quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PONTOS DE VISTA






LONGA A DISTÂNCIA


Na relação espácio-temporal, por vezes o perto fica longe. Nem sempre a ligação entre dois lugares próximos se consegue percorrer no tempo que a curta distância parece indicar, de acordo com os meios usuais e os parâmetros estabelecidos. A distância é, assim, uma medida contingente, aleatória. E imprevisível, quando equacionada no domínio dos transportes públicos.
O espaço que medeia entre o Estoril (concelho de Cascais) e Barcarena (concelho de Oeiras) não é longo. Numa “directa”, sem sobressaltos, o percurso deveria ser breve. No entanto, na manhã do dia 28 de Outubro do ano de 2008 (!), consumiu duas horas e dez minutos! Quase tanto tempo como uma deslocação ao Porto! Inconcebível!...
Tudo começou com o considerável atraso da carreira 117 da LT (Lisboa Transportes/Vimeca), prevista para partir da estação de Queluz às 7h40, com destino à estação de Caxias. Aconteceu, contudo, que a 117 que passou atrasada em Barcarena, tinha como destino a escola secundária e não a estação do caminho-de-ferro. Aqui, para completar o resto do percurso, haveria outra alternativa: utilizar a 108. Como esta demorasse e entretanto aparecesse a carreira 115 que faz a ligação entre Lisboa e Oeiras (estação), lá se optou por esta hipótese. E assim o percurso entre Barcarena e Oeiras consumiu 1hora e 25 minutos! Depois, o comboio e o autocarro da Scotturb (carreira 411, que liga o Estoril a Cascais, pelo interior) cumpriram os seus horários.
Por que se verificam tão frequentes atrasos nas carreiras da LT, em Oeiras, quando a Scotturb, em Cascais, satisfaz o horário? É estranho e o comum dos utentes não entende.
Quando se leva mais de duas horas a transpor tão curta distância, como se pode apelar à utilização dos transportes públicos?
Neste quadro, quem zela pelos interesses - e saúde, tal é o desgaste físico e psíquico que acarreta – dos que não dispõem de alternativa aos transportes públicos?
Jorge Miranda
jorge.o.miranda@gmail.com
[Com os nossos agradecimentos ao Autor e ao Jornal da Costa do Sol pela cedência do artigo e à revista Oeiras Actual pela utilização da foto]

7 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Amigo Jorge Miranda;

'A Vimeca' tem razões que a razão desconhece'. Talvez a nossa câmara possa explicar...

Anónimo disse...

Por favor divulguem:

http://www.peticao.com.pt/reintegracao-professores

Obrigado!

Fausto Caldas disse...

Viajar na Vimeca?
Não compreendo como é que nos dias que correm, é possível a uma qualquer empresa de transportes cobrar 1,90€ por uma viagem de 1 km....
Ontem entrei num autocarro da vimeca em algés e perguntei ao sr. motorista se o mesmo passava em Linda-a-Velho, ao pé da rotunda da carris. O sr. Motorista, muito simpático disse-me que sim e pediu-me 1,9 Euros para a viagem. Como é possível incentivarem a utilização de transportes públicos quando se cobra quase 2 euros por 1 KM de viagem.
Pergunto.

Fausto Caldas
fausto.caldas@gmail.com

Unknown disse...

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Caro Fausto Caldas,

Não é só a Vimeca, vulgo LT.

A TB - Tarifa de Bordo - mais baixa na Scotturb é também de 1,90 €.

A Carris, p.ex., cobra 1,40 € de TB.

Se pensarmos numa viagem de ida-volta é só fazer as contas.

No meu caso, como somos 2, em certas situações, p,ex, fins-de-semana, compensa a deslocação de táxi (ca. 4,50 €) - com a vantagem de não demorar 1h30 a fazer um percurso que de carro demora 10 minutos... ( Qta do Marquês - Alto da Barra )

Acho que o Estado devia intervir e regular esta matéria, precisamente para não permitir este abuso, esta 'mama'.

Acho ainda que isto é um estratagema subtil para subrepticiamente levar as pessoas a comprar passe, o que como sabemos também é uma 'mama' se a pessoa não o usar muito intensamente.
É só ver o preço dum passe, dividir pelas viagens que fazemos por mês, e ver em quanto fica cada uma. Muitas vezes mais caro que a TB ou as senhas!

cumps

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meninaidalina disse...

Ora os transportes públicos para o Governos e afins não são um serviço que se presta ao cidadão, nem um benefício que se presta à comunidade. Nem tão pouco deve ser fomentado o andar de TP.

Os transportes públicos, no entender do poder em Portugal, são para pobres, portanto esperem e comprem o passe porque aí comparticipam o preço (pouco é verdade ... mas dá para obter o voto).
Oeiras é um concelho de gente rica e feliz precisam lá agora de transportes públicos ... ainda mais da Vimeca .
Que ideia mais peregrina ...pensará o Tino de Oeiras ( LOL)

Anónimo disse...

A acrescentar ao elevado preço dos bilhetes os passes da Vimeca não são válidos nos outros transportes. Quem vive em Linda-a-Velha tem que comprar módulos ou passe até Algés e depois precisa de outro para a Carris, Metro, comboio. Quem apanha a carreira 11 da Vimeca, LaV / Marquês de Pombal precisa de outro título para viajar em Lisboa. São os monopólios, as capelinhas deste país.

Anónimo disse...

Ao último anónimo:
Existem, há muitos anos, passes combinados, VIMECA/METRO, VIMECA/CARRIS/METRO, etc.