domingo, 5 de abril de 2009

S.O.S. - "Ilhas Ecológicas"

Com pedido de publicação recebemos o seguinte e-mail que publicamos na íntegra por se tratar de um assunto do interesse de todos os munícipes.


2009/4/4 João Salgueiro
joao.salgueiro62@gmail.com

Boa tarde,

Foi com prazer que descobri o blog "OeirasLocal" e os temas de interesse que lá são abordados. Como sou novato nestas "coisas dos blogs", pedia-lhe ajuda, até porque é quase minha vizinha e não sei se não irá ter o mesmo problema que estamos a passar actualmente no nosso bairro. Tudo por causa do plano da CMO em relação à recolha dos RSU no concelho e que passa pela desactivação do sistema de recolha porta-a-porta (deixam de recolher os RSU dos nossos compartimentos privativos de recolha - casas do lixo) e generalização dos contentores (chamam-lhe agora nomes esquisitos como moloc's e Ilhas Ecológicas...". Se este plano tivesse em vista apenas as zonas carenciadas de receptáculos ainda se compreendia, mas não ; estende-se aos bairros como o meu (Alto de Algés, 1ª fase) e vai estender-se ao Alto de Algés- 2ª fase (Torrre até ao Holmes), Alto de Santa Catarina, Miraflores, Nova Carnaxide, etc. Já efectuámos reuniões com a J F de Algés (deu-nos todo o apoio, pois não entende a localização em bairros com edifícios equipados com aqueles espaços), fomos recebidos pelo adjunto da vereadora do Ambiente, Emanuel Rocha Gonçaves, e este assumiu que o programa se vai estender a todo o concelho.

Pode confirmar o que estão a fazer no meu bairro na pág http://sites.google.com/site/ilhastoxicas/ e ver no "blogue21+" da CMO em que dizem instalar 14 contentores e no entanto instalaram... 21 !!, apesar da baixa densidade populacional do bairro.

A CMO realizou em 2001 um estudo publicado por uma jornalista do Naturlink, ver http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=6028&iLingua=1 em que realça em toda a linha as vantagens do sistema actual. Ora o estudo só pode manter-se actual uma vez que a minha freguesia, o nosso concelho não tem tido alterações demográficas ou habitacionais que justifique esta inflexão. Negócio? Para quem souber responder.

A CMO afirmou que são razões económicas e ambientais (menos CO2...) e as pessoas ?

Se houver forma de publicar este texto, tem a minha autorização. Sei que o tema de "capa" é o Isaltino, mas gostaria de dar notoriedade a este tema, pois vai afectar-nos a todos.

Cumprimentos,

João Salgueiro


nota final : já só nos falta despertar o interesse da comunicação social, mas entretanto envio-lhe este mail para sua análise (já abordou colateralmente este tema em fotos semelhantes às minhas).

11 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro João Salgueiro;

Aquando da sua primeira visita ao Oeiras Local, no post da Clotilde Moreira

http://oeiraslocal.blogspot.com/2009/03/lixo-escondido-em-alges.html

tive o cuidado de percorrer todos os links para me inteirar do assunto e verifico agora que o problema que afecta o v/bairro está a alastrar a outros onde há também 'espaços dedicados' para o lixo.

Pode ser que alguém, das muitas pessoas que nos lêem, possa dar uma resposta cabal.

Entretanto continue com o O.L. e disponha deste espaço.

Anónimo disse...

Programa «Nós por cá» da SIC.

Anónimo disse...

Moro no bairro da Outorela/Portela e para além do grande "elefante branco" que é o viaduto da A5 ligação a Miraflores, também tinhamos recolha de reciclagem porta a porta mas já acabaram com isso, trocaram por uns lindos espalha lixos, perdão contentores de reciclados mas estes nem ilhas são ora num bairro novo porque não criaram logo as estruturas necessárias para este tema.

Clotilde Moreira disse...

estou fora de Algés, quando regressar vou tentar ir ver.
Clotilde

Clínico Geral disse...

Muito bom tema.

Se isto não é TERRORISMO AMBIENTAL o que é ?

Desde quando é que há vantagens em colocar o lixo na via pública (em contentores de formas variadas mas de mesmo efeito dos tradicionais verdes com rodinhas) em vez de resguardados nos prédios equipados com espaços para esse fim ?
Estão loucos ? Esta gente nos EUA apanhada com um saco de lixo na mão na via pública (ou quem projectou com um saco de dinheiro de erário público) ia logo para Alcatraz !

Não se entende, e compreende-se a revolta das pessoas. Aqui no meu bairro colocaram à pouco tempo uns contentores às cores. Fico à janela a fumar um cigarro calmamente e a observar (devia filmar e publicar no YouTube). A maioria põe o lixo no chão porque tenta colocar o lixo dentro daqueles pequenos orifícios e não consegue ! São mínimos !
O mais parecido com o tamanho daqueles orifícios são os do marco do Correio ! Parecem cenas dos apanhados !
Tentam, num buraco, não cabe, depois noutro, é ao atravessado..., também não cabe...falta o último que parece uma escotilha...e ok, fica no chão...e adeus até à próxima. E já aprenderam. Claro, da próxima vez fica logo no chão....

