"Na vida existe um valor que fica muitas vezes invisível para os outros, mas que o homem escuta no fundo da sua alma: é a fidelidade ou a traição ao que sentimos como um destino ou uma vocação para cumprir.
O destino assim como tudo o que é humano, não se manifesta em abstracto, encarna-se numa qualquer circunstância, num pequeno lugar, numa cara amada ou num nascimento paupérrimo nos confins de um império.
Nem o amor, nem os encontros verdadeiros, nem sequer os profundos desencontros são obra de causalidades, estão-nos, sim, misteriosamente reservados. Quantas vezes na vida me surpreendi por nos cruzarmos, entre as multidões de pessoas que existem no mundo, com aquelas que, de alguma maneira, possuíam as tábuas do nosso destino, como se tivéssemos pertencido à mesma organização secreta, ou aos capítulos de um mesmo livro! Nunca soube se os reconhecemos porque já os procurávamos ou se os procuramos porque estavam perto dos confins do nosso destino."
Biografia de Ernesto Sabato
3 comentários:
Boa escolha, bom autor.
Leio Ernesto Sabato há muito.
Ó Tiazoca a sua estante é uma caixinha de surpresas para muita gente, que insiste em vos tentar provocar só pelo nome e ... apresentam muitas dificuldades em perceber as ironias ....
'Tiazoca';
Um especial agradecimento por esta partilha. Sabato é um Autor que há muito não lia.
Gostei que mo tivesse lembrado.
Enviar um comentário