terça-feira, 25 de novembro de 2008

Coisas de Linda-a-Velha (14)

"Fresquinhas e Boas"


O famigerado, "mundialmente conhecido", muito estimado buraco do Nº3 da Avenida D. Pedro V (aqui) acabou de ser tapado. A esta hora ainda decorrem obras no local; a camioneta de alcatrão, desta vez em quantidade suficiente para permitir uma obra mais consistente, chegou para mais uns pequenos restauros no tapete. Falta calcetar o congénere paralelo no passeio.
Ao Senhor Presidente da JFLV os meus agradecimentos pelo empenho.


31 comentários:

antonio manuel bento disse...

Podiam era ter aproveitado para pôr uns pilaretes, para impedir que selvagens, como o novo rico do Mercedes de luxo, continuem a estacionar em cima do passeio (certamente que na minha rua tal não aconteceria), impedindo o cidadão honesto de circular livremente no espaço que lhe é Reservado. Note-se também que o passeio apresenta um buraco; porquê a prioridade em tapar o buraco da estrada ao invés de se arranjar o buraco do passeio? Infelizmente a primazia vai para os automobilistas em detrimento do peão... Mais uma situação completamente lamentável para o Concelho de Oeiras.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

Anónimo disse...

Isabel,

VIVA! VIVA! começo a acreditar que os buracos e buraquinhos de Algés também vão ser tapados.
Clotilde

Clotilde Moreira disse...

Senhor Bento,

O automóvel está em cima do passeio enquanto estão a decorrer os trabalhos na via. Os pilaretes são uma barreira perigosa em caso de acidente e da necessidade de se aceder aos edifícios. Não se deve resolver o estacionamento selvagem com eles.

Clotilde

Anónimo disse...

Naaaa, não me parece que seja um Mercedes!

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Buracos de Algés - A Esperança é a última a morrer! :)

estacionamento no passeio - Lamento dizer-lhe mas estes carros estacionam aqui por sistema, são três lugares óptimos numa zona com habitações do fim da década de 60 / princípio da década de 70 que não têm estacionamento privativo e onde o estacionamento público é manifestamente insuficiente para o nº de fogos.

Pilarestes - Também não gosto de pilaretes pelos motivos que aponta e também porque são um obstáculo para pessoas portadoras de deficiência.


Sr. Bento - Não vejo a 'estrelinha'... parece-me um BMW. ;)

Anónimo disse...

Isabel,
Tirou-me a ilusão que o estacionamento seria temporário. Se calhar não haverá aí outra alternativa...
Clotilde

antonio manuel bento disse...

Senhora Clotilde Moreira,

Com todo o respeito acho lamentável a tentativa que faz em justificar o estacionamento selvagem da referida viatura em cima do passeio, o último espaço onde um carro deve estar estacionado, porque o passeio é o espaço dos peões.
O selvagem, que não tem outro nome quem atenta assim contra o espaço público, deveria encontrar outro sitio para pôr o seu carro, se tiver que andar depois 100, 200, 1000, ou 5000 metros, azar, são as contingências da vida.
Também não gosto dos pilaretes mas são a única e imediata solução, e, neste caso em particular, não me parece que possam ocorrer muitos acidentes, pois estamos numa zona residencial e não numa pista de corridas de formula 1, para além do mais os pilaretes impedem ou atenuam a progressão de um carro em despiste para cima do passeio, protegendo assim o transeunte. Compreendo que quem não ande a pé ou de transportes públicos tenha dificuldade em se colocar no lugar de um peão/transeunte, mas é altura de dizer BASTA às atropelaias que nos são feitas diariamente. Não é só dizer que há outras formas de resolver os problemas e depois ficar tudo na mesma; é preciso agir e é preciso mostrar a indignação.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

antonio manuel bento disse...

Senhora Isabel Magalhães,

Proponho que os passeios passem a ter à volta de 35 cm de altura, acho que seria uma boa solução pois ai os prevaricadores ficariam com as viaturas danificadas e talvez pensassem duas vezes antes de atentarem, julgo que o Oeiras Local deveria tomar este tema como uma bandeira.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

Anónimo disse...

Oh sr. Bento, e já agora que tal uns muros com um metro de altura a separar os passeios da estrada, hein?

