domingo, 9 de março de 2008

História recente

.
Este texto é um texto de opinião e é um pouco longo, razão pela qual opto por o colocar em post e não, como é habitual, na caixa de comentários do post parabéns, para o qual remete e que já está, e ainda bem, atulhada de comentários (34).
Ainda bem, porque isso significa que, pelo menos aqui no Oeiras Local, as pessoas sentem e sabem que respiram Democracia e Liberdade, e que podem expressar livremente as suas opiniões e ideias sem o medo de serem reprimidas ou encarceradas.


Passemos então à matéria da 'aula' :) de hoje:



Meninos!
Mais uma vez, contra a minha vontade, tenho que sair em defesa do PCP, para repor a VERDADE histórica dentro do possível e justo, fundamentado, quer nos meus conhecimentos sobre o mesmo e a sua existência, sobretudo extemporâneos, quer resultado dos três anos de militância nele, na UEC, durante a minha juventude. As injustiças e inverdades, sejam contra QUEM forem, incomodam-me substancialmente. Em especial, por não denotarem um espírito científico e racional.
Enquanto não forem ultrapassadas tais atitudes negativas, Portugal nunca poderá ser visto como um país verdadeiramente Culto e sabedor da sua História. E isso paga-se. Com a ignorância e indiferença dos outros países. Veja-se, a título de exemplo, o recente caso da 'Cimeira' de Lisboa. Prefiro chamar-lhe 'ajuntamento bairrista da Lísbias', mas isto sou eu a dizer, que gosto de dizer coisas.

'Mal acomparado' estas atitudes levianas lembram-me as proibições actuais em estados americanos, proibições com origem religiosa, de ensinar o evolucionismo darwinista por violar o criacionismo...!! Também eu sou um homem religioso e crente e acredito num Deus Criador da Vida. O que para mim não põe em causa de modo algum que desta, Vida, após criada, tenham evoluído as espécies, entre as quais se conta a Humana. É apenas uma questão de não ser fundamentalista e não embarcar em mitos, efabulações e fantasias irracionais - Paraíso, Céu, Purgatório, Inferno, Diabo, etc.
Deus É o Big-Bang !
Para bom entendedor...


Como eu digo, é escusado, pelo menos é dificílimo, tentar levar alguém a perceber a necessidade de racionalidade, bom senso e saber ignorar os preconceitos e tendências fundamentalistas que nos foram impressas pela cultura e educação, para que se consiga entender a dialéctica e a dinâmica históricas. Os 'movimentos' de pessoas e acontecimentos, os eventos, que ocorrem, ocorreram, numa relação causa-efeito e as motivações aos mesmos subjacentes. "Estudar o passado, para compreender o presente" (Fernand Braudel - Historiador francês). Eu acrescento "... E construir o futuro".
A História não pode ser julgada. Apenas estudada e compreendida. É ridículo julgar, p.ex., o Afonso I, o Infante D. Henrique, ou o Dr. Manuel de Arriaga!! Isso nada nos diz nem ensina sobre a História. A conversa de café nada tem de pedagógico.
É o que chamo "Hipocrisia da cultura portuguesa" - mentalidade, atitude, preconceito, etc. -, e é um exercício de mediocridade.


Eu não esqueço, porque percebo o espírito de entrega e de sacrifício que os terá imbuído, as dezenas de milhar de comunistas e/ou apoiantes, e mais gente de outras tendências, socialistas, anarquistas, etc., para quem a única ditadura que interessava era a de Salazar, e era com o fito de a demolir.
Para isso, muitos homens, mulheres, jovens, sofreram, foram humilhados (lembram-se das carecadas que a polícia dava?), perderam os empregos, ficaram com as famílias destroçadas, foram presos, espancados, estropiados, torturados e assassinados ao longo de 48 anos. Tudo em nome de libertar Portugal do jugo fascista. É OBRA !!!

