossiers, como a saúde e emprego, o que veríamos?
;)

Clotilde Moreira disse...

E a história da Junta de Algés???????? Dava uma tese de mestrado.

Já contei uma vez uns laivos.

Clotilde

Anónimo disse...

É uma vergonha este tipo de situações, mudar uma Junta de Freguesia, ainda nova, com apenas 7 anos, delapidando o nosso património com a entrega de terrenos no Alto de Sta Catarina, mas será que os Oeirenses não vêm isto e vão reeleger estes individuos?

Oeirenses disse...

A falta de vergonha da IOMÁFIA/Isaltino/Carlos Jaime do Bombeiral não tem limites! O actual presidente da junta que é também comandante dos bombeiros foi eleito há 4 anos pelo PSD para logo de seguida se "mudar" para o IMOAFIA que lhe dava mais "bago"! O bago deu para contratar assessores ex-comunistas que agora (pois) são do IOMAF e dar emprego a umas pessoas ligadas aos bombeiros do Dafundo!
Não é caricato?
Gastaram-se milhares de contos há cerca de 7 anos inaugurando (sabem por quem? - pelo tio Tino) umas instalações novas (novinhas em folha) da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada para agora, em vésperas de eleições, virem inaugurar outras com negociatas pelo meio!
É fartar vilanagem!
Ainda por cima numa Freguesia em que pouco ou nada têm feito! A única coisa feita digna de realce foi o Centro de Saude no tempo da Dra. Zambujo/PSD.
A própria artéria principal é uma vergonha!
E ainda há gente que vota nestes comparsas do IOMAFIA/Isaltino/Comandante bombeiros Dafundo?
Pobre democracia, pobre país!

Anónimo disse...

È tudo uma vergonha. Não se olha a meios para atingir fins. Tudo tem um preço e para o falta de carácter Carlos Jaime, VENDILHÃO GRADUADO,por pouco se vendeu, pois como é visível, se há freguesia que não necessitava de novas instalações, ´e a da Cruz-Quebrada. Vejam as condições das actuais juntas de freguesia de Linda-a-Velha e a de
Algés. Porque será que sendo notória a necessidade de novas instalações para essas freguesias, não foram as mesmas contempladas com novas instalações ? Não é difícil concluir. É que ambas as juntas têm à frente da sua gestão duas pessoas com coluna vertebral, muito integras. Mas será que vale a pena em Oeiras existirem autarcas honestos e íntegros ? Meus caros presidentes e amigos, continuem a fazer o vosso trabalho a bem da comunidade, dos príncípios e valores e nós cá estaremos atentos