terça-feira, 10 de junho de 2008

Ainda o Palácio dos Arcos

[Clique para ampliar a imagem]
Jornal de Oeiras, Nº 208, 10 de Junho / 2008
O Oeiras Local agradece ao Jornal de Oeiras e aos autores os artigos plublicados nesta data

4 comentários:

Anónimo disse...

O que pensam... pergunta o autor. Eu não concordo; gostava de ver este património aproveitado para fins culturais e de lazer artístico.

Pelo que aqui o O.L. já referiu fiquei com a ideia que o Hotel fica perto da Linha do Combóio. Será charme adormecer ao som do combóio? Esquecia-me: vão colocar vidros duplos.

Clotilde

Unknown disse...

.

A questão não será exactamente "o que pensam" mas sim O QUE VÃO FAZER !

Quanto ao que pensam, quer os simples oeirenses, quer os entendidos em matéria de História, Cultura e Património, sabemo-lo nós bastante bem aqui no Oeiras Local, onde muitas têm sido as vozes contra a ocupação 'selvagem', obscena e ilegítima do Palácio dos Arcos por um tal de hotel de charme...

A questão é mesmo o que tenciona fazer a população.
Se vai simplesmente encolher os ombros e assobiar para o lado ao mesmo tempo que vê o SEU património ser delapidado desta maneira - para depois chorar sobre o leite derramado -, ou se vai agir, tomar iniciativas, auto-mobilizar-se em acções de protesto, quer junto da CMO, quer dos promotores do projecto, quer mesmo em instâncias superiores (porque não a PGR? ).

Isto é que urge. Não ficar à espera que comecem a deitar paredes abaixo.

.

Rui Freitas disse...

Lá voltamos, de novo, ao palácio dos Arcos... E espanta-me que se volte a falar de uma concessão a... 99 anos! Então já não eram "só" 50 anos? Enfim!!!
Deixo outras duas achegas ao assunto:
Na qualidade de líder da Bancada PSD na Assembleia de Freguesia de Paço de Arcos, questionei o Executivo da Junta (a 29 de Abril p. p.) sobre este "Hotel de Charme", a sua localização na parte Norte do Jardim, danos para o sistema de irrigação do mesmo, volumetria (70 quartos farão um "hotel de charme?"), etc., etc., etc. O actual sr. "presidente" da Junta, assegurou-me que a Câmara o tinha informado que nem o palácio nem os jardins serão prejudicados, blá, blá, blá...
Felizmente, estava presente o sr. Vereador do Turismo, Carlos Oliveira (PS), a quem questionei (num pequeno intervalo) sobre os ditos 70 quartos e o impacto que eles representarão neste "ex-libris" da Freguesia.
Ele também me garantiu que não e que já o havia explicado em reunião de Câmara, ao que respondi que, até esse momento e até desmentido oficial público, "valiam" as notícias publicadas em jornais regionais e nacionais, aproveitando para pedir-lhe que me fornecesse a "tal" informação dada em reunião da CMO... Até hoje, apesar de ter tentado "meter uma chunha" a um assessor (e meu amigo) de outro Vereador!
Mas, sabem o que é ainda mais "desgraçadamente engraçado"? É que todas as demais bancadas nem tugiram nem mugiram, nem sequer o representante da CDU (antes, acérrimo defensor do Património e da Freguesia), a quem me fartei de "picar" a ver se reagia... mas nada!
Só que esta "estória" não acaba aqui: há dias, esse mesmo representante, telefonou-me, solicitando apoio da minha Bancada no pedido de agendamente de uma Assembleia Extraordinária para debater o problema. Curioso, não?
Como é óbvio, não farei disso "bandeira" político-partidária e até garanti o apoio pedido, mas que há coisas engraçadas, lá isso há!!!
Alguém se engasgou e, agora, precisa de tossir? Acho que é isso!

Isabel Magalhães disse...

Apenas com a bandeira de cidadã residente neste concelho há quase quatro décadas e a de artista plástica também estou disponível para fazer parte do grupo dos que pretendem um destino melhor para o Palácio dos Arcos, e mais adequado ao 'ex libris' que é.