Se hoje vivo em LIBERDADE e DEMOCRACIA - relativa, que quem me tem condicionado a dita são os partidos que, desde 25 Novembro 75, têm passado no poder, PS, CDS-PP e PPD-PSD, não o PCP -, a toda aquela gente generosa o DEVO.
Não é ao 25 de Novembro, como alguns querem fazer crer, mas ideia que não tem base de sustentação científica, que foi um movimento anti-comunista, contra-revolucionário e anti-democrata - já esqueceram os assaltos às sedes do PCP, até mesmo a casas particulares (habitação) de militantes comunistas, assaltos a sedes de outros partidos de esquerda, e os espancamentos de militantes comunistas, também entre outras pessoas de esquerda...?
Movimento dizia, orquestrado por Mário Soares que tinha (tem) um ódio ancestral pelo PCP, a ponto de se ter 'zangado' e formado o PS porque o PCP não o deixou tomar as rédeas do partido quando ele por lá passou durante a clandestinidade - esta muitos de Vocês, inclusive socialistas, não sabiam... :). Enfim, coisas de 'puto mimado', burguês lisboeta filho de pai rico, com possibilidades económicas para se poder exilar no estrangeiro e fugir à prisão. Sorte que muitos, de fraca condição económica, nunca tiveram e por isso gloriosamente se sujeitaram, sacrificaram pelo sonho e acabaram como sabemos.
Movimento este, aliás, apoiado pela direita mais extremista, conservadora e reaccionária que pretendia o regresso ao fascismo, com o beneplácito do próprio Mário Soares que, para 'combater' os 'inimigos' comunistas, até vendeu a alma ao diabo... Hábito este que nunca mais se perdeu como se viu quando foi primeiro-ministro, e dava as benesses todas aos grandes empresários e capitalistas, e esquecia as mais básicas necessidades do povo que jurava a pés juntos defender, para aqueles enriquecerem, como hoje bem se vê que aconteceu.
Esta atitude nunca mais desapareceu e assim, em Portugal, cada vez mais os ricos estão mais ricos e os pobres mais pobres e se agrava o fosso social e económico, com todas as consequências perversas que daí advém e que já se começam a notar.

Felizmente um homem houve que teve a noção do que a direita extremista, apoiada pela esquerda soarista e forças centristas preparavam e que o país corria o risco de se transformar num mar de sangue e regressar ao fascismo. Refiro, é claro, António Ramalho Eanes.
Ah, já agora, não se esqueçam do papel 'revolucionário' de apelo à luta armada para defender a Revolução, feito pelos grupos de extrema esquerda, como o MRPP, a UDP, o PCP-ML, a AOC, a FUP, as FP25, etc. (que eram centenas de grupos), contra os quais o PCP sempre esteve. Grupos onde andavam, na época, muitos actuais 'distintos' membros do PS e do PPD-PSD, que perceberam que mantendo-se naquelas forças nunca atingiriam os seus objectivos de subir ao poder e cobrarem dividendos - O povo que se lixe... -.

Ainda me recordo de quando, no Verão Quente (1975), alguns 'camaradas' mais exaltados pediam armas ao PCP para se defenderem, este lhes dizer para "terem calma", que "não havia armas para ninguém" e que se se chegasse a esse extremo" elas apareceriam" (cit. Alda Nogueira, membro do Comité Central do PCP), isto para os conseguir acalmar. NÃO me parece esta a atitude dum partido que, diz-se, queria fazer uma revolução armada, assaltar o poder, matar toda a gente, e impôr uma ditadura.
Se me disserem que era o que o Otelo Saraiva de Carvalho e os seus correligionários pretendiam, do que recordo estou de acordo.
Agora que o digam do PCP... eu estava lá e, que me recorde, NUNCA o quis nem me lembro de alguém que o quissesse.

Muito mais se poderia dizer. Afinal são 87 anos de existência, durante os quais muita coisa aconteceu, interna e externamente. Mas não sou eu quem vai escrever essa História que ainda não foi feita. O material anda disperso. Certamente um dia os historiadores a farão. Sem preconceitos parvos, como deve ser a atitude duma pessoa de ciência - Ciências Humanas e Políticas, neste caso.

