sexta-feira, 21 de novembro de 2008

“Que ar respiramos na cidade?” e os oleões!



Como informado neste blogue, (aqui), ontem decorreu na Universidade Atlântica um fórum organizado pela OEINERGE sobre este tema. Uma das intervenções bastante sucinta mas muito interessante, apresentada pelo Engº Jorge Cordeiro – Biodiesel para Oeiras, chamou a atenção para o projecto OILPRODIESEL.

Este Projecto OILPRODIESEL visou o desenvolvimento de um sistema de recolha e reutilização de Óleos Alimentares Usados (OAU) para a produção e utilização de Biodiesel na frota municipal de veículos do Concelho de Oeiras, agora já em marcha.

Depois de analisarem as soluções existentes - onde os líquidos eram depositados, com os inconvenientes derrames e sujidade - os actuais receptáculos foram concebidos de um modo inovador direccionados para o sector doméstico:

*guarde os óleos alimentares usados reutilizando uma garrafa de plástico e quando estiver cheia deposite-a directamente dentro do OLEÃO,*

que integram um sistema de detecção do nível de enchimento por ultra-sons e um sistema de localização por GPS optimizando a sua recolha atempadamente por parte dos Serviços.

Estes oleões, (aqui), num total actualmente de 20 unidades, estão distribuídos pelo Município de Oeiras desde Maio, e foram acompanhados por uma campanha de informação aos munícipes.


Nas instalações da CMO existe já uma unidade de processamento de Biodiesel em funcionamento. Agora o que se reclama é que novos Oleões sejam colocados, pois aqui em Algés não existe nenhum na parte baixa da nossa Freguesia.

Quem quiser saber coisas pode ligar-se a http://www.oeinerge.pt/ ou ver o que diz o Consultório Oeinerge.

5 comentários:

Anónimo disse...

É bom saber estas coisas.

Naria de Graça Torres

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;


Gostei de saber que

"na CMO existe já uma unidade de processamento de Biodiesel em funcionamento."

Tiazoca de Oeiras disse...

Clotilde :
Bem lembrado.
A autarquia devia ter mais atenção e colocar oleões devidamente distribuidos.

Anónimo disse...

Um bom artigo, várias boas medidas das entidades mas também uma necessidade esquecida de incentivar um menor consumo de fritos tão prejudiciais à saúde.

Anónimo disse...

Cara Clotilde

Aqui temos um bom exemplo do que um Município pode fazer (mesmo que através de mais uma empresa)em nome do ambiente.

Também achei excelente a comunicação