terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Na minha estante


"O fundamental é que a luta pela igualdade Palestina/Israel seja conduzida em direcção a um objectivo humanista, ou seja, à co-existência, e não a mais supressões e recusas. Não é por acaso que aponto raízes comuns ao orientalismo e ao anti-semitismo moderno. Deste modo, para os intelectuais independentes deveria ser uma necessidade vital terem que providenciar modelos alternativos àqueles redutoramente simplistas e restritivos, baseados na hostilidade mútua, que perduram há tanto tempo no Médio Oriente e outros lugares.

O humanismo é a nossa única - eu atrever-me-ia inclusivamente a dizer 'a nossa última e decisiva'- resistência às práticas inumanas e às injustiças que desfiguram a história humana."
Edward W. Said - 2003

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Tiazoca;

Muito bem escolhido e muito a propósito.

Anónimo disse...

Uma guerra que se arrasta há demasiado tempo, fruto de muita intransigência e fundamentalismo que é uma forma de intransigência.

Jorge Pinheiro disse...

O autor tem razão. Mas este problema não se resolve com a razão. Aliás, este problema não se resolve. Estamos a pagar (e eles ainda mais) a parvoíce de, no post-guerra, se ter dado aquele deserto aos judeus, só porque era a Terra Prometida. Chegou a haver planos para os colocar em Angola. Mas eu acho que deviam ter ficado na Baviera ou na Vestefália, pagando a Alenha uma espécie de "indemnização de guerra".

Anónimo disse...

Obama vai ser posto à prova. Ou antes já está a ser.