segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O quotidiano da nossa 'Portugalidade'

.
A área envolvente do Jardim das Tílias em Linda-a-Velha é um local bem tratado, diariamente, por uma empresa privada paga pela CMO. São profissionais competentes no serviço que efectuam e a zona em questão é um regalo de se ver conforme várias fotos publicadas no 'Oeiras Local'.

Av. Duque de Loulé - canteiro ao lado do depósito do gás
Na 4ª e 5ª feira da passada semana, dias 19 e 20 de Novembro, o canteiro de lantanas da imagem supra foi cortado como é hábito nesta época do ano. Foram quase dois dias de trabalho para que na próxima Primavera apresentem um aspecto viçoso e florido. Mas, por 'esquecimento' ou falta de 'instruções', todo o lixo verde foi 'diligentemente' depositado do outro lado da avenida, num terreno particular ainda não urbanizado, e ali ficou 'esquecido'. Vários foram os moradores que comunicaram a situação aos serviços da CMO até que hoje, pelas 14h30, uma camioneta da empresa contratada fez a sua recolha.

Av. Duque de Loulé - ramos das lantanas e folhas secas




A par com os ramos das lantanas vieram, também, várias sacas de folhas, de árvores de folha caduca que ornamentam o local. Essas não tiveram direito a transporte na camioneta; ficaram no terreno, serão espalhadas pelo vento e vai 'sobrar' para o pessoal da limpeza urbana.

8 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Isabel
Mais um e-mail para a CMO, Sra. vereadora dos espaços verdes para mandar outra camioneta.
Insistindo... até à limpeza total.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

A camioneta que hoje recolheu o lixo verde era da empresa contratada para fazer a manutenção desta área, de cujo contrato também consta a remoção dos resíduos segundo me foi informado pelo departamento dos Espaços Verdes da CMO.

'Limpeza Total' - Acredita que alguém vai apanhar o conteúdo de várias sacas de folhas despejadas no terreno do vizinho? ;)

Tiazoca de Oeiras disse...

Um desabafo: Limpeza total precisava este País e a mesma não está ao alcance de um click no "send ".

Anónimo disse...

Cantava o saudoso Zeca Afonso «eles comem tudo... e não deixam nada …»

O Oeiras Local apenas fala de Linda-a-Velha (ou da politica contra o PS, a favor do PSD), como se o Nosso concelho fosse só e apenas Linda-a-velha.

Em muitos lugares do concelho nem jardins existem, ainda, as pessoas vivem em casas de pedra e madeira, com ratos e sem casas de banho, há mais de um século.

Por favor...,

O isaltinismo nos últimos 20 anos, ofereceu casas e bairros sociais aos imigrantes (estrangeiros e portugueses) esquecendo dos naturais do concelho, para no lugar das barracas de Algés e Mira Flores fazerem condomínios e apartamentos de luxo. Não há habitação para os nossos jovens (descendentes dos nativos).

Agora deixem que os povos naturais ou nativos do nosso concelho, tenham os seus lugares e ruas sem buracos, com passeios, para depois se fazerem jardins, e todos, no mesmo concelho de Oeiras, podermos desfrutar de espaços iguais, de jardins, escolas, centros médicos, ruas, passeios casas dignas e tudo o mais (centros comerciais não precisamos...)

Povo Livre (um dia..., quem sabe)

Isabel Magalhães disse...

Caro Povo Livre;

A porta está aberta... mande notícias / informações da sua freguesia que nós publicamos.

Já agora, podia ser 'um bocadinho' imparcial e dizer que publicamos muitas coisas de outras freguesias? Em Algés temos a Sra D Clotilde Moreira, que também escreve sobre Paço de Arcos assim como o Rui Freitas, a 'Tiazoca de Oeiras' escreve aleatoriamente sobre todo o concelho, o José A. Baptista que escreve sobre Oeiras e não só, o Fernando Lopes que escreve sobre Caxias... (e espero não ter excluído ninguém)

Resta a parte da sua avaliação política; com um discurso racista, xenófobo e todo orientado no sentido do partido único imagino o seu extremo desconforto de viver num país onde, pelo menos, temos direito à liberdade de escolha.

Ah! Também me reservei o direito de ser directa, afinal o leitor apesar de imparcial foi directo. :)

Anónimo disse...

Cara Isabel,

Se uma constatação desta natureza humana e social é «xenofobia» e discurso «racista» então com franqueza, não sei o que para si é drama humano?

(...) Em muitos lugares do concelho nem jardins existem, ainda, as pessoas vivem em casas de pedra e madeira, com ratos e sem casas de banho, há mais de um século. (...)

Para muitos milhares de oeirenses, nascidos e residentes em outras freguesias, o drama social e habitacional é devereas preocupante, tanto maior, quando outros são beneficiados, e estes continuam ignorados.

Isso é exclusão, não é racismo.

Isabel Magalhães disse...

O Caro anónimo sabe perfeitamente qual a parte do seu discurso que é xenófoba e racista, - essa tónica tem sido sempre uma constante nas suas intervenções - e eu isento-me de lha explicar.

As minhas saudações

Isabel Magalhães

Anónimo disse...

D. Isabel Magalhães,

Não se brinca com coisas sérias, o que conhece das pessoas para fazer afirmações desta natureza, tais como:

(...) Resta a parte da sua avaliação política; com um discurso racista, xenófobo e todo orientado no sentido do partido único imagino o seu extremo desconforto de viver num país onde, pelo menos, temos direito à liberdade de escolha.(...)

Racismo poderá ser uma criança (branca e pobre) aluno da escola do meu filho, pedir um prato de soupa (reforço do almoço ...), e ser-lhe negado. Quando um outro, pode ser branco ou negro, pedir a mesmma coisa e ser-lhe dado, porque tem uma faca escondida no bolso e o funcionário da cantina tem medo dele.


João Paulo