O resto são histórias da carochinha !

p.s. 1: É verdade que na cúpula do PCP existiam muitos estalinistas, tanto mais quanto mais se recuar no tempo, que pretendiam uma Ditadura do Proletariado. Seriam uma maioria, talvez, mas não eram todos. Muitos comunistas, também das bases, estavam (estão) contra um sistema desse tipo e advogam uma Democracia Participativa e um Poder Local efectivos, coisa que não temos.

p.s. 2: Ouvi na rádio que o ministro Augusto Santos Silva afirmou que " liberdade é algo que o País deve a Mário Soares, a Salgado Zenha, a Manuel Alegre... Não deve a Álvaro Cunhal nem a Mário Nogueira""... sic

Eles 'andem aí ! e quem concorda com o que dizem é liminarmente ignorante da História e igual a eles e não pode ser visto como um Democrata.

Por aqui me fico, com a convicção de 'chover no molhado', e esperando não ter que voltar a este assunto tão cedo, que tenho muito para fazer.

imagem DAQUI
.

22 comentários:

Anónimo disse...

Vou confessar-vos algo: eu sempre tive a sensação de que quer a senhora D.Isabel quer o senhor José António são ambos comunistas. Não tenho nada contra. A unica coisa que de facto mexe comigo ao ponto de aberta e respeitosamente vos dizer isto... tem somente o facto de que quem lê no tempo este blogue, desde o dia em que renasceu (depois do desaparecido e muito estimado JJCM) e pontoalmente tira algumas notas acerca das duas pessoas por mim citadas, percebe facilmente que aparenta aqui algo que... não bate a bota com a perdigota. Começa logo pela REAL ASSOCIAÇÃO DE LISBOA tão bem distinguida, por parte de alguém que até escreveu ao falecido JJCM a dizer-se Monárquica (é que como era sabido da nossa praça, o Joaquim José de Carvalho e Melo era um dos descendentes do Marquês de Pombla, o que facilmente transpareceu a arrastamento de asa... )
Mas estava eu na monarquia... depois ao ler no tempo os vários posts e comentários da senhora D.Isabel fico com a sensação com a senhora até é Social Demo crata... mas tb que é monarquica... mas tb comunista!... Não há nada de mal! e muito menos em querer ser isso tudo... tenho é a sensação de que os casacos lá por casa usam-se de frente e verso e frente... pois acho Inconcebível a forma como o PC tem ganho terreno neste espaço que é sem sombra de dúvida uma referência em Oeiras!!! Até as cores já mudaram para o "azul CDU"!... isto aos poucos está a ficar mm engraçado :)
Sinceramente... deixem a porcaria das bandeiras em casa!
Ver aqui a bandeira do PC já depois dos parabéns que lhes prestaram... sinceramente É DEMAIS!!!! e depois não se queixem meus amigos Oeiras Locaenses...

"olhe que sim", "olhe que SIM"

Fernando, EX-responsável e colaborador deste blog (por apenas 1mês: de 4 a 29 de Março de 2006)

Para terminar D.Isabel, relembro-lhe as suas próprias palavras:


DEUS quer, o HOMEM sonha, a OBRA nasce!

e o OEIRAS LOCAL renasceu, com o mesmo título, em homenagem ao seu fundador - JJCM - que tanto empenho pôs no projecto inicial, projecto esse que se irá manter segundo o modelo de participação alargada aos que quiserem colaborar na divulgação dos interesses do Concelho de Oeiras.

A todos as minhas Saudações Digitais.

Isabel Magalhães
(Artista Plástica)

Posted by Isabel Magalhães at 10:00:00 AM 28 comments

Rui Freitas disse...

Isabel, Isabel,
Já viu no que dá ser democrata?
Agora, até lhe chamam comunista...
Bem feito!
Uma coisa é ser "SD", com simpatia pelo "PPM"... e outra bem distinta é ser "PC".
Mas ainda há quem não entende, neste bendito mundo!
Vá-se lá entender!

Anónimo disse...

Leio e assino por baixo com a quase totalidade das afirmações e com o conteúdo formal do texto. Estamos como estamos, não por causa do 25 de Abril, mas sim por causa do 25 de Novembro que “eles” fizeram. E o que é preciso, mesmo, é “avisar a malta”, pois “eles andam por aí”, sem dúvida. O 25 de Novembro foi um golpe planeado pelo Grupo dos Nove (Melo Antunes) e pelo PS para endireitar a revolução e tirar “a canalha” – como eles diziam – da rua. Boa semana.

Anónimo disse...

