quarta-feira, 5 de março de 2008

Toponímia em Algés

Exmo. Senhor Presidente da
CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS


Algés, 5 de Março de 2008


Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

Assunto: Rua Camacho Costa - Actor (1946-2003) em Algés

Acabo de receber e ler no Oeiras Actual de Fev. 08 que foi dado o nome do actor acima ao arruamento com inicio na R. Conde Rio Maior e fim sem saída.

Aqui na Rua Conde Rio Maior o arruamento com início e sem saída é uma viela estreita e pequena para onde dão as traseiras de uns prédios e um armazém, praticamente sem movimento, senão os caixotes de lixo dos prédios.

Existe outro arruamento cuja saída são uns degraus e que já tem nome – José Andrade – Humorista – 1920-2002. Até tem um daqueles “marquinhos” com azulejo no meio de um passeio da Rua Conde Rio Maior, com estas informações.

Lembro também as minhas múltiplas diligências (entre elas o texto que anexo e que foi publicado no Jornal Público – Tribuna do Leitor, em 17/12/2004, no Jornal de Oeiras de 21/12/ 2004, no Jornal da Costa do Sol em 30/12/2004) para não denegrirem o nome de uma pessoa (que nunca conheci) ao darem o seu nome e a sua memória a um arruamento que é um beco sem saída sempre sujo de dejectos caninos. Vão agora dar o nome do Actor a uma área sem dignidade?

Senhor Presidente, por favor: não haverá ninguém de bom senso nessa Câmara para que as nossas memórias não sejam perpetuadas em serventias públicas sem dignidade?

Esperando que de uma vez por todas regresse o bom senso a quem tem este assunto a seu cargo, apresento os meus cumprimentos

Maria Clotilde Moreira
Algés

1 comentário:

Fernando Lopes disse...

Concordo com a Clotilde.

No tempo em que o povo dava o nome às ruas (restam-nos ainda topónimos muito curiosos e elucidativos)certamente este seria o Beco da Caca...e assim ficaria.
Agora nome de gente!