quinta-feira, 20 de novembro de 2008

«Homens de Boa Vontade»



O espírito natalício atacou mais cedo os "homens de boa-vontade".

A verdade, e esta deve ser dita com todas as letras, é que o espírito da boa-vontade já tinha "atacado" o sr. Vítor Constâncio e o Banco de Portugal, enquanto entidade reguladora, não vendo, não ouvindo, não falando, do que se passava no BPN. (Um caso de polícia puro, mas que por este andar ficará em "águas de bacalhau" como o povo costuma dizer. OK. o contribuinte irá pagar a nacionalização das fraudes, e o sr. governador do Banco de Portugal continuará no seu posto a servir Portugal, obviamente a troco de um ordenado chorudo, que trabalhar de borla não é a sua divisa.)


Todos o ouvimos dizer que se o BPN não colaborou com o BP, pois este nada poderia fazer. Só a colaboração poderia detectar fraudes.

Digo eu, que não percebo nada disto, que se era fraudulenta a gestão, era óbvio que o BPN não a iria divulgar ao BP. Pois, mas isto são raciocínios de pessoas que não percebem nada de alta finança. Ao fim e ao cabo, eu só tenho 1,70m.

Acontece porém, que este paradoxo simples e singelo, digno de um espírito brilhante foi hoje aplicado no seu máximo esplendor na cooperação com o governo do PS. Como o sr. Vítor Constâncio achou essa máxima, o máximo, debita hoje o seguinte sobre o desemprego, e cito :

"O actual regime do subsídio de desemprego é «generoso» e contribui para o crescimento do desemprego de longa duração. O Banco de Portugal justifica o crescimento com «uma elevada cobertura financeira» e uma duração potencialmente grande do subsídio pago pela Segurança Social. "
link para a notícia

Ah! mas que profunda e inteligente afirmação. Eis a prenda de Natal para o Governo, que pode assim, com base numa opinião muito abalizada, ainda reduzir mais o subsídio de desemprego, (é só darem a ideia) quiçá para uns míseros 10% do último vencimento auferido pelo trabalhador, poupando assim uns cobres valentes com o elo mais frágil. Sempre ajuda a pagar as indemnizações aos gestores do BPN e accionistas, por mor da nacionalização.

Mais ainda, pressupõe que o desemprego é culpa dos trabalhadores pelo facto de não trabalharem de graça. Isso sim é que era ajudar o país, o tecido empresarial e a economia. E, trabalhador que se preze de nome, mesmo os 10% que o governo lhe proporia, deveria recusar e doar para abater o deficit orçamental.

O sr. Vítor Constâncio é o Pai Natal no Portugal Xuxialista, um autêntico crânio.

Sr. Vítor Constâncio, pinte a cara de preto e tenha vergonha. Eu gostava de o ver alimentar a sua doce família com cerca de €426 por mês. Acho mesmo que o senhor deixava de debitar anormalidades pela boca fora.

O que o senhor afirmou é um insulto a todos os portugueses.

É um insulto o seu vencimento no Banco de Portugal para prestação tão medíocre.

É um insulto, num país com 20 % de pessoas a viverem abaixo do limiar da pobreza, que VEXA ache normal defender gestores fraudulentos e atacar aqueles que estão desempregados .

"O meu país é o que o mar não quer" já dizia o poeta Rui Belo.

6 comentários:

meninaidalina disse...

Uma mão lava a outra . O sr. Vitor Constânciao faz o favorzinho ao Governo de dizer que o subsídio de desemprego é generoso. O Governo , em propaganda, virá todo contente dizer que é de esquerda e que com eles os trabalhadores não vão perder direitos e eles não vão tocar no subsídio. Porque respeitam muito .....e sempre foram a favor ....

O Victor é mesmo o Pai Natal do Governo.

Tadinho, só se esqueceu que foi um governo xuxialista a alterar as regras do subsídio de desemprego ...penalizando ainda mais o trabalhador .....

Depois das eleições , e SE ganharem logo vão avaliar a situação, como se refere tendo em conta a opinião do BP.

Isabel Magalhães disse...

Senhora Dona Anunciação;

Sabe que mais? Eu não teria dito melhor mas talvez tivesse dito ainda mais uma coisinha insignificante e que se prende com o facto de a maior parte dos trabalhadores que recorrem aos centros de emprego só lhes aranjarem trabalho em áreas completamente alheias à sua experiência e formação profissional. Agora a 'moda' é a dos 'call centers'...
Para quem ficarão os empregos bem remunerados e bem qualificados?

Isabel Magalhães disse...

Querida 'Tiazoca';

Um grande, enorme, aplauso pela coragem e clarividência.

Quem estiver desempregado bem pode esperar pela 'pancada'... é só uma questão de tempo!

Anónimo disse...

Num país com política transparente este sr Víctor teria de imediato posto o lugar à disposição.

Tiazoca de Oeiras disse...

Anónimo : Nos dias de hoje , por o lugar à disposição com o ordenado chorudo que o senhor aufere e as mordomias subjacentes , não me parece uma atitude muito inteligente . Este senhor sabe muito bem, o que quer e como . E tem uma lata descomunal.

O mais grave também é que num país asseados o cidadão exigiria a sua demissão e não permitiria que uma suposta entidade independente fosse tal parcial .
Mas o Banco de Portugal é o Centro de Emprego de muitos políticos ... já repararam ?

ososilva disse...

Ora bem, o Banco de Portugal, a Europa, a OCDE.