sexta-feira, 27 de junho de 2008

Carreira de Tiro do jamor vs Zona Residencial de Linda-a-Velha

Já no passado mês de maio, a 7, a 10 e a 13, escrevemos e publicámos no Oeiras Local artigos e um documento vídeo que nos foram enviados por um morador da Rua Bernardo Santareno, aqui, aqui, e aqui, e agora, na sua edição nº 134 de 24 a 30 de Junho 08, vem também o Jornal da Região - Oeiras, num artigo com chamada de atenção na capa, assinado por Silvia Rodrigues, denunciar as queixas de outros moradores também afectados pelo crescente aumento do ruído proveniente da Carreira de Tiro do Jamor / Linda-a-Velha. É um artigo de 3/4 de página que dá a conhecer a contestação de quem vive diariamente em 'zona de guerra'.

[Clique nas imagens para aumentar]
Dado que o artigo é extenso e requer 'respostas' ao responsável pela 'estrutura', voltaremos a abordar o assunto. 'Entende-se' que quem está à frente da Carreira de Tiro minimize o incómodo causado aos moradores, não só ao fim de semana mas todos os dias, - eu moro no local, trabalho em casa e sei do que falo - e que se omita o aumento crescente dos torneios, ainda há duas ou três semanas houve um torneio da GNR, -'inter-corporações' - conforme me informou um Agente a quem perguntei. Nesse dia contei, assim de passagem, dois mini-autocarros, quatro carrinhas de 9 lugares, várias viaturas da BT, e duas ambulâncias. É muita gente a fazer muito tiro numa zona cada vez mais residencial.

12 comentários:

Anónimo disse...

«O OEIRAS LOCAL marca o ritmo!»

«OEIRAS LOCAL o blog mais á frente!»

lol

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo;

Agora teve graça! :)))

Anónimo disse...

Devemos informar as entidades e os jornais das coisas que no dia a dia estão mal e insistir, insistir até elas estarem minimizadas, resolvidas. O Oeiras Local tem feito eco de muita coisa... mas, insisto, não só informar o O.L., comentar mas tb junto das entidades. Só assim as gerações vindouras não nos acusarão de termos assobiado para o lado.
Isabel, continuação.,..
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Os moradores das zonas mais próximas, - os mais afectados pelo ruído - terão que se organizar e levar ao assunto a quem de direito.

Quanto a mim, obrigada pelo incentivo.

[]

I.

Anónimo disse...

Cara Clotilde,

Li a notícia com muita atenção, e cheguei à conclusão de que não deveria ter sido autorizado qualquer construção nas imediações da carreira de tiro, pois se esta existe à 50 anos as habitações existem à muito menos. Conclui igualmente que as pessoas não estão só contra o barulho estão igualmente contra a modalidade (dado que se lidam com armas), estavam mais calmas se fosse outra modalidade e o barulho não era problema, certamente quando existe o final da taça de Portugal os seus espaços de estacionamento estarão ocupados pelos adeptos das equipas além do congestionamento dos acesso, para além dos desacatos criados pelas claques e não vejo essas pessoas a criarem blogs e escreverem notícias em jornais a queixarem-se e lamentarem-se. Esta modalidade necessita de espaços com segurança, e eles são mesmo muito poucos, conta-se pelos dedos de uma mão, nem as próprias forças de segurança e militares possuem espaços condignos para este fim, e depois pergunta-se como foi possível um agente de autoridade ferir alguém numa parte do corpo que nem sequer era onde tinha feito mira.
Para terminar digo o que se costuma dizer a quem está incomodado, que se mude e não crie problemas a quem pretende praticar desporto, principalmente modalidades olímpicas. Sem condições não se pode exigir medalhas a quem se esforça e dispende muito do seu tempo familiar e monetário.

Isabel Magalhães disse...

Pôr no mesmo paralelo a final da Taça de Portugal, que ocorre uma vez por ano no Estádio Nacional e está a 2kms de distância da zona residencial em causa com a carreira de tiro do Jamor, que está a 89 metros das habitações e funciona sete dias por semana, parte do ano das 8h00 às 22h00 é sinal de uma cabeça muito confusa...

Cumprimentos ao Primo Alemão.

Anónimo disse...

Chamaram?

Anónimo disse...

A carreira funciona todo o ano mas no verão só fecha às 22h

Rui Silva disse...

Acho piada... quando compraram a casa já lá estava a carreira de tiro. Será que o vento soprava para outro quadrante?

Anónimo disse...

Caro Rui Silva...sem o ofender...é complicado comentar o seu comentário... sabe o q é ter barulho, de uma actividade q n trás nada de relevante á sociedade, TODOS OS DIAS DAS 8.00h DA MANHA ATÉ ÁS 20.00h? REPITO ...TODOS OS DIAS!!!!!!

Anónimo disse...

Com todo o respeito pelos moradores, devemos entender que o complexo desportivo do Jamor e mais propriamente a Carreira de Tiro do Jamor têm uma existência anterior à construção da zona residencial na sua periferia. Contudo, defendo que processem o descontentamento junto dos organismos competentes sempre numa perspectiva de soluções e não numa atitude típica Portuguesa de ultimatos e encerramentos.

Com os melhores cumprimentos,

João José

Anónimo disse...

Caro Anónimo,

Entendo as suas razões mas o seu comentário é fruto de uma ignorância tremenda sobre a importância do desporto na nossa formação pessoal e saúde, contribuindo em muitos outros aspectos para uma sociedade equilibrada. Tiro é uma modalidade desportiva das mais complexas alguma vez criado até aos dias de hoje.

Em relação à utilização da carreira de Tiro do Jamor, é uma carreira de Tiro meramente destinada a calibres pequenos, logo atenção nas comparações com uma carreira de Tiro militar e ainda tem uma utilização regular reduzida no numero de atiradores.

Com os melhores cumprimentos,

João J