terça-feira, 17 de junho de 2008

Isaltino vai a julgamento




Processo: Decisão de pronúncia tomada ontem depois de caso polémico

“Nunca pensei ser acusado”

Um crime de participação económica em negócio, três crimes de corrupção passiva por acto ilícito, um de branqueamento de capitais, um de abuso de poder e outro de fraude fiscal. São estes os crimes pelos quais o actual presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, foi ontem acusado. A decisão foi tomada pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, após a primeira pronúncia de 10 de Dezembro de 2007 ter sido anulada.


Ao todo são sete crimes que levam o autarca ao banco dos réus, depois de um processo pautado pela polémica, com um pedido de incidente de recusa de Isaltino Morais ao juiz Carlos Alexandre e das dúvidas levantadas por Fernando Trigo, outro dos arguidos no caso.

(...)

À Lusa, e em plena Assembleia Municipal, Isaltino Morais afirmou: 'O processo chegou aonde nunca pensei, pois nunca pensei ser acusado, nunca pensei ser pronunciado, mas é preferível um julgamento do que um arquivamento duvidoso.' Ao CM, o autarca tinha dito horas antes que sabia da decisão, mas que ainda não tinha sido oficialmente notificado.
'Tudo não passa de suposições, não há uma única prova contra mim', acrescentou Isaltino. ...

3 comentários:

Anónimo disse...

É preciso ter descaramento.
Hoje li numa noticia que o sobrinho taxista tentou apropriar-se de 247 mil euros do tio e por isso Isaltino se deslocou à Suiça nas datas visadas pela policia onde fez avultados depósitos em dinheiro. Estamos todos curiosos e atentos para ver os próximos capitulos desta saga.

Luis Moreira

Anónimo disse...

Será que vão esperar pelas eleições para julgá-lo? É provável. A justiça em Portugal dá-se só nestas ocasiões. Quando for altura das eleições em Oeiras, vai dar jeito ao PSD que este senhor seja julgado. Aí sim vão sair montes de notícias no Expresso (da meia noite) para deitar abaixo ainda mais o presidente da câmara. Espero que este julgamento seja já e bem rápido e que tudo fique esclarecido, para que possamos votar em quem fez alguma coisa por Oeiras.

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo "Pintão Balseminho";

Defina 'dar jeito ao PSD', sff.

A mim, como cidadã, dá-me jeito que a Justiça funcione, que alguém injustamente acusado tenha o direito de provar, em 'tempo útil', a sua inocência e também que alguém que é culpado seja devidamente julgado e condenado.
E ainda, que não se ande a brincar com o dinheiro público, porque todo este 'para arranca' tem custos elevados, além de retirar aos cidadãos toda a confiança no sistema.