Quem pensa nestas coisas, precisava de umas lições básicas de comportamento humano e não me venham com questões de "comportamento cívico"! Os primeiros responsáveis pelo disparate Global (está na moda esta palavra) são os que projectaram estes objectos, pouco "amigáveis", imbecis de volta de um estirador, de cabelos oleosos e óculos de fundo de garrafa, com todo o respeito por quem tem falta de visão (os outros não), e os tontos que com a ajuda do Googlemaps os instalam à nossa porta !

Estes TERRORISTAS AMBIENTAIS DE ALDEIA querem obrigar-nos a reciclar à força e sem piedade ! Não chega sensibilizar a consciência cívica de cada um (a única que acaba por prevalecer!) Qualquer dia pedem-nos para triturar na 1-2-3 o papelão e derreter no forno o vidro e o plástico, e ainda vamos ter que levá-los à TRATOQUALQUERCOISA que por sua vez os recicla e transforma (e vende às câmaras, claro !) naquelas coisas coloridas que vêm poluir as nossas paisagens urbanas, já de si tão mal tratadas.

Destes assuntos os "GEOTAS" e os "QUERCUS" não tratam !

Uns querem é comentar aeroportos mal situados que vão perturbar garças de olho encarnado na altura da nidificação com o barulho dos motores dos aviões e os outros - que me aparecem em casa na televisão por volta das 7.30 da manhã na RTP quando estou a beber o meu café - extasiados com o facto de no Alentejo litoral nascerem morangos do tamanho de limões porque são de agricultura biológica e adubados por estrume de cavalo que passou por 3 estágios de envelhecimento...

Tirem-me deste filme !

ASS. : Clínico Geral

Pedro Carteiro disse...

Caro amigo,

gostava de referir que a Quercus está a acompanhar o assunto dentro dos seus recursos humanos e até financeiros. Eu moro em Castelo Branco e trabalho para Quercus (no grupo de resíduos) qualquer deslocação é uma violência financeira. Certamente que seria muito mais interessante em termos ambientais e sociais que houvesse maior envolvimento das pessoas, em especial aquelas que aparentemente estão atentas às coisas e têm uma opinião formada.

De facto a CM de Oeiras foi até ao momento uma referencia na recolha selectiva porta-a-porta, tendo sido pioneira em 1994 com um projecto-piloto em Queijas que depois foi alargado a todo o Concelho. Eu próprio pude confirmar o funcionamento do sistema como utilizador, morei muitos anos em Oeiras. O sistema funcionava satisfatoriamente mesmo nos prédios sem casa do lixo.

A Quercus tem ao longo dos anos dedicado trabalho a favor da recolha selectiva porta-a-porta por considerar que é um sistema eficaz para a recolha de embalagens, apresentado resultados muito surpreendentes quando comparados com os obtidos com recurso a Ecopontos. A Quercus já promoveu dois seminários sobre este assunto e para ambos a CM Oeiras foi convidada justamente por considerarmos uma referência nesta área. A informação sobre os seminários pode ser obtida através dos seguintes links:

- Seminário: Recolha Selectiva Porta-a-porta http://www.netresiduos.com/cir/PAP/Seminario_PAP.htm

- 2.º ENCONTRO NACIONAL E 1.º ENCONTRO IBÉRICO SOBRE RECOLHA SELECTIVA PORTA-A-PORTA

Ao nível de informação sobre a eficácia do sistema temos a certeza que é o melhor veja-se os seguintes dados:
- Manual de Recolha Selectiva Porta-a-porta da Catalunha: http://residuos.quercus.pt/scid/subquercus/defaultarticleViewOne.asp?categorySiteID=222&articleSiteID=1106
- CD enviado ao Ministro do Ambiente: http://www.netresiduos.com/cir/index_PAP.htm

Na sequência deste esforço da Quercus podemos afirmar que outros concelhos também sentiram confiança para desenvolver o referido sistema. Temos recebido pedidos de informação nesse sentido. Tem também nascido uma curiosidade académica sobre o assunto, temos pelo menos dois trabalhos de Mestrado sobre o assunto.

Preocupados com o assunto, a Quercus reuniu em Outubro do ano passado com os técnicos da CM Oeiras. O que nos foi transmitido foi o seguinte:
1) Acompanhamento da recolha selectiva porta-a-porta
a. Foi referido que a recolha selectiva doméstica pelo sistema porta-a-porta vai manter-se em cerca de 20% do concelho;
b. O sistema é para ser mantido nas zonas urbanas de moradias e nos prédios com casa do lixo;

Estamos presentemente a acompanhar o assunto a pedido do grupo de moradores que levantou a questão. Para qualquer esclarecimentos agradecemos que os consultem.

Este comentário no presente Blogue surge porque nos foi pedido que seria importante esclarecer a nossa posição sobre o assunto, dado que este Blogue tem impacte na comunidade de Oeiras.

Não temos recursos humanos para estarmos constantemente a responder a este tipo de comentários. A única garantia que podemos dar é que vamos mover os esforços possíveis para que este assunto seja resolvido a favor do ambiente e do cidadão/utilizador do sistema.