Você não pensa e não tem mesmo a mínima noção daquilo que diz, pois não?

Faz uma pequena ideia dos acidentes (graves) com crianças, idosos e deficientes (e não só) que passeios dessa altura provocariam? É claro que não!

Compre uma régua...

Ah, e deixe as 'bandeiras' para nós. ;)

F.L.

antonio manuel bento disse...

Acho lamentável o comentário precedente e outros que procuram justificar, embora de forma indirecta, os carros em cima do passeio. Parece que o problema não é o facto de os carros estarem em cima do passeio, o problema é uma hipotética colocação de pilaretes, ou até outras soluções, como subir a altura dos passeios, para impedir que os carros invadam o espaço que não lhes está destinado.
E uma criança no passeio, atrás de um carro que faz uma marcha atrás, não será esta uma imagem preocupante? Ou um cidadão de cadeira de rodas que se veja impedido de utilizar o passeio por causa dos carros nele estacionados e tenha que ir para a estrada, correndo sérios riscos de ser atropelado, não será também isto preocupante? É que não basta ir para a marginal sem carros falar de mei ambiente e mobilidade, numa lavagem de consciências numa manhã do ano. O ano tem mais 364 dias e uma tarde para além desse evento: é preciso agir em conformidade!

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade

Isabel Magalhães disse...

Passeios de 35 cms de altura, Sr Bento?!
Ai, por favor! tire-me desse filme... não conte comigo nem com o Oeiras Local para esse peditório. :)

Vou confidenciar-lhe uma coisa: quando o sr Bento escreve estas coisas eu ainda tenho uma secreta esperança que seja apenas um exercício de humor, que o sr seja uma pessoa extremamente divertida que nos conta umas 'estórias', sim porque eu ainda acredito que quando diz riscar, com uma chave, as viaturas dos seus vizinhos estacionadas nos passeios da sua zona, ou quando diz molhar com o esguicho do limpa-vidros do seu carro os ciclistas na marginal só porque a PSP ou a PVT vedou ao trânsito motorizado uma das vias durante uma prova de ciclismo, ou até mesmo quando partilhou com meia-blogosfera que colaborou com uns 'rapazes' amigos na remoção de um sinal de estacionamento atribuído a pessoa deficiente pela CMO, o senhor está a fazer humor pela via do absurdo.

Ah! Não vale vir dizer que eu retirei estas 'peças' do contexto, olhe que o blog já vai quase em 90.000 visitantes, - sem contar com os primeiros doze meses em que não tinhamos contador - e se o disser fica mal visto. :)

Isabel Magalhães, uma cidadã com uma paciência do tamanho do Mundo!

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Apesar de pomposamente baptizada como avenida esta via é estreita, não ná para estacionar junto ao passeio. Do lado direito da foto há pilaretes de ferro permitindo apenas estacionar três viaturas até às floreiras visíveis na foto. Por vezes estacionam em espinha e quem circula a pé é obrigado a usar a faixa de rodagem.
Do lado oposto o passeio foi recortado e criado estacionamento para uma meia dúzia de carros.

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
antonio manuel bento disse...

O comentário supra foi por mim apagado pois continha um erro ortográfico,

António Manuel Bneto, um cidadão ao serviço da comunidade

antonio manuel bento disse...

Senhora Isabel Magalhães,

Pessoa que muito respeito e admiro, apesar de algumas divergências de opinião, pessoa que considero, pessoa que avalio positivamente no desempenho da direcção deste espaço referência, mas pessoa também que no tocante à minha pessoa apresenta ciclos antagónicos de opinião e apreciação. Já me baniu deste espaço vezes sem conta - vale a prevalência do bom senso pois o meu regresso é sempre uma questão de tempo - já fui publicamente - e atente aos números que referiu de leitores - humilhado e enxovalhado, por si e por muitos outros que bem sabemos quem são (não fosse a minha fortíssima estrutura mental e por certo sucumbiria a tanto insulto e devassa). Agora estamos na fase em que se torna simpática para comigo, ao mesmo tempo ironiza de modo vil com soluções válidas que apresento (já lá vamos) e lança frases soltas, fora de qualquer contexto imputando-as a mim. Gostaria que de futuro se abstivesse de juízos de valores a meu respeito e respeitasse mais as ideias que apresento a debate, ao invés de menosprezá-las.

