domingo, 30 de novembro de 2008

Nossa Senhora do Carmo - Porto de Recreio de Oeiras

.

Sobre o assunto em epígrafe, (aqui) recebemos um comentário do Sr. Padre Nuno, o novo pároco de São Julião da Barra, com informações sobre a imagem da Santa que se encontra no Porto de Recreio de Oeiras e que tinha ficado com perguntas por responder. Por se tratar de um post antigo, e para os possíveis interessados, damos destaque às informações que nos foram gentilmente cedidas pelo Sr. Padre a quem agradecemos.


Olá! Sou o pe. Nuno, o novo pároco de São Julião da Barra, onde se encontra o Porto de Recreios de Oeiras.

A imagem referida é de Nossa Senhora do Carmo e está coroada para lembrar que Nossa Senhora é Rainha de Portugal desde o reinado de D. João IV.

A 8 de Dezembro do ano de 1640, oito dias apenas após a acção dos conjurados, que pôs fim à ocupação filipina e restaurou a independência de Portugal, D. João Duque de Bragança, no santuário da Imaculada Conceição de Vila Viçosa - onde se situa o Paço dos Duques de Bragança - foi oficialmente coroado como legítimo rei de Portugal. Num acto de fé e simultaneamente agradecimento pelo êxito da acção do dia 1 de Dezembro, D. João IV, colocou a coroa na imagem de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a raínha de Portugal.
Desde então, não mais os reis de Portugal usaram coroa.

A imagem está muito bem colocada, virada para o mar, lembrando esta invocação tão antiga dos pescadores que aclamam a Virgem Maria como "Estrela do Mar"

[Foto: Fernando Lopes]

5 comentários:

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O.L.: passaram-lhe procuração?

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo [19:02]

Grata pelo reparo. Não, de facto não passámos procuração; trata-se de alguém mentalmente perturbado. Só pode..!