quinta-feira, 19 de junho de 2008

PONTOS DE VISTA







PODER


O poder tentacularmente cerca-nos, domina-nos. É omnipresente. Não lhe podemos fugir. Por mais que racionalizemos os processos, por mais que apelemos à liberdade. Por vontade própria ou por imposição exterior, clara ou capciosa, não escapamos às suas malhas.
Uma das “instituições” com desmesurado poder neste País é o futebol. E o seu poder é tão grande que, agora, com o decorrer do Euro 2008, se dúvidas houvessem, desvaneciam-se rapidamente. Tudo – ou quase tudo – se subordina à competição, se molda ao seu calendário.
Em Oeiras, o tradicional e solene jantar comemorativo da autonomia administrativa da vila – 7 de Junho de 1759 -, promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, por, nesse dia, se verificar o primeiro jogo da selecção nacional, foi antecipado para a véspera, dia 6. Só o futebol, até agora, desde que se encetou esta prática, teve poder para fazer quebrar a norma desta realização festiva de carácter cívico!
Também, pelo mesmo motivo, a habitual – e sempre esperada e concorrida - “sardinhada” que os restaurantes da Rua 7 de Junho, em Oeiras, oferecem, graciosamente, à população, foi anulada.
Por estes dois registos, vê-se a força que o futebol tem!
Mas também poder – e discricionário – têm algumas empresas que usam e abusam da falta de concorrência ou de fiscalização (se a houver). É o caso da camionagem Lisboa Transportes (LT) que, nos dias 12 e 13 de Junho, sem qualquer aviso prévio ou justificação aos utentes, decidiu adoptar o horário de fim-de-semana. Pelo menos, aconteceu na carreira 117 que liga Caxias a Queluz/Massamá. Sem alternativa, o prejuízo e incómodo que esta – aparentemente impune – prepotência causou aos seus utilizadores! E a Câmara de Oeiras nada tem a dizer sobre este abuso que afectou a população?
As garras do poder são muito fortes…


Os nossos agradecimentos ao autor e ao Jornal da Costa do Sol.
Foto: Oeiras Actual

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, Jorge;

Estranho 'mundo' este, não é?

Quando se pensa, - eu penso - que a tendência da espécie humana deveria ser a de melhorar, olha-se à volta e está tudo na mesma. Ou pior do que dantes...

[]

I.

Anónimo disse...

O futebol e a corrupção do futebol e dos srs ligados ao futebol e a alienação do futebol.

Anónimo disse...

Alterar o jantar do Municipio por causa do futebol é de bacocos.
Esta submissão, este "entusiasmo" chega a ser imoral. Porque não juntam as energia para encontrar caminhos que ajudem realmente a juventude a ter uma vida com melhores perspectivas? Talvez isso dê muito trabalho.
Clotilde

Anónimo disse...

Jorge Miranda,

Veja bem onde Portugal desceu.

É nisto que gente como Isaltino Morais aposta, e os nossos governantes também, sejam do PS, CDS, CDU-PCP e PSD, são todos iguais, não há diferenças.

E o POVO tem de subordinar a toda essa hierarquia de imcompententes e corruptos.

O esforço pela elevação nacional e pela auto-estima individual, tem de ser reforçado.

José Valente (Barcarena)

Anónimo disse...

Parlamento Europeu e Nacional, esvaziaram:

http://fotos.sapo.pt/s7cS3twe3wCCWWNapMCl

Isabel Magalhães disse...

Não sei o horário dos Parlamentos Europeu e Nacional mas estou convicta que o jogo começou às 19h45 (hora de Portugal), 20h45 (hora da Europa).