...
Acabo de ouvir a notícia...o café, a bica, o cimbalino...e por acrescento todas aquelas bebidas que levam o tal néctar, vão aumentar de preço.
Diz o Sr. Nabeiro, o homem da Delta Café, patrão de Campo Maior (para muitos bom), um homem interveniente, que os culpados são os especuladores americanos ( a esta hora chineses também, digo eu) que desviaram os seus investimentos do mercado imobiliário para o do café.
É o mercado (desregulado)nos seus melhores momentos.
Segundo dizem a "biquinha" pode ultrapassar os 0,75 €...enfim. Com horários de trabalho cada vez mais prolongados multipliquem este valor pelas bicas diárias de muita gente que precisa de se manter acordada.
Ainda vão descobrir que é um vício. Será?
12 comentários:
1º. - Há no Rato um café onde, há pouco tempo, a bica era a 40 cts. e durante muito tempo foi a 30.
2º. - Sabem donde vem o nome
"bica"? Se quizerem saber eu depois digo.
Clotilde
Clotilde;
Eu sei e há uns tempos contei ao Zé Baptista mas faça lá o favor de contar aos leitores já que a ideia foi sua.
:)
Dizem que o lucro com o café (bica) é de 300%. Partindo do preço do kg café 'Delta chávena' ou até mesmo do 'Platina' que é servido em muitos locais, não custa acreditar...
Boa Noite,
Em Campo Maior o café é muito mais barato; 45 Cêntimos, temos de nos deslocalizar para lá, até dava jeito ao combate, que não há, da desertificação!!!!
Boavida
Olá Boavida;
Na minha casa o expresso custa, - por enquanto - 37 cêntimos. O Pai Natal deu-me uma daquelas máquinas que só não trazem o George Clooney...
:)))
Obedecendo à Isabel:
Bica (resumo): Na Brasileira do Chiado tomava-se café servido à mesa numas cafeteiras pequenas cujo conteúdo era retirado da máquina/cafeteira grande que tinha uma torneirinha. Um dia um cliente lamentou que o café não estava saboroso. O dono mandou o empregado trazer uma cávena de café cheia directamente na bica/torneirinha. O cliente confessou que era o melhor que tinha tomado e todos começaram a pedir que o seu café fosse trazido em chávena cheia directamente na BICA. E PRONTO.
Já agora, sabem porque nós dizemos chá e os outros europeus dizem qq coisa como T?
Clotilde
Clotilde;
Obrigada por aceder ao meu pedido. Gostei dessa versão, a que me contaram e eu contei ao J Baptista é diferente...
Depois conto.
:)
Boa Clotilde. Tinha uma versão limitada que não incluía a Brasileira.
O caso do Porto parece mais óvbio
e, afinal, mais actualizado.
FL
Queria referir-me ao "cimbalino"
"Então é assim"... como se usa agora dizer:
O primeiro a comprar e instalar uma máquina de café expresso na cidade de Lisboa foi, ao que me contaram, o proprietário do "Café Nicola" mas, nos primeiros tempos, os clientes habituados ao café de saco não se mostraram muito receptivos à novidade por acharem o novo café muito forte e com um travo muito amargo até que o proprietário mandou colocar na máquina um letreiro:
"Beba Isto Com Açucar"
e das iniciais surgiu "BICA".
"Et voilá" a história que me contaram e eu tinha partilhado com o Zé Baptista.
em continuação da cavaqueira à volta do preço da bica tenho a informar:
A história sobre a origem da bica já a sei há muito tempo e já a tinha ouvido confirmar à mesa do Martinho da Arcada.
Mas agora mesmo fui pôr os meus "conhecimentos" informáticos à prova e se forem ao Google e escreverem a Brasileira do Chiado lá vem a história da bica.
Um abraço,
Clotilde
Viva a "Intrenet" que tem resposta para tudo... menos para o constante aumento do preço da... bica!
E ainda diz o sr. Vítor Constâncio que, fatalmente (é o nosso "fado"), os Bancos vão ter de aumentar as "margenzitas" de lucro, mesmo que o BCE não mexa nas taxas de referência. Tadinhos, andam a ganhar tão pouco e pagam tão mal aos seus administradores!
É tudo a bem da nossa saúde! Sim, porque tempos houve (quando andava pelos jornais), em que tomava umas 10 ou 12 bicas por dia...
Enviar um comentário