Zé António - Isabel

OK! Tentar com bom senso aceitar a verdade e apoiar o que cada um tem de bom, não só para nós mas principalmente para a sociedade, porque ganhando a sociedade todos nós ganhamos.
Clotilde

Oeiras disse...

Lá está... "quem concorda com o que dizem é ignorante da História e igual a eles e não pode ser visto como um democrata".

Palavras para quê, passa uma série de linhas a falar de democracia e depois termina o post com uma frase retirada da "cassette", como quem diz que só os comunistas merecem ser apelidados de democratas, quem não é da sua opinião já não o é... fantástico!

Fernando Lopes disse...

Para aqueles que acham que só os burros não mudam considero um bom exemplo de coerência. Gostemos ou não.
Passo a dissecar:
Primeira parte da frase: Mário Soares "dixit" (temos os últimos 30anos para ver...uns gostaram outros não)
Segunda parte da frase: coerência...linha de conduta, defesa de valores (princípios) que podem agradar ou desagradar a uns e a outros em função do seu posicionamento de classe (é verdade...já não existem), da sua formação ideológica, religiosa ou filosófica.

Falando mais a sério sobre a blogosfera, nas suas potencialidades e perversidades.
Não me enganei...e faço daqui já um repto áqueles que aquí vêm só para comentar os postes de "política".

FALEMOS DE OEIRAS e do país, tá claro. Mas numa perspectiva de crítica construtiva, de participação (não gosto da palavra denúncia)de tudo aquilo que, achamos nós, deve mudar, mas também do que está bem feito, há pouco ou há muito tempo, não interessa.
Quanto tivermos que elogiar...façamo-lo! Nem que seja ao DIABO.

LOUVAMINHA? NÃO!!!

Unknown disse...

.

Caro Rui Freitas,

Problemas da matemática.
( quase ) Todas as pessoas acreditam piamente que 1+1=2.
Explicar-lhes que em certas circunstâncias 1+1=1 é tempo perdido.

Já agora:
— Juntem 1 chama de um fósforo + 1 chama de um outro fósforo = ?
a UMA chama... :)
1+1=1


Outra pergunta para a 'geral':
— Porque é que quando olhamos uma concha, p.ex. dum caracol ou um búzio, afirmamos peremptoriamente que pertence a um ser vivo e não é fruto do acaso ?

É importante saber PENSAR.

Abraço

.

Anónimo disse...

A propósito de liberdade, das amplas liberdades do PCP, apenas recordo, para os mais "velhos", o "Verão quente de 1975".
Liberdade no PCP, admito até que ainda hoje não existe.
Alguns comunistas do PCP, ainda acreditam que a cortina de ferro, o muro da vergonha, ainda não caiu.
SLBento

Unknown disse...

.

Cara Clotilde,

Completamente de acordo.

Temos um anátema que são os (quase) 900 anos de cultura e mentalidades que nos condicionam.

Convivemos com um universo mental dualista e maniqueista em que só existem dois valores - o Bem e o Mal - que se aplicam a tudo.

Poucas pessoas conseguem dar o 'salto' intelectual qualitativo para perceber que esta visão é medíocre e um erro e que entre o 8 e o 80 há uma infinitude de valores possíveis - e úteis.

A questão importante é termos a coragem de perguntar a nós próprios: "Estarei errado, e se sim, porquê?" Isto faz-nos crescer em todos os níveis e dimensões.

Bjs

.

Unknown disse...

.

Caro Fernando,

Louvemos então o Diabo:
— "O Diabo não está sempre atrás da porta!"
— "O Diabo tem uma com que tapa e outra com que destapa!"

(ditos populares)


Se há quem venha aqui só para comentar os posts 'políticos'... há muito a dizer sobre isso... a história é longa...

Acredito que se o Oeiras Local fosse monolítico e não abrangente como é, com a variedade de matérias que aborda, nem um décimo dos visitantes tinha.
Talvez porque há uns quantos 'visitantes' que, sabemos, estão à coca e vêm cá só para 'bater'.
O que fariam eles sem o OL ?
A Cultura e o Património não lhes dão essa possibilidade... :)

Abraço

.

