terça-feira, 24 de junho de 2008

Coisas de Linda-a-Velha - (6)

As pequenas coisas

Em 1998, aquando do arranjo da zona envolvente do Jardim das Tílias, foram colocadas papeleiras de PVC dentro de uns suportes de ferro com armação em madeira como o da figura abaixo.
Logo de início os recipientes de PVC desapareceram, - eram tão jeitosos, tinham um aspecto tão bom para guardar coisas que rapidamente houve quem lhes desse melhor destino. O exemplar da foto acabou por ser atropelado por uma qualquer viatura que estaciona no local e as lantanas do canteiro encarregaram-se de o tapar mas, ciclicamente, quando o canteiro é podado fica a armação à vista e há sempre alguém que, alheado do facto de não ter o tal balde de PVC, lá deposita o lixo. Há até quem aproveite para depositar o lixo doméstico!
Nos últimos tempos tenho pedido ao senhor que faz a limpeza urbana que ponha um saco para que o lixo não fique no chão porque depois acontece a tal história que nos é habitual: quem limpa a rua não limpa canteiros, quem limpa canteiros apanha ervas daninhas, cava, rega, e deixa o lixo a um canto.

Canteiro ao lado do depósito do gás a poente do nº1 da Av D Pedro V

Em Maio de 2007 enviei um e-mail com foto para o geral da CMO a pedir a substituição do que resta da papeleira por uma outra, fixa com braçadeiras a um poste/candeeiro, mas resposta não tive. Esta é a única papeleira existente desde o cruzamento da Av D Pedro V com a Av Duque de Loulé até à Mata do Jamor e, para quem usa 'saquinho preto' para os cães, é de extrema utilidade. Em breve as lantanas do canteiro irão, novamente, cobrir a armação e as equipas de limpeza deixarão de lá colocar o saco preto. As equipas são móveis e nem todas sabem que perdida no canteiro há uma papeleira sem balde... Vamos a ver se desta alguém me lê!

Foto: © Isabel Magalhães

6 comentários:

Unknown disse...

.

"Vamos a ver se desta alguém me lê!"

Eu li !! :)

Infelizmente não vai servir para nada, a não ser para me solidarizar com a questão.

Casos similares a esse existem um pouco por toda a parte.

O aspecto que mais me incomoda, para além da inépcia da autarquia na resolução dos problemas, é o que concerne à atitude dos cidadãos, que persistem em roubar/destruir os equipamentos que tanta falta nos fazem. E se necessário for, depois ainda vêm protestar pela falta disto e daquilo...!

.

Isabel Magalhães disse...

Os baldes eram tão jeitosos, davam para múltiplas aplicações, nem sequer tinham furos no fundo - verdade seja dita que sempre que chovia o lixo ficava a boiar...

;)

Anónimo disse...

Francamente: A mim parece-me é que o caixote do lixo está mal inserido no contexto urbano do local, já que nãoi tem sentido este equipamento estar obstruido por viaturas que, naturalmente ao efectuarem a manobra provocam o dano em referência. Também não vejo nenhum depósito de gás.

Luis Moreira

antonio manuel bento disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Eu li.
Estou solidária!

Isabel Magalhães disse...

Pelo menos no 'geral' da CMO já me leram... :)


Bom dia,

Informamos que a mensagem foi reencaminhada para o Departamento de Ambiente e Equipamento.

Com os melhores cumprimentos.


Câmara Municipal de Oeiras

geral@cm-oeiras.pt