quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Silêncio da Comunicação Social ??

.
sob o título em epígrafe recebemos o seguinte email, cujas comparações nos deviam fazer pensar...

Tabela comparativa do preço do barril de petróleo e do preço do litro de gasóleo

Ano 2000
Câmbio U.S. Dólar $ - Euro € 1,2
Preço do barril de petróleo 60 $ = 72,00
Preço de 1 litro de gasóleo 0,65 €/Lt.

2 de Outubro de 2008
Câmbio U.S. Dólar $ - Euro € 0,68
Preço do barril de petróleo 95 $ = 64,60
Preço de 1 litro de gasóleo 1,26 €/Lt.

Descida do preço do barril de petróleo de 72,00 para 64,60 € = -10,28 %
Subida do preço do litro de gasóleo de 0,65 para 1,26 € = +193,86 %

*
Depois querem explicar-nos que não é bem assim!!!
Como não conseguimos 'compreender' isto, é porque somos estúpidos. (Digo eu…)
E qual a razão do silêncio da Comunicação Social???
Terá alguma coisa a ver com os milhões pagos em publicidade???

*Estudo comparativo feito por um amigo economista de meia-tigela, não considerando inflação*

- - - - - fim da mensagem - - - - -

quer-se dizer, o dólar amaricano desceu frente aos nossos parcos eurinhos... o barril do pitrol baixou mais de 10%... o gasóil subiu quase 200% - DUZENTOS...

crise, qual crise?!
perguntamos nós...
.

6 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro não sei de onde retirou essa informação mas creio q esta errada. Nos ano de 2000 o preço do barril estava a 40$ e chegou a estar em 20$ em 1999.
Hj o petróleo esta como diz a 90$ mas ainda este ano esteve a 140$.
Ok, já temos os dados mais correctos agora vamos tentar perceber pq é q o preço esta tao diferente.

Nao sei se sabe mas as "gasolineiras" nao vao ali à loja da esquina comprar barris...Compram em grandes quantidades e guardam em stock! Ou seja, o petróleo que eles tem agora em stock nao foi só comprado ontem, foi comprado nos últimos tempos e até que escoarem este petróleo comprado mais caro ainda demora um bocadinho...daí o preço estar tao diferente do que estava em 2000...

Uma coisa q concordamos é que mesmo assim está caro e sempre esteve.

antonio manuel bento disse...

Caro José António,

Atenção a um pequeno pormenor: Nessa altura a liberalização dos combustíveis não era uma realidade e os preços dos mesmos eram artificialmente mantidos de forma extremamente baixa em relação ao seu custo real. Quem suportava essa diferença era o Estado, ou mais precisamente, o contribuinte honesto.
A liberalização actual é uma farsa e um escândalo, as gasolineiras unem-se num cartel e abusam da sua posição dominante sem que a pseudo Autoridade da Concorrência haja em conformidade.
Devemos fazer é comparações mais recentes, ou seja, comparar os preços do petróleo à um ano ou dois com os valores do dólar e dos preços praticados pelas gasolineiras. Ai talvez possamos de forma clara observar aquilo que as autoridades se negam a verificar.
Também não nos devemos esquecer que há poucos anos um consórcio Norte Americano, liderado por um empresário português quis construir uma refinaria em Sines, num investimento que teria um impacto ao nível da Auto Europa. Esta refinaria seria uma concorrente directa da refinaria da Galp, permitindo uma alternativa aos retalhistas e promovendo a concorrência. O fim do monopólio esteve em risco e o governo de então, recusou o projecto, alegando impactos ambientais e excesso de poluição (a desculpa da moda e que pega sempre) dando liberdade aos pseudo ambientalistas e retrógrados da Quercus de debitar alarvidades.
Portugal ficou a perder e agora indigna-se com os preços dos combustíveis, mas quando tinha que gritar deixou-se enganar. É como os carros em cima dos passeios, ninguém os quer lá mas todos se recusam a cumprir a lei e a andar mais um pouco a pé; excepto, claro, no pseudo evento ambiental “marginal sem carros”. Julgo que chegou altura de nos tornarmos mais sérios e responsáveis e percebermos que não basta gritar e espernear, é preciso agir em conformidade.
A melhor solução, porém, passa por deixar o carro estacionado, andar a pé e de transportes. Pessoalmente tenho o carro parado à meses e protegido com um oleado, contribuindo para a redução de CO2 e respectivas partículas na atmosfera. Convido aqui, os Oeirenses sérios e de atitudes responsáveis a fazerem o mesmo.

António Manuel Bento, um cidadão ao serviço da comunidade.

Anónimo disse...

Tire o CO2 desse filme...

Quem liberta CO2 são as plantas e o animais, como sub-produto da respiração.
O que os carros libertam, assim como as indústrias, entre outros agentes poluidores, é o MONÓXIDO DE CARBONO.

"O Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo." in Wikipedia

meninaidalina disse...

As galsolineiras são um puro exemplo de cidadania , sem mácula nem reparo .

Cá para mim o Anónimo das 14.73 ainda concorda na nomeação das mesmas para o prémio " Rigor " promovido pelo Sebastião & Pinho Lda.

Rui Silva disse...

Não esquecer que o nosso primeiro ministro aumentou gradualmente 20 centimos por litro, nos últimos anos. Na altura o petróleo subia sistematicamente e ninguem deu por isso. Agora que o petróleo desde, o ISP está quieto lá em cima

Anónimo disse...

Só faltou explicarem porque é que os portugueses pagam os combustíveis mais caros que os outros países.