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rui Freitas, Companheiro;

Há aqui umas 'almas' que ainda não perceberam que o que está aberto à discussão são os artigos e não os autores dos mesmos. Já escrevi isso umas quantas vezes mas é 'chover no molhado'...

Andam aí uns quantos que precisam de comprar um saco de boxe para libertar o 'stress' ou então, e melhor ainda, aplicar a energia nalgum Banco de Voluntariado ou numa qq associação sem fins lucrativos nem que seja na protecção e defesa dos gafanhotos desvalidos.

Um grande abraço de cor-de-laranja pintado.

IM

Isabel Magalhães disse...

Fernando Inácio;

Começo por lhe agradecer o par de gargalhadas que dei ao ler o seu comentário e agora sou eu que lhe confesso uma coisa, não sei se lhe responda a sério, a brincar ou assim-assim. De notar que há pontos a que nem vou responder...

Sobre a mudança do 'template' para 'azul CDU', a denominação é sua pois eu que trabalho com cores há muitos anos e conheço muitos azuis, - cerúleo, turqueza, cobalto, ultramarino, phtalo, winsor, prússia - desconhecia o 'azul CDU'. Obrigada pela sua contribuição para o enriquecimento da minha cultura.

Seguindo a sua linha de raciocínio, dado que o blog 'Oeiras' mudou, recentemente, o 'template' para verde na sua cabeça isso deve significar que são uma extensão do 'IOMAF', quiça dos «VERDES'...

Já agora, como o 'template' do seu blog é 'verde ranhoca' isso faz de si o quê??!!

E agora muito a sério, não posso deixar passar a indelicadeza, arrisco mesmo a sua má educação, de na qualidade de 'ex-responsável pelo OL' vir aqui mencionar e-mails que eu troquei com o JJ que como sabemos 'já não mora cá' e, abro um parenteses para dizer que não há neles o que quer que seja que não abone a meu favor fecho parenteses.

Ainda uma pequena coisa, andou a 'tomar notas' no blog, (não me diga que é do SIS!) tirou citações de um post e não viu algo de suma importância logo no início:

As informações e opiniões só vinculam os respectivos autores.

Viu algum post do PCP assinado por mim? Não viu! Leu num comentário uns 'PARABÉNS AO PARTIDO' com uma série de 'smiles' porque para mim um blog é lúdico, e eu tenho por lema 'LIVE AND LET LIVE' e não venho, - sobretudo - EMBIRRAR com quem têm ideologia diferente da minha. Percebeu? Se calhar não! Receio até que se o F.I. viver de fazer análise venha a 'passar fome' tal a inabilidade demonstrada. :)))

Mas atenção, se as minhas ideias sobre uma melhor redistribuição da riqueza, as preocupações sociais com os mais desprotegidos, os idosos, as crianças, as famílias carenciadas, os animais mal tratados, errantes e abandonados e o ambiente fazem de mim uma 'comunista' então sou comunista porque essa forma de ser comunista é uma coisa boa.

Saudações digitais

Isabel Magalhães disse...

F.I.;

Se for 'tomar notas' ao blog do meu cão que tem um 'template' vernelho não assuma que sou do SLB porque o meu clube é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

:)))

Isabel Magalhães disse...

Amigo Zé Baptista;

Sobre o teu comentário [9/Mar/2008 19:47:00]

"A Cultura e o Património não lhes dão essa possibilidade... :)"

Há até um assíduo leitor que face a posts sobre Arte, e estou a lembrar-me de um artigo sobre a GRANDE Maria Helena Vieira da Silva deixou como comentário:

O que é que isto interessa ao concelho de Oeiras?

Nada a fazer!

O que vale é que eu trago sempre um 'colete à prova de tudo'...!

[]
I.

Anónimo disse...