Cumprimentos,

Pedro Carteiro

--
Atentamente,

Pedro Carteiro
(934285343)
SKYPE: pedro_carteiro

QUERCUS – ANCN
Centro Associativo do Calhau
Bairro do Calhau
Parque Florestal de Monsanto
1500-045 Lisboa
Internet: http://residuos.quercus.pt
N.I.F. 501 736 492

Isabel Magalhães disse...

Caro Pedro Carteiro;

O 'Oeiras Local' agradece o favor e a disponibilidade da sua oportuna resposta / intervenção.

Saudações

Isabel Magalhães

Clinico Geral disse...

As minhas sinceras desculpas à Quercus pela minha tentativa, falhada, de fazer humor,
ainda que, salvo melhor opinião, pense que o vosso trabalho nas "pequenas causas" é pouco visível. Ele deve existir, não terá é audiência nos media. É isso ?
Já percebi que o orçamento, infelizmente, é escasso. Possivelmente um almoço do Homem-Invisível (o Ministro do Ambiente, nem sei o nome...) representará o vosso orçamento semanal.

Entretanto, obrigado à Quercus pelo trabalho a que se deu em publicar aquelas notas. Sem ironia.

Quer dizer, à 6 meses, aquelas coisas eco-coloridas que vejo lá em baixo da minha janela toda a gente a tentar colocar coisas que não cabem eram apontadas como péssimas nos outros concelhos face ao sistema de Oeiras e agora a Câmara de...Oeiras desata a encher a paisagem de coisas daquelas...está tudo doido? É da Primavera ?

Não podem, ao menos, pedir de volta o dinheiro que gastaram ao levar a comitiva da Câmara ao tal evento Ibérico?...Como fica a vossa posição perante nuestros hermanos ?

Parece-me que a Câmara vos pregou uma partida...

Vou de Fim de Semana.

Anónimo disse...

Caros vizinhos do Alto de Algés e munícipes de Oeiras,

A minha humilde colaboração.

Procurem no Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU) se deixou de ser obrigatório a construção pelos promotores imobiliários, de edifícios ou empreendimentos sem as tais casas-do-lixo. Procurem o Regulamento de Resíduos Sólidos do Município de Oeiras e se existiu também alguma alteração nesse sentido (aposto que não em ambos…) e, depois, uma vez que adquiriram o vosso imóvel em determinadas condições e em urbanização bem definida nestes dois parâmetros, e que vai ser, não tenham dúvidas, bastante desvalorizada com as lixeiras que vos estão a instalar à porta, contratem um excelente advogado e processem a câmara para serem indemnizados pelo prejuízo que vos causaram.

Curiosa esta informação da Quercus.

Estou admirado como é que o Jornal de Oeiras ou o Jornal das Regiões Oeiras, ainda não falaram neste caso.

Rafeiro Perfumado disse...

Vamos lá a ver se eu entendi. Existe um sistema que é um sucesso, e vão trocá-lo por outro de eficácia duvidosa. Ilhas ecológicas? Acho que isso deve ter sido ideia de um fã da série "Perdidos" ou, a avaliar pelo outro nome, MOLOC, da Guerra das Estrelas. Chato é que neste caso os telespectadores não vão poder mudar de canal, e terão de levar com toda a publicidade e interesses financeiros que estão associados.

João Salgueiro disse...

O meu obrigado ao Oeiras Local pela publicação da minha mensagem.

Ainda não tinha agradecido e não quero parecer ingrato. Às reacções que esta mensagem tem suscitado, não estranho o conteúdo, assim como não foi surpresa o que ficámos a saber pela informação da Quercus. Maior reacção à situação criada e projectada para outros bairros só não é maior, porque, propositadamente, se tem limitado a divulgação do que está à acontecer. Ainda acredito que o que foi planeado para o Alto de Algés se tratou de um lapso técnico que irá ser corrigido. Interpreto a selagem dos contentores que colocaram às nossas portas como um sinal de boa vontade da Câmara de Oeiras. Um parar para ouvir as pessoas.

Uma palavra de agradecimento às dezenas de residentes e participantes nesta acção de cidadania, subscritores do abaixo-assinado e administrações de condomínio a quem tenho deixado uma palavra de esperança sobre a resolução deste problema sem acções mais drásticas. E por último aos que me informam que estão a verificar uma estranha alteração nos circuitos, por redução, da recolha dos recicláveis, e que está a provocar um anormal acumular de resíduos nas nossas casas-do-lixo, desde já afirmo que não alinho em teorias de conspiração. Qualquer retaliação por esta via era estúpida demais para ser verdade. Esta é uma semana típica de férias e poderá afectar os circuitos.
Ainda assim, está reservado nos nossos edifícios...e não o deixamos "andar por aí" (onde é que eu já ouvi isto ?), o que só nos vem dar razão.

Se ainda assim, por incrível que parecesse, esta situação se mantivesse ou agravasse, façam o habitual, tirem fotos e enviem para o meu mail.

Cumprimentos e uma Santa Páscoa.