Senhora Isabel Magalhães, quando falo em passeios com essa altura faço uma abordagem aproximada, já que não sou Engenheiro para saber qual será a medida adequada. Mas subindo a altura dos passeios é óbvio que os carros não os invadem; lembremo-nos também que aos peões só é permitido atravessar as vias pela PASSADEIRA, naturalmente que aqui o passeio é rebaixado, os peões também têm regras a cumprir e habituar-se a abandonar o mau hábito de atravessar onde não é permitido. Esta solução existe em muitas cidades da espanha - região que tanto gosta - e mesmo em Portugal já se utiliza essa solução. Faça uma pesquisa ou pergunte a um Engenheiro das estradas ou mesmo a um arquitecto por esta solução e surpreenda-se com a resposta; não estamos a falar do absurdo, estamos a falar de uma solução para o futuro.

Atentamente, sem mágoas e sem rancores,

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

Anónimo disse...

Por estas e por outras é que inventaram as viaturas Todo-o-Terreno. Não há passeio, tenha a altura que tiver, que não sirva para estacionar.

Até há quem aproveite os rebaixamentos das passadeiras de peões para subir com o carro para o passeio, onde este é suficientemente largo para isso, nem que seja para depois seguir com duas rodas sobre o passeio por ali fora. Acontece em frente ao Alto da Barra.

Este sr. Bento não pensa mesmo.
Diga lá qual a solução, segundo a sua fantástica e revolucionária proposta, com tais passeios, qual a solução para um carro que queira encostar ao passeio para largar ou meter passageiros e cuja porta fica sem poder ser aberta...
Ah, esqueceu-se desse aspecto, não foi? Não lhe ocorreu que a altura do lancil está condicionada pela altura média de abertura das portas das viaturas. E diz vc. que é condutor e tem carro...

Pois, não é só vir para aqui armar em 'serviçal comuna' (uma pessoa ao serviço da comunidade) e 'amandar' bitaites, convencido que descobriu a pólvora.

Puxe lá pela cabecinha (a de cima).
E quando descobrir a solução diga à gente.

BRUM, BRUM!!

E.R.

Isabel Magalhães disse...

Lá está o Sr Bento a inverdadar. Olhe que lhe cresce o nariz e fica igual ao Sr Sousa! :)

Nem vou perder tempo a desmontar o seu discurso, as provas estão no blog e até noutros blogs de Oeiras onde o sr vai 'fazer queixinhas' quando lhe devolvem à letra as 'enormidades' que debita. Ou não se dá conta que é o campeão do insulto, a tudo e a todos, conhecidos, desconhecidos, leitores, colaboradores e a mim que tenho sido brindada com 'mimos' do género, e por alto, - "frustada, descompensada, mal preparada intelectualmente, a outrém, a vil..." e ainda falta a parte trágico/cómica quando o sr alucina e diz que tenho ciúmes de si...! eheheheheh!

antonio manuel bento disse...

Caro Esy Rider

A porta de um carro quando se abre não deve invadir o passeio. O passeio é para os peões, não serve para ser ocupada por partes de um carro, como é o caso de uma porta que se abre, mesmo que seja para largar um ocupante.
Um transeunte não é obrigado a parar ou a desviar a sua trajectória para contornar a porta de um carro. O passeio é o espaço dos peões, será que é difícil compreender esta ideia? Será assim tão difícil aos ilustres comentadores entenderem que é necessária uma solução? E que mesmo que a solução não seja a ideal é sempre melhor do que a selvajaria que se pode verificar na foto em referência. Mas quem se recusa a andar a pé - excepto no evento marginal sem carros - e a utilizar os transportes públicos e não prescinde de andar de carro torna-se difícil de compreender este problema e o seu real alcance para os peões. Também de notar que se criticam as soluções que existem e outras que até são possíveis, mas a toada de fundo é a defesa (encapotada) do condutor em detrimento do peão.
Ninguém concorda com carros em cima do passeio, mas mudar hábitos adquiridos é que nunca, são as resistências à mudança no pais que temos, o dos hábitos e direitos adquiridos. Lamentável.
Lamentável também o ataque verbal que faz à minha pessoa e conduta recta, mas estou aqui para o debate de ideias e não cedo a vilezas.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

PS, Tenho um carro sim, um Mitsubishi Carisma que muito estimo e prezo, embora não ande nele pois estou a renovar a carta, mas quando ando é ao Domingo pois sou uma pessoa que usa os transportes públicos e se preocuapa com a poluição.