Li aqui os diverso comentários ao Cromo-Texto do Sr. das Cadernetas.
É deveras um texto muiiiiiito corrido (isso parece andar por aí cheio de azia, não?!), digno de alguma atenção...
"sou, mas já não sou, fui, mas era, e agora já não sou tb..." enfim, fica-me a sensação, esta de alguem que parece não se sentir muito bem na sua pele! Os COMUNAS nunca perdoaram ao Otelo a nega à sua participação na extrutura (demagógica?!?!) do PCP, bem como a grande ecatombe do PCP nas Eleições Livres que então se seguiram! :)

Só assim se entende tanta amargura de um Partido tão partido...
Na ex-URSS o Otelo assim como muitos outros, seria simplesmente eliminado... Por cá ("felizmente"...), apesar da organisação do PC (invejada até por outras orientações ediológicas!), apenas conseguiram manter a postura tão conhecida da Carraça, que chupa chupa chupa, e nunca (com apenas alguns pontuais casos isolados aqui e ali pelo País fora) assumem a sua condição de INDEVIDUOS!! (Sempre à mercê de uma "Inteligência idolatrável" - CÚPULA!).
Casos raros mas dignos de Leitura, o do Brito, o do João,etcs, alguns até explicados em Livros como o caso conhecido de uma PC que se metemarfoseia numa belíssima Borboleta SD!!!... Enfim! fico-me por aqui...Palavras "paquê"?!?!?

Vái mais um copito?!?! :P

AMB

oeiras local disse...

ATENÇÃO LEITORES!

O comentário supra não é do sr. AMB.

É de um 'anónimo' devidamente identificado.

oeiras local disse...

ATENÇÃO

Fernando, EX-responsável e colaborador deste blog (por apenas 1mês: de 4 a 29 de Março de 2006)

O leitor supra está nitidamente equivocado. Este blog "OEIRAS LOCAL" foi criado a 13 de Maio de 2006 como facilmente pode ser comprovado no primeiro post.

Isabel Magalhães disse...

Lamenta-se que o anónimo que também usa o nick 'Fernando Inácio' esteja a usar abusivamente o loggin do falecido JJCM e detenha a password de um e-mail que pertencia ao primitivo 'Oeiras Local - JJCM' para aqui vir deixar comentários em que até cometeu a falta de decoro de usar a foto do falecido (comentários que foram apagados evidentemente).

Anónimo disse...

lamentável esta senhora isabel que se diz democrata apagar comentários só pq põe em causa mts dos seus argumentos... quanto ao login do jjcm só o utilizei aqui para demonstrar a veracidade do que aqui afirmei e que fora pela senhora isabel magalhães apagado!

se alguém quiser ter os conteúdos dos emails do email do primeiro Oeiras Local: oeiraslocal@gmail.com
basta enviar um email para o mesmo que lhe farei chegar uma cópia de todos eles!!!

cumprimentos e já agora, esta foi a ultima vez que aqui teclo, enquanto esta senhora antidemocrata gerir este espaço.

Fernando

Anónimo disse...

« esta foi a ultima vez que aqui teclo, »

Sem dúvida uma boa notícia!

R.I.P.

Rui Freitas disse...

Isabel,
Contrariamente ao dito Fernando, esta NÃO É a última vez que aqui teclo. Conheci e visitei o "Oeiras Local" e, felizmente, tive a honra de ser convidado por si para nele colaborar (coisa quem nem faço assiduamente).
Tal como a Isabel, sou Militante Social-Democrata. E depois? Quer isso dizer que não posso ter opinião própria?
Tal como escreveu o Fernando Lopes, não vejo qualquer mal em elogiar/apreciar atitudes correctas, venham elas de onde vierem. Mal seria, se fosse o contrário. "Palas", já há por aí demasiadas...
Quanto ao "OL" ser "político" ou "politizado", está na forma como cada um o entender!
Administrar um "blog", é assim, Isabel: somos presos por ter cão e presos por o não ter...
Quanto a esse "sr." Fernando Inácio, além de o mandar "bugiar", eu optaria também por "sacar-lhe" o IP e começar a reencaminhar as suas ofensas para a ANACOM... e não só!
'Bora!?

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rui;

Companheiro!

Tê-lo a bordo, como pessoa e como amigo é um privilégio para mim. Colabora pouco? Colabora na medida da sua possibilidade... 'Quem dá o que tem...!', mas sempre que queira dar um pouco mais ao OL o OL agradece. :)))

Em resposta às vozes críticas 'Serei tudo o que disserem' só não sou obrigada a aceitar insultos. Esses vão direitinhos para a 'cesta secção'.

Em relação ao anónimo 'F.I.' 'Bora lá'! Já estava decidido, até.

Um abraço. Grande.