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Este tal de «cidadão» é sempre assim? Um pequeno postal a mencionar que algo foi reparado e ele cria este circo todo?

Anónimo disse...

pues...

siempre aparece alguien el cual a mí me hace pensar en mi fiel compañero.

¿ se recuerdan de él ?

si. Tonto...

¡¡ YO SILVER !!

Z

Anónimo disse...

Este senhor Bento não terá nada para fazer? Escreve em torrente mas ao fim não diz nada. Não fará um intervalo nas férias do Natal?
Gigi

Anónimo disse...

Parece-me muito interessante a proposta apresentada. Devemos aproveitar as opiniões dos outros.

Daniel Nascimento

Anónimo disse...

Férias do Natal só para estudantes e professores.

Dionilde - Professora reformada com Bom e pelo topo da tabela salarial.

Anónimo disse...

Oh anónima Dionilde - major Silvério? SL Bento? - está a querer enfiar o barrete a quem?!

Ainda há pouco a minha esposa - não reformada e com 20 anos de serviço - me dizia que férias MESMO só após dia 23 de Dezembro porque no entretanto vêm as avaliações, as notas, as reuniões e todo o trabalho burocrático do costume...

Vá dar banho ao cágado...

Isabel Magalhães disse...

O 'sr' * António Manuel Bento não é apenas extremamente insultuoso; é um GROSSEIRÃO.

Considere encerrados os 'festejos' de troca de comentários comigo.

* 'sr' é eufemismo.

Anónimo disse...

Sr. Bento :
Faltou outra vez à consulta e deixou de tomar a medicação.

Já dicutimos variadíssimas vezes o assunto nas consultas mas falha sempre .

Como não consigo contactá-lo e sei que este blog é o seu preferido, venho avisá-lo. Já percebi pelos sua linguagem que está outra vez em crise.
Tem consulta amanhã às 17.00. Espero por si . Não me obrigue a tirar-lhe outra vez a net deslocável.
Já agora nem pense vir de carro para a consulta e estacionar, como sempre faz, em cima do passeio . Olhe que está interditado de conduzir .

Não se esqueça, amanhã às 17.00h

Júlio de Matos

antonio manuel bento disse...

Senhora Isabel Magalhães,

Arrependo-me dos excessos cometidos supra, há coisas que não se dizem e reconheço o meu erro. Porque será que quando discutimos um tema não nos centramos nele e, ao invés, trespassamos para a barreira pessoal? Julgo que tal facto é negativo mas sei também que não fui eu que abri as hostilidades, tendo antes sido provocado.
Espero manter um diálogo cordial com a Senhora Isabel Magalhães, pessoa que muito admiro e respeito; espero com sinceridade que não me feche a porta da sua simpatia.

Atenciosamente,

António Manuel Bento

Anónimo disse...

Sr. Bento,

Só lhe ficou bem ter apagado o comentário em que insultava a sr.ª Dona Isabel Magalhães e ter escrito um pedido de desculpas.

Mas, isso não chega para se desculpar de não ter aparecido hoje às 17.00 à consulta .

Estou a avisá-lo.

antonio manuel bento disse...

Senhora Isabel Magalhães (disfarçada de Júlio de Matos),

Sou um cavalheiro, um homem à moda antiga, dos que já não se vêem muito por ai e daqueles que há muito se deixaram de “fabricar”. Naturalmente que tenho sangue quente e me enervo com facilidade, mas sei assumir os meus erros e tenho a humildade suficiente para os reconhecer, por isso eliminei para o caixote palavras precipitas e que em razão não as queria dizer. Espero que me desculpe e que possamos tornar a um diálogo são e isento de mal entendidos.

Atenciosamente,

António Manuel Bento.

Anónimo disse...

Sr. Bento,

Começo a ficar deveras preocupado consigo.

Não tente deitar poeira nos olhos dos outros, dizendo que eu sou a sra. D. Isabel Magalhães disfarçada .

O senhor sabe muito bem quem eu sou. Portanto, vamo-nos deixar de